segunda-feira, janeiro 31, 2011

Portugal tem talento? claro que tem! quando eu for viver pra fora é que já não sei...

Ontem na SIC estreou mais um programa de entretenimento.
Desta feita foi o “Portugal tem talento”
E por muito que vos aprazasse saber que eu acho que a Barbara Guimarães parece um caniche ensopado com aquele cabelo, e que o júri chega a ser bocejante, e que o programa é um bocadinho uma grande salganhada de idades e “talentos” que não têm nada a ver uns com os outros, não é isto que vão ler aqui.

Porque é que toda a gente hoje em dia pensa que tem um talento?
Não, a SÉRIO?
A televisão, e a internet proliferam hoje em dia em concursos de talentos, em buscas de estrelas e por aí… mas isto não quer dizer batatas.
Ora vejamos o que é “talento” segundo o dicionário da língua portuguesa:
talento
nome masculino

1.conjunto de aptidões, naturais ou adquiridas, que condicionam o êxito em determinada actividade

2.nível superior de certas capacidades particularmente valorizadas

5.pessoa que sobressai pela aptidão excepcional para determinada actividade

Se quiserem ver tudo, vejam aqui

Vamos por partes…

É assim, A aptidão a que o dicionário se refere, não é “ser otário” bem como a actividade que nos faça sobressair o talento não é “fazer figuras extremamente infelizes”.
O que há de tão difícil de perceber ali?

Pessoas, meus amores… 80% das pessoas no mundo inteiro nascem com talentos tão importantes como “respirar muito bem” ou “assoar-se silenciosamente” (dom que infelizmente não partilho) mas não passam daí. É normal… não se sintam frustrados, se fossemos todos talentosos, o talento não importava para nada.

O problema é que praí 90% das pessoas que aparecem nesses concursos, querem é ser famosas. Aparecer na televisão, mesmo que estejam em… cuecas? (pareceram me cuecas), e sentadas numa sanita a cantar – Mal – sobre… merde.
O que interessa é aparecer, afinal, estamos na era da partilha.
As redes sociais estão em alta, e as informações (necessárias ou não) propagam-se com uma facilidade maior que o pé de atleta num chuveiro público.
Ora se alguém aparece na TV. Em 5 minutos vai parar ao youtube, e ao twitter, e ao facebook. Nem que seja pela boca dos amigos.
E isso cria uma espécie de fama instantânea. Mas essa fama não se mantém, a não ser que haja mesmo talento.

No entanto cada vez mais, há pessoas lesadas que apresentam diversos argumentos para se arrastarem para os programas de talento:

  • Os meus amigos dizem que eu sou muito talentoso – é assim, meu(minha) caro(cara) se tu fizeres mesmo lindas figuras, os teus amigos são bem capazes de te incentivar a ir a um programa de talentos, só para te verem a afundares-te. Eu pelo menos era. E se tiveres um talentozinho meio fosco, eles são capazes de o enaltecer. É o trabalho deles.
  • A minha mãe/O meu pai/Os meus pais dizem que eu sou muito talentoso e persistente – *suspiro* A ver se nos entendemos. Pais: Não digam aos vossos filhos que eles são capazes de tudo. Disseram isso ao Zé cabra e vejam onde para a criatura agora (só por acaso nem faço ideia, nem me interessa). Ás vezes nem com esforço…Filhos: Elogio de pai não conta. Não querendo chocar possíveis pais que leiam isto, mas toda a gente sabe que os pais têm apetência a dar-nos auto-estima. A melhor opinião é a dos desconhecidos.
  • Ai Eu tenho uma banda – e se eu quiser ando de saltos agulha. Não vai ser uma visão bonita para ninguém, mas estamos num país livre apesar de tudo. Também posso ter um carro e não saber conduzir. É tudo permitido.
  • Ah e tal, eu dou espectáculos e faço festas – Ahm… há álcool nessas festas? Então amigo(a) tá descansadinho, que quando tas a fazer a tua actuação já tá tudo tão bêbedo que só vê silhuetas e ouve ecos. Se não… estás a ter muita sorte e a ser alvo de caridade alheia.
  • Eu sinto qualquer coisa dentro de mim – Das duas uma, ou tens uma ténia, ou andas a ouvir vozes. De qualquer das maneiras, vai a um médico.
Claro que eu estou a escrever isto pró boneco, porque mesmo assim, todos os anos aparecem milhares de desesperados destes pelo mundo, que querem fama, mas não têm talento para oferecer, acabando por fazer coisas destas:

E eu juro que chorei a rir quando vi este vídeo pela primeira vez.
Nem sei o que foi melhor. Se a cara de pânico da Cheryl Cole, se o silencio lá pró fim, se o minuto 3:16 xD ou se as vozes em si. Cada vez que o vejo não evito umas risadas.


