sexta-feira, dezembro 03, 2010

O Facebook e as vicissitudes do "like"

Toda a gente que usa o Facebook sabe que com ele vieram uma data de novidades para as redes sociais.
No meio de diversas novidades inúteis, veio o “like”.
Clicar para ampliar*
O like é a coisa mais simples que há se formos a ver.
Pegamos nalguma coisa, Músicas, vídeos, estados pessoais, artistas, marcas, é só escolher (aqui no blog até há um widget para gostarem dos posts) e "gostamos" dessa coisa, carregando num botãozinho que aparece.
E de tão idioticamente simples e banal que é, até é de admirar que tenha demorado a aparecer numa rede social. Não conto com o youtube que já tem há algum tempo, mas que eu não considero completamente uma rede social.
O "Like" serve para tudo afinal toda a gente gosta de alguma coisa.
o que é engraçado que é há mesmo que goste de tudo. não é uma pessoa que goste de uma coisa, e outra que goste de outra, são pessoas que gostam de tudo indiscriminadamente.
Quer dizer, vamos ser um bocadinho consistentes, é impossível gostar de tudo... a não ser que andem sob o efeito de Ecstasy.
No entanto pode ser uma ferramenta muito complexa.
Tem uma espécie de etiqueta, regras implícitas que sabemos que devemos cumprir, como não gostar de posts depressivos por exemplo, ou escolher bem o que se gosta, um bocadinho mais do que na vida real.

Façam esta experiencia.
Mudem o vosso estado civil no facebook, não interessa para o que seja.
Há sempre uma alminha que vai gostar.

Outra coisa que se criou, foram os "like maníacos".
No nosso perfil pessoal aparecem as nossas informações pessoas, dentre as quais, msucas favoritas, filmes favoritos, e por aí alem, e depois há os gostos variados. etodas essas coisas no facebook são "likes".
E há quem todos os dias carregue no like umas 50 vezes, sem exagero.
E nem são de gostos "normais" como "andar de bicicleta" ou "sarcasmo".
Ooooh no, são coisas tipo "não ouvi atenderem o telefone e disse um palavrão" ou "Odeio as pessoas que avisam os professores de que havia trabalho de casa!"
E TODOS os dias aparecem milhões de likes assim.
GOD.

Depois o que acontece também muito, são os likes sazonais, que na altura se gostam porque toda a gente gosta (quando foi o Mundial fizeram uma página no FB a dizer que o guarda redes nacional é que é o melhor e não sei quê. E foi viral. Toda a gente gostou daquilo.)

Uma pergunta que deixo no ar... para quando um dislike/não gosto no facebook? é basicamente a mesma ideia...

E vocês? Usam muito o Like (se tiverem facebook)
Que regras acham que estão implícitas na utilização do like?
E se pudessem criar alguma coisa do género de um like ou dislike, o que fariam?
Gostam da BD?
Como eu “laikava” de ter 100 seguidores até ao final do ano, se quiserem subscrever, são muito bem vindos… se não, podem mesmo só ler… e comentar... ou quanto muito "laikar" xD

PS: Lembram-se do Lee?
Hoje fugiu outra vez.
E ninguém sabe do bicho em lado nenhum.
Já me viram isto?

[A Ouvir: Blow - Ke$ha]
[Humor: zen]

*Já tinha saudades de mexer nas minhas personagens xD, e hoje tive duas ideias para 2 tiras, pra posts diferentes, mas resolvi pegar nesta ideia 1º.

10 comentários:

  1. Eheheheheh! a tua banda desenhada é demais! caso para dizer "Gosto"!!

    ResponderExcluir
  2. Espetacular a BD.

    Redes sociais...só o nome...

    Espero que encontres o Lee...

    ResponderExcluir
  3. Mal tento traduzir a historieta do Lee e ele me foge? Oh! Mas ele irá voltar ^^

    ResponderExcluir
  4. Adorei a BD =) Por acaso não sou uma pessoa de "laikar" de muitas coisas =p

    ResponderExcluir
  5. Filipe Pinto
    Eh lah obrigado xD aind ebm que laikas xD
    M.
    Arigatouuu xD
    também espero encontrar o Lee Manuel
    Ana
    Você anda muito desinformada, até faz meu cão fugir do susto xD. espero que volte, mas já o viram por aí com cachorros (e cachorras xD) vadios... pelo menos não está morto.
    Mariana
    Obrigado xD.
    eu gosto moderadamente das coisas xD. tenho a pancada de ás vezes laikar dos meus posts mas é só quando acordo inspirado xD

    ResponderExcluir
  6. Adoro a tua vaca zarolha!
    Pois... eu sou vítima dos likes... tenho para aí uns 1000 e tal likes no face! Mas garanto-te eu gosto deles todos a sério, n é gostar pk os outros gostam xD (embora os descubra porque os outros gostaram deles). Um botãozinho de dislike dava mt jeito, que era para eu ir a todos os grupos de fãs do Justin Bieber e não gostar. Isso é uma coisa boa no youtube, tem as duas opções, mas depois vêm os imbecis queixar-se que os outros que n gostam deviam morrer... whatever u.u
    Pobre Lee, espero que ele volte :(

    ResponderExcluir
  7. Eu admito que like das coisas, mas nao de tudo, e nem de perto chego aos 50 likes por dia :O
    Mas acho que havia mesmo de existir tbm um botao dislike, tal cm no youtube

    Ah, e eu like tbm da tua tirinha de BD :D

    E boa sorte a encontrar o bicho Lee (apesar de nao saber do qe se trata)

    ResponderExcluir
  8. O like é uma forma de ser social sem exprimir opinião. É como uma pessoa que está num grupo e abana a cabeça como forma de aceitação, para fazer parte. Eu não aprecio muito.
    Mas eu também não ligo muito ao FB.

    ResponderExcluir
  9. Vaca Zarolha? LOOOOL
    Aqui há uns tempos, eu chamava-me Gormitti no FB!

    ResponderExcluir
  10. Azeitona
    Awn, ela tambem gosta muito de ti xD.
    caredo tanto like xD.
    olha eu era dos biebers e das miley cyrus e dos tokio hotel xD.
    cada dia que passa menos esperança tenho... pelo menos espero que esteja vivo
    Alexandra
    LOOOOOL
    eu tenho 42 likes. ao todo xD e sei que podia meter mais musica
    mas aborrece imenso.
    ainda bem que laikas xD.
    O Lee é o meu cãozinho que fugiu há uns 3 dias +- obrigado ;)
    BSL
    isto foi uma montagem, peguei no meu facebook e alterei as falas as fotos e os nomes. o meu nome no facebook é Ricardo, á mesma. Pois, eu não tenho nada contra o like, apenas acho um "fenómeno" interessante. tambem uso imenso, especialmente nos estados das pessoas e em comentários ás fotos.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...