terça-feira, janeiro 18, 2011

O Ricardo e as traições


Ok, eu nem ia voltar a tocar neste assunto tão cedo, mas a Maria colocou a pergunta no comentário ao post anterior:
“Primeiro gostava de ler a tua definição de traição. Traição é o quê? Mandar uma queca de oportunidade fora da relação? Babar a ver as mamas que passam? Fazer a corte a outras/os?”

E eu ia responder lá… mas era demasiada coisa para responder num comentário.

Para começar, nunca nenhuma das minhas relações amorosas me traiu (ou se o fez foi espertinha e disfarçou muito bem e eu não dei por nada), por isso tudo o que se segue é estritamente teórico.
Toda a gente associa imediatamente a palavra “traição” a algo envolvido directamente no campo amoroso de qualquer um… mas não é bem assim. Há diversos tipos de traição e são todos dolorosos (ou pelo menos para mim são), mas como não era esse o tema, vou-me mesmo cingir às relações amorosas. Era só um apartezinho.
Toda e qualquer relação assenta as suas bases em coisas simples… cumplicidade, companheirismo, química, afinidades, e até atritos… mas uma relação não existe sem confiança e respeito.

E a traição é exactamente um dois em um, uma maneira de quebrar ambos os elos.
Pegando nas palavras da Maria, Não associo olhar, pensar em alguém ou até sentir desejo por alguém traição. Até acho ridícula essa hipótese (peço desculpa a quem acha o contrário).
Toda a gente olha para toda a gente, é normal. Nem por isso toda a gente trai toda a gente. Porque mesmo sentido esses desejos e atracções - que eu acho perfeitamente normais – O que interessa é que respeitemos suficientemente a outra pessoa para que não passe de um desejo, acho que a traição para mim se prende mais ao sentido com que as coisas são feitas do que naquilo que propriamente é feito.

Não estou com isto a dizer que é perfeitamente desculpável uma “queca de oportunidade”, quer dizer claro que é horrível isso…
Mas por exemplo imaginemos que namorava com a I. e a I um dia qualquer ia a uma festa com as amigas e ficava podre de bêbeda… vá digamos que seria uma despedida de solteira com direito a strippers e bolos e coisas assim do género (nunca vi uma de perto, estou a atirar para o ar). E depois de estar toda podre de bêbeda enrolava-se com alguém acabava na cama com esse alguém, mas no dia a seguir não se lembrava de nada e estava com uma ressaca enorme.
Teria muito mais facilidade em perdoar isso do que por exemplo se a I. (isto a I. é uma badalhoca) andasse meses atracada a outra pessoa, mesmo que nem tivesse havido sexo, que fossem ter encontros e andassem a namorar (ATENÇÃO que não estou a falar de flirtar. Tipo mandar boquinhas e assim, pelo amor de Deus isso até é saudável para a auto-estima de qualquer um).
Porque ao contrário do 1º caso, foi uma situação feita de forma intencional.

Uma traição para mim ocorre quando a traidor sabe o que está a fazer perfeitamente e o continua a fazer mesmo sabendo que vai eventualmente magoar o traído.


Depois de passarmos por uma sentimo-nos um lixo exactamente por saber que não temos (nem que momentaneamente) a confiança na pessoa com quem partilhamos os sentimentos (no mínimo) e acabamos sempre por nos perguntar pelo porquê (como na música acima).
Porque a meu ver não há necessidade.
É mesmo essa a parte que eu acho mais confusa numa traição (e que penso ter referido no post anterior) é mesmo não perceber o propósito.
Quer dizer se já não se quer a pessoa que se “tem” actualmente, é só deixá-la ir à vidinha dela. Pode custar de inicio, mas é muito melhor para ambos.

O que ainda me leva a uma questão.
Haverá quem tenha vocação ara ser "o outro/a outra" ?
Eu acredito que haja quem prefira ser a “3ª roda”. Sim, porque aquela ideia de o outro ou a outra ser um sacana sem coração que só está interessado em roubar o que é de outras pessoas pode parecer muito extremista, mas é o que não falta por aí. Há quem goste da sensação de fazer outra pessoa de idiota… claro que também há os “outros” que são pessoas boazinhas e nem sabem que são os “outros”… mas isso é uma percentagem ridiculamente pequena.

