terça-feira, fevereiro 01, 2011

Auto-censura cibernética?

Nota prévia :
Hoje estou a mil.
Podem pensar que isso é uma coisa boa, mas geralmente se estou a mil, não consigo concentrar-me numa só ideia. Hoje por exemplo, comecei a escrever já 15 posts diferentes, mas passadas duas linhas, a ideia fugia e eu apagava.
E eu adoro dias assim.
Por isso não se admirem com o mini post

Adiante:

Vi num dos blogs que sigo na caixinha dos comentários uma frase que me deixou a pensar, há uns tempos atrás.
"aqui não há censura".
penso que a frase naquele contexto se referia à autora do blog não moderar os comments ou assim (sinceramente nem me interessou nem me interessa).
E isto deu me uma ideia.



Então e a moderação de postagens?
Toda a gente conhece a opção de moderar ou não comments, mas nunca ouvi falar do ponto de vista da moderação de postagens.
Passo a explicar, quando temos um blog, a dada altura apercebemo-nos que temos uma espécie de "público alvo", ou seja, a faixa de pessoas que nos vêm ler e até se dão ao trabalho de comentar.

A moderação de postagens passa exactamente por postar coisas que para alem de agradarem o publico alvo, não sejam sensíveis de ferir susceptibilidades.
E isto é um fenómeno muito recorrente. por exemplo, o X tem uma lista de seguidoras com problemas de peso, então evita falar sobre isso. e se fala é só mensagens estilo "sejam felizes com o vosso corpo e blablabla" para que as leitoras nessa situação não se sintam perseguidas, mesmo que não pense efectivamente isso.
Hão de reparar que a maioria dos blogs muito famosos começam com conversas interessantes e temas mais controversos, e a dada altura começam a ficar mais politicamente correctos, mas vagos em opiniões pessoais e mais repletos de futilidades.
tudo isto para não correrem o risco de ofenderem leitores.
Isto acaba por me soar um bocadinho a auto censura. calando ou suavizando os nossos pontos de vista mesmo que o resultado final não corresponda ao que queriamos passar inicialmente, pelo bem estar de quem nos lê.
Ora porra mas se não gostarem, as pessoas podem sempre ir a outro lado. isso é a mesma coisa que escrever um livro sobre algo que não gostemos só para vender mais, mata todo o espirito de "partilha de opiniões" inerente a ter um blog.

Eu não faço moderação de postagens, acho que tirava todo o interesse ao blog se eu agora não falasse de pessoas feias mesmo me apetecendo, só porque o seguidor nº L é um camafeu.
Aliás tanto não pratico isso que já por várias vezes algumas pessoas me vinham perguntar se eu me estava a referir a elas.
ao que eu respondia sempre algo do género "tenho mais do que escrever do que sobre ti" e verdade seja dita, a partir do momento que um blog passa a ser uma ferramenta para atingir os outros ou para os agradar e ficarmos bem vistos, deixa de ser um blog e passa a ser uma... coisa xD.

Todos os leitores que têm um blog elucidem-me:
Vocês moderam as vossas postagens?
Já repararam em algum caso em que isto tenha acontecido?
O que acham dessa prática?
Já tinham pensado nisso?

[A ouvir: Say Goodbye - Deepest Blue]
[Humor: hum... coiso (sem direito a panda) ]

6 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso. E também nunca reparei que alguém o fazia.
    Eu não faço. Aliás, muitas das coisas que escrevo, vêm de opiniões que eu tenho sobre alguns textos que leio nos blogues que sigo e que me seguem.
    Exemplo disso, é o meu penúltimo post.
    Eu sei que não faltam raparigas como as que "critiquei", mas apeteceu-me dar a minha opinião.
    Quem não gostar que discorde!

    ResponderExcluir
  2. Conceito muito interessante e que nunca tinha pensado nisso. Mas tens toda a razão no que escreveste. Eu por exemplo... contenho-me apenas num factor: Sou do Porto e um grande defensor do Norte, por vezes gosto de criticar o centralismo de Lisboa.

    No entanto não o faço no blog porque sei que tenho seguidores de Lisboa, e não quero ferir susceptibilidades. É censura? Auto-censura? Sim, no fundo é e tens toda a razão.

    Nos restantes assuntos, não censuro nada. Excelente temática que arranjaste para hoje.

    ResponderExcluir
  3. Às vezes tenho aqui a "auto-censura" a ler os post's por cima do meu ombro. Ela pensa que eu estou distraída mas eu bem sinto a respiração dela a mexer os cabelos... é tão chatinhaaaaa - e tem mau hálito! Qualquer dia mando-a pela janela... Esta semana é a semana de mandar tudo pela janela ;)

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha pensado nisso desse modo, mas realmente é verdade. E ainda ontem tinha falado com uma blogger sobre isso de não escrevermos o que queremos porque, por exemplo (e no meu caso) havia pessoas que provavelmente iriam ler o que eu escrevi e iam ficar todas ofendidas e insultadas... não falo de seguidores, mas sim de pessoas que sei que podem vir a ler o blogue, visto que o meu blogue é do tipo de um "diário" onde partilho coisas do meu dia-a-dia, alegrias, frustrações, etc.

    E mesmo quando escrevemos um post todos chateados (como fizeste há uns dias atrás) a mandar tudo para a porra e para o caralhinho e fica tudo do tipo "AHHH, não fiques assim, tudo se resolve" blábláblá. Às vezes, há coisas que eu nem quero que se resolvem, eu apenas quero chegar ao meu espaço e pronto: dizer tudo o que me apetece. Afinal, quem criou esta porra fui eu, porque raio não posso ficar zangada? Só posso ser feliz, alegre, contente, aos pulos, "ai a vida é fantástica!"?

    Anyway... Já me estou a afastar do tema central, mas é que isto dá-me cabo dos miolos.

    Haja alguém sincero neste mundo, já que eu com uma auto-censura profunda lol ;)

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha pensado nisso. As minhas postagens, não modero, publico e às vezes nem a releio. :)

    ResponderExcluir
  6. Sofia
    Eu tenho sempre umas teorias tão rebuscadas que as pessoas não se costumam lembrar dessas idiotices xD.
    Sabes no mundo dos blogs, é mais provável que falem mal d ti nos blogs delas do que confrontando a tua opinião xD
    Filipe
    Compreendo o dilema. tenho familia no porto, e há uma coisa qualquer entre Porto/Lisboa que nunca percebi xD.
    Isso até nem é muuuito grave vá xD tás perdoado.
    PFIA
    Ai que medo xD
    Jessica
    Já me aconteceu. eu nunca refiro os nomes dos amigos só pra evitar problemas. mas claro que falo deles à mesma se me apetecer. s houver espiga eles dizem alguma coisa. mas compreendo perfeitamente o ponto de vista.
    Se bem que eu não me consigo conter. já ao vivo com as pessoas é difícil quanto mais no conforto do lar sentadinho no quente do quarto xD
    BSL
    Assim é que é melher valenti xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...