quinta-feira, janeiro 20, 2011

Na vida há sempre algo mais




Esta música é a música da minha vida - falando especificamente da letra – Aquela coisa que eu penso sempre imensas vezes todos os dias.

Como já disse aqui no blog, a felicidade é para mim um estado que se pode atingir a qualquer altura, não um modo de vida.
Não acredito em pessoas permanentemente felizes.
Sou uma pessoa ambiciosa, e não tenho nenhum problema em admiti-lo.
A vida é um monopólio de emoções e bens materiais, e mesmo havendo aquele dito “quem tudo quer tudo perde” eu quero tudo!
A mão não é minha, mas fica a ideia


Sou uma pessoa de grandes sonhos, de vontades cegantes e efusivas que não se cansa de tentar adquirir o que quer, e não vou conseguir mudar isso nem daqui a mil anos, NEM QUERO!

Qual é o mal nisso?
Vejamos. Toda a gente sabe que existe sempre alguém que está melhor que nós a algum nível.
E há quem se dê bem com isso, eu pelo menos dou-me.
Mas ainda assim, eu penso que se esse alguém chegou lá e está melhor que nós, se nos esforçarmos, também nós podemos ficar tão bem como ele, ou até melhor, certo?
Não se trata de inveja é uma questão de lógica simples.
Claro que há sempre os … over achievers (sinceramente não conheço o termo em Português, li isto na super interessante mas só tinham este termo), aquelas pessoas que nunca estão satisfeitas com o que têm, porque vêm sempre que os outros têm melhor… mas isso não serve para mim, não quero saber do que os outros já conquistaram.
Não me vai trazer qualquer tipo de felicidade em 90% dos casos.
Eu quero sempre mais para mim.
E qual é o grande problema nisso?

Há cada vez mais pessoas acomodadas. E isto não é um defeito nem uma qualidade, são feitios. Essas pessoas estão bem com o que têm e não querem mudanças na vida delas (em alguns casos por medo das complicações que essas mudanças possam trazer) e eu até lhes gabo a sorte de – na maior parte dos casos – se contentarem mesmo com o que têm e não precisarem de mais nada que as faça felizes.
E talvez um dia também me acomode, mas quero que isso aconteça só quando tiver alcançado muito do que possa vir a ambicionar.
O que eu reparo cada vez mais é que as pessoas se acomodam demasiado depressa com as vidas que têm, têm medo de arriscar para progredir, e vêm aqueles que como eu querem sempre mais como pessoas infelizes e insatisfeitas.

E eu pergunto: Porquê?
Porque sonhamos mais alto?
Porque temos mais ambições?
Eu não estou infeliz (quer dizer assim de x em x tempo acordo infeliz, mas é uma coisa muito esporádica que passa a meio do dia e que toca a todos), e não estou necessariamente insatisfeito.
Estou ansioso por ter mais, por alcançar aquilo que quero.
Podem dizer-me que quanto maior o voo maior a queda, e que quanto mais queremos, maiores as frustrações que podemos ter por não conseguir as coisas mais difíceis.
Por não alcançarmos o que queremos, não ficamos necessariamente frustrados (falo por mim) se percebermos que não conseguimos mesmo fazer nada mais do que já fizemos. Pode custar mas passa eventualmente