Claro que no meio disto tudo faltava dizer o essencial.
A traição é tanto perdoável, quanto nós gostarmos de quem nos traiu, e tanto quanta a gravidade que atribuímos a essa mesma traição.
Quando acharem que vale a pena perdoar perdoem, porque às vezes um voto de confiança faz toda a diferença.
Hoje em dia muitos casamentos acabam com a desculpa das traições, quando na verdade acabou foi o amor e usam as traições como desculpa.


E se há coisa que eu não ENGULO de maneira nenhuma é “Ah, eu gosto das/os duas/dois” É que não sei porquê nem me entra na cabeça.
Também não acredito naquela história de “Ah e tal, os casais a determinada altura precisam de variar e não sei quê, e é normal que procurem fora de casa” quer dizer se fosse assim, ficavam solteiros no grande buffet amoroso que é este planeta, não é?

Como podem ver, isto não cabia tudo num comentário xD. 
espero que estejas elucidada Maria xD

Vá, para encerrar (?) este assunto em beleza quero muitos comentários.
Qual é resumidamente a vossa definição de traição?
Acham a traição uma coisa perdoável?
Se quiserem focar outro tópico estão á vontadica.
Ah… e saxavor de subscrever sim?
Se 1000 pessoas subscreverem convido a linda Reis pra vir aqui ao blog dançar vestida de pomba gira xD

[A Ouvir: I wanna Life -Goldfrapp]

[Humor: Filosófico]

10 comentários:

  1. Eu concordo com tudo o que disseste. Não conseguiria definir melhor o que, para mim, é a traição.
    Mas no caso que escreveste sobre a namorada trair por estar bêbeda, já não acho o mesmo. Não acho que seja mais perdoável, porque é traição na mesma. Que beba uma coisinha que eu cá sei. xD
    Mas claro que é pior quando se tem consciência. Nisso concordo também! Acho que é mais grave, mas as duas não merecem perdão.
    Acho que a traição é o pior que se pode fazer a uma pessoa, quer numa relação amorosa, quer numa amizade. É esfaquear o outro nas costas. Ninguém merece!
    Eu já perdoei amigos que me trairam, mas poucos são os dias em que não me lembro do que me fizeram.
    Uma pessoa perdoa, mas não esquece. E fica sempre com o pé atrás dali para a frente.
    Mas se fossem namorados, bem ganhavam um bilhete só de ida para fora da minha vida! -.-'

    ResponderExcluir
  2. A Maria, agradece a atenção e a explicação. A Maria está demasiado cinzenta hoje para fazer um comentário racional. De modo, que a Maria concorda com quase tudo que escreveste, mas manda dizer que a queca de oportunidade não passa pelo alcool, a continuação do flirt direcionado é também um pé para o salto de trair e a Maria já foi a 3ª roda e muitas vezes ser a 3ª roda é muito mais uma falta de amor-próprio do que querer/gostar de fazer os outros parvos. Ah, a Maria também pediu para te dizer, que nunca traiu nenhum homem e que se alguma vez traiu um amigo, não teve noção. A traição contra ela, já é um assunto que dava para quase um mês de posts no blogue.

    PS: Haja força para se ser fiel ao que dizemos/queremos ser.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, traição envolve actos, olhar não é traição, aliás, o homem deve olhar para as mulheres, não deve é fazer nada com elas! Eheh.

    Quanto às pessoas com vocação para serem "as outras", não sei, mas penso que algumas pessoas o preferem porque é mais fácil e não tem compromisso, tem só a parte boa: sexo. De resto, não aturam a pessoa a ressonar, resmungar, etc.

    ResponderExcluir
  4. Concordo no geral mas acho que com bebida ou sem bebida é traição e não será mais fácil de perdoar.

    Quanto às pessoas que se sujeitam a ser "as outras" também há outra vertente: aquelas que a dada altura foram as principais e depois foram substituídas. Como não conseguiram esquecer o namorado/a, sujeitam-se a um segundo lugar.

    Como já disseram e muito bem, uma pessoa tenta perdoar, mas não esquece...