Amigos, nem precisam de tanto.
Agora, se quiserem ser famosos, basta fazer-se uma sex tape, ou dar umas cambalhotas com a pessoa certa (gajas, escolham futebolistas. Gajos, apontem pras actrizes das novelas da TVI ou pra modelos), e swooosh. Lá vamos nós como uma pedra na fisga… o giro é que tão depressa quanto subimos, tornamos a descer.

E vocês?
Costumam ver programas de talentos?
mesmo fora deles, reparam que as pessoas pensam todas que têm um talento?
Nunca vos calhou a sorte de ter de dizer a alguém que não tem o tal talento que pensa?
porque acham que estas coisas acontecem?
Porque é que as pessoas sem talento  não percebem que não o têm?
O video não tá hilário? xD
(e sim o título é a gozar...mais ou menos... tá?)

[A ouvir: You'll never be alone - Anastacia]

[Humor: Cáustico]

7 comentários:

  1. Oh! Meu Deus! Mas que 3 palermas. :O
    Isso é que é ser sem noção.
    Eu costumo ver, mas ontem não vi, por acaso.
    Felizmente, nunca conheci ninguém assim.
    E não consigo perceber como é que eles se acham bons. Não ouvem o mesmo que nós, de certeza.

    ResponderExcluir
  2. O video está muito bom! O que o Simon precisa de aturar coitado xD É aqui é no Britain's Got Talent é no American Idol...
    xD

    ResponderExcluir
  3. Concordo com aquilo que dizes..Ontem lá no programa houve com cada um, cada um(a) pior que o anterior.. Mas depois também tens o exempplo de alguns que foram lá e que realmentem têm talento (embora eles sejam diferentes uns dos outros). Destaco a declamção daquele rapaz chamado Guilherme, porque eu não gosto de poesia e tou a dar Pessoa, mas gostei bastante do poema que ele declamou :)


    Gostei muito do blog, e se puderes passa por o meu :)

    PS: desculpa o testamento :)

    ResponderExcluir
  4. Isso me lembra um cara que passou pela minha vida, que dizia ter uma banda, ser compositor e cantor. Nunca vi a banda, nem as músicas e cantava muito mal... Eu fingia que acreditava... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ahahaha que post hilariante, desculpa mas fartei.me de rir xD
    E por acho tbm vi o Portugal tem talento, mas foi so mesmo pro gozo, nao é talento qe eles teem, mas la qe teem o talento de "nos" fazer rir isso teem, aparece la cm cada um ..

    ResponderExcluir
  6. Não costumo ver esse tipo de programas, porque acho que quem realmente tem talento, não é "descoberto" nesse tipo de situações nem tem que se levar a extremos.

    A maior parte das pessoas vê o talento aliado ao sucesso, logo qualquer coisa serve para atingir o objectivo.

    ResponderExcluir
  7. Viagem
    Vou dar uma olhadinha. arigato ;)
    Sofia
    Oh paaah, mas é completamente épico xD. Tipo talvez tenham problemas... auditivos/mentais?
    Ricardo
    Olha, mas é bem pago aposto xD
    Marcianonão é nada testamento pah xD. espero que continues a ler. depois passo no teu.
    Também gostei do Guilherme, mas acho que tipo os talentos são todos muito diferentes uns dos outros, é um bocado difícil comparares por serem coisas tão diferentes umas das outras.
    Dama
    LOOOL conheci umas quantas figuras assim, que nem sabiam tocar nada, nem tinham quem soubesse, faziam letras HORROROSAS e se achavam a ultima bolacha no pacote xD.
    Alexandra
    LOL ainda bem que te riste xD.
    Não gostei lá muito do programa, mas vê-se... os cromos é que me surpreendem... mas enfim.
    BSL
    O que é verdade é que destes programas todos de talento só um ou outro entre as dezenas que sairam de todos os programas, tiveram sucesso... muitos fazem tdo pa aparecer mas não sabem manter a fama... enfim

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...