terça-feira, março 13, 2012

Mãe, pai, vou ser Personal Coach (I can be mean, and still get paid)

Experimentem expor um qualquer problema que possam ter.
Não precisa de ser nada alarmantemente grave, ou escabroso...mas vão ver como são bombardeados com sugestões de todos os lados. 
Mesmo que não as peçam.
Afinal, na vida dos outros toda a gente tem um dizer, somos todos psicólogos de trazer por casa.

O que me leva a concluir que toda a gente pensa que sabe dar conselhos, o que não é uma coisa muito surpreendente, uma vez que 95% da população, no mínimo, tem vocação para treinador de bancada.

Flashnews: Não. Não sabem
Saber criticar não é necessariamente o mesmo que ter um sentido critico apurado.

Podia parar o post aqui, e talvez até tivesse consistência suficiente para vos roubar alguns comentários, mas o que me chamou a atenção hoje, foi a moda do coaching.

Ora, muitas pessoas que gostam de lançar a sua posta de pescada sobre a vida de toda e qualquer pessoa, viram-se para o coaching (a versão rica dos workshops) .
Adoptam o título de love coaches, business coaches, fashion coaches e por aí fora (Há para todos os gostos, até coaches de sobrevivência num cenário pós apocaliptico de zombies – não, não inventei isto)

É uma coisa trendy, as (pseudo) celebridades Portuguesas provavelmente têm todas um ou dois coaches, a par do já rotineiro personal trainer, que lhes dizem como parecerem pessoas ligeiramente mais interessantes (falhando redondamente, na maioria dos casos)
E não há mesmo grande ciência nisto tudo.
Afinal, é só dizer a alguém disposto a pagar, o que deve fazer.
Hell, paguem-me 10 euros por semana, e eu digo que a moda das Uggs consegue transformar qualquer lady numa lontra, e que ver jovens com os fundilhos das calças nos joelhos tem tanto sex appeal como um orangotango de fralda.

Não acho que seja uma coisa particularmente má ou condenável – se ignorarmos a parte em que muitas pessoas aderem a isto mais por preguiça mental do que por outra coisa, e que isso vai totalmente contra a minha mentalidade DIY – , só não sei se ajudará tanto quanto isso em grande parte dos casos, para o suposto “desenvolvimento pessoal”.
Quer dizer, acho que aprender a sobreviver no meio da mata sem papel higiénico ou rede de telemóvel me vai ajudar a trabalhar num escritório por exemplo.
Talvez aprenda a reciclar relatórios da contabilidade.

E vocês?
Alguma coisa a comentar sobre o assunto?
Conhecem alguém que tenha recorrido a personal coaches?
Acham que dão resultados, ou varia de área para área?
Vá, toca a comentar, ler, subscrever e essas coisas todas. 
Ah e eu vou tentar responder aos comentários em atraso esta semana. tenho tido umas semanas de loucos.

6 comentários:

  1. eu não concordo com essa da moda das UGG, mas cada um tem a sua opinião e a minha vale o que vale ;)

    quanto a personal coaches, desconheço quem tenha recorrido a um, mas conheço algumas pessoas que davam tudo por uns minutinhos de fama à conta dessas personagens! lol

    (e já agora, junto ao cenário de calças a cair, umas orelhas com uns buracos enormes, que parece que agora toda a gente tem :O)

    ResponderExcluir
  2. Tens razão, há muito boa gente que gosta de meter o bedelho na vida dos outros e dar as suas opiniões filosóficas.
    Nos últimos dias, sempre que dizia "vou mudar de casa" e acrescentava "vou ficar na mesma terra", era raro não ouvir "e porque não vais para aqui ou para ali?".
    Que saiba, não conheço ninguém que tenha recorrido a esses serviços de personnal coaching mas era capaz de nomear umas quantas que não se importavam nada... :P
    Também detesto as uggs, as calças a mostrar os boxers (rabo) todos e a porcaria dos brincos nojentos que a Lia falou! :D

    ResponderExcluir
  3. Não tenho experiência alguma com personal coaches, mas certamente estou muito rodada no quesito "palpites dos outros na minha vida".

    Incrível que as pessoas sabem que não gosto de conselho, eu não peço e mesmo assim chove conselhos de todos os tipos. E o pior dos conselhos são os politicamente corretos. Nossa, me dá raiva!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Nah.Eu não quero ca ninguem que me oriente a minha vida...porque na verdade eu é q a tenho vivido nos ultimos 34 anos, eu é que sei o que ja passei e não passei...e acima de tudo ainda me restam alguns neuronios para tomar decisões acertadas ou erradas, sem que alguem tenha que me dizer que as meias amarelas ficam bem com a camisa roxa.E tb não sou dada a dar conselhos.mando bitaites, mas parto do principio que ninguém me liga.hope so.

    ResponderExcluir
  5. É mesmo incrível a quantidade de pessoas que se acham no direito de opinar sobre a nossa vida, às vezes nem vale a pena expor problema algum porque só pelo facto de nos conhecerem acham-se no direito de dizer o que lhes vem à cabeça sobre a nossa vida :)

    Quanto ao personal coaching não conheço ninguém que tenha recorrido a esses serviços ou pretenda recorrer um dia, mas se há quem recorre a esses serviços acho muito bem que haja alguém que tire partido disso. é preciso agarrar as oportunidades quando elas aparecem :)

    ResponderExcluir
  6. Lia
    Ai odeio essas argolas G_G

    D.
    Também tive um dilema aqui há uns anos e era sempre conselhos que eu não pedia a torto e a direito -.-

    Dama de Cinzas
    Só o facto de ser não requisitado já me irrita xD
    Acho que às vezes as pessoas aconselham pra mostrar que se interessam.

    Framboesa (uma diva de galochas)
    Eu só dou conselhos quando mos pedem, e mesmo assim já sei que vou receber olhares de lado pq não tenho muitas papas na língua xD

    Tânia
    A única coisa que eu acho ... vá não é errado mas é estranho, é as pessoas muitas vezes continuarem na mesma. sem iniciativa própria, porque se limitam a seguir o que os PC's lhes dizem.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...