    ResponderExcluir
  5. Darling, darling.. tenho muitas coisas a dizer. Primeiro:

    "por exemplo… imaginemos que namorava com a I. e a I um dia qualquer ia a uma festa com as amigas e ficava podre de bêbeda… vá digamos que seria uma despedida de solteira com direito a strippers e bolos e coisas assim do género (nunca vi uma de perto, estou a atirar para o ar). E depois de estar toda podre de bêbeda enrolava-se com alguém acabava na cama com esse alguém, mas no dia a seguir não se lembrava de nada e estava com uma ressaca enorme.
    Teria muito mais facilidade em perdoar isso do que por exemplo se a I. (isto a I. é uma badalhoca) andasse meses atracada a outra pessoa, mesmo que nem tivesse havido sexo, que fossem ter encontros e andassem a namorar (ATENÇÃO que não estou a falar de flirtar. Tipo mandar boquinhas e assim, pelo amor de Deus isso até é saudável para a auto-estima de qualquer um). "

    Há também outra diferença entre esses 2 casos que te esqueceste de referir, para além de ser intencional ou não intencional. é que no primeiro caso, foi uma traição meramente física e no segundo, foi emocional. nunca passei por isso, mas calculo que uma traição emocional magoe mais que uma física.

    Mais...

    "Eu acredito que haja quem prefira ser a “3ª roda”. Sim, porque aquela ideia de o outro ou a outra ser um sacana sem coração que só está interessado em roubar o que é de outras pessoas pode parecer muito extremista, mas é o que não falta por aí. Há quem goste da sensação de fazer outra pessoa de idiota… claro que também há os “outros” que são pessoas boazinhas e nem sabem que são os “outros”… mas isso é uma percentagem ridiculamente pequena"

    Eu acho que a 3ª pessoa nunca tem culpa. que culpa tenho eu de gostar de alguem que tem namorada, mas que quer estar comigo? não sou conselheira matrimonial, por isso não me cabe a mim resolver os problemas entre eles; também não sou nenhuma santa para me fazer de inocente e dizer que não a uma aventura amorosa/sexual com alguém que quero porque esse alguém está comprometido. não quer dizer que eu (estou a falar na 1ª pessoa para dar exemplo , por acaso tb nunca tive nessa situação pelo menos que eu soubesse) seja uma destruidora de lares que só quer quebrar corações =P´


    "Também não acredito naquela história de “Ah e tal, os casais a determinada altura precisam de variar e não sei quê, e é normal que procurem fora de casa” quer dizer se fosse assim, ficavam solteiros no grande buffet amoroso que é este planeta, não é?"

    Eu acredito. acredito que após muitos anos, as pessoas precisem de variedade. não acho, no entanto, que a traição seja a solução para isso. há outras coisas, como swing (gostava de experimentar, caso me casasse e passados uns anos a minha vida sexual se tornasse monótoma), ou participar em orgias... há casais que fazem isso, chamam-se "traições consentidas", mas não entendo o termo porque não é bem traição..ambos concordaram, ambos sabem que estão a fazê-lo, não é segredo nenhum e acredito piamente que muitas vezes é a solução para uma vida sexual monótoma entre casal. o senão nestas coisas é que, claro, é preciso que haja MUITA confiança entre o casal.

    E agora para responder às tuas perguntas: para mim traição aplica-se mais a um nível emocional do que a um nível físico; perdoaria facilmente uma traição física por saber que sou capaz de fazê-lo, acho que ser "perdoável" ou não para mim varia muito, para mim é, mas eu sou liberal em demasia! =P

    e quanto ao subscrever, bem já coloquei lá o meu mail umas 30 vezes e nada... dizem que vou receber um mail de confirmação, mas nunca chega... nem sequer para a caixa de spam vai :(

    Beijinhos e desculpa o testamento!

    ResponderExcluir
  6. Sofia
    isso é porque eu sou um *cof*génio*cof*
    LOOOOL que coisinha????
    Eu não sei sinceramente como reagiria se fosse traído porque já me conhecendo e sabendo que perdoo as pessoas muito facilmente, pus me nessa perspectiva. embora achasse difícil perdoar uma traição de qualquer maneira xD.
    Eu tenho uma coisa. se a pessoa for muito importante tem mais liberdade. mas na maioria dos casos (até mesmo no caso dos amigos) é "fazes-me duas, três não fazes". perdoo mas não trato da mesma maneira.
    Amável Pinto
    Pois é! se fui eu que a inventei pode ser badalhoca xD
    Maria
    Parecia que tipo estavas estilo Fernando pessoa e heterónimos xD "a Maria não está deixe recado"
    Ui, eu é que não me apeteceu falar mais de traições logo de seguida. se me der praí logo falo noutro dia xD
    BSL
    oK, Parti me a rir com essa "o homem deve é olhar" xD. Eu não dava pro outro. nao gosto de estar lá no fundo. prefiro ter mais trabalho com uma relação, mas ter as atenções amorosas todas. típico Leonino xD
    Mariana
    quanto a essas ex que agora são amantes... B-U-R-R-A-S. tenho dito.
    quanto ao resto, perdoar é uma virtude. esquecer já não xD
    Claudjinha
    fizeste me ir buscar os óculos. isto é que é alto comment uh? xD
    Pois, isso do emocional ou não era o que eu queria incluir e acabou por não ir porque me esqueci de especificar. mas acho que as intencionais são mais emocionais, porque a pessoa sabe o que esta a fazer e faz porque quer mesmo assim.
    Quanto a ser o outro... acho (e isto é horrivel mas é a verdade) que se eu entrasse pra ser o outro, acabava por ter que "roubar" a namorada ao cornudo, porque não me dou bem a partilhar, mas espero nunca me ter de por nessa situação.
    Eu compreendo essa cena da veriedade, e apoio completamente, só usei esse exemplo pq muita gente q trai usa a desculpa de ter q s "desenjoar" e a traição acaba por magoar sempre alguem... e isso é um bocado idiota.
    Olha a tua resposta vai mais ou menos de encontro à minha ideia. como sei que poderia fazer acho que os outros tambem o fariam e não me parece tão condenável.
    Eh pah sinceramente já revirei a merde do feedburner todo e aquilo simplesmente n m dá erros nenhuns e já arranjei cobaias que não se queixaram desse problema, não sei mt bem, vou ver se arranjo outra forma de por aquilo. ;)

    ResponderExcluir
  7. A traição é para mim um assunto muito delicado e individual, pelo simples facto de como eu vivi esta palavra, ou seja, quando nos tocam na ferida...
    Mas por mais estranho que pareça, não, não traí ninguém, nem me traíram. Simplesmente vivi com uma pessoa que tinha uma obssessão por isso qualquer olhar meu para o lado direito ou esquerdo, conversa mais comprida com alguém, ou a não descrição detalhada do meu quotidiano era um motivo para dizer que eu o estava a trair...
    Para não falar do constante "esgravatar" das minhas coisas pessoais na tentativa de encontrar algo que lhe confirmasse que tinha razão!
    O que eu quero dizer com isto é que o problema da traição engloba muito mais do que aquilo que podemos imaginar e quanto ao "quando nos tocam na ferida..." É pelo simples facto que fui pintada de I badalhoca sem o ser nem dar motivos para isso.
    A definição de traição para mim, depende muito de quem a interpreta, só mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Queen
    pois, por isso chamei o post de "O Ricardo e as traições", mais por ressaltar o meu ponto de vista pessoal.
    Já conheci pessoas assim. por estranho que pareça não sou muito de ciumes. acho que chego a ser muito liberal em muitos casos. de qualquer modo acho triste uma pessoa passar por isso que tu descreveste quer se dizer, eu dava logo um piti. é coisa que eu amo, ser acusado do que não fiz xD.
    A I. tadica é uma badalhoca sim senhora xD. se te estava a ver desse ponto de vista não devia gostar assim tanto de ti como isso. ou então tinha uma auto estima lá no buraco... it sucks

    ResponderExcluir
  9. Sim, de facto... a traição pode não ser obrigatoriamente no campo amoroso... aliás acho que acabo por definir isso no meu post, implicitamente. Se bem quando é pra questionar o que quer que seja a cerca da traição é logo para as caras-metades.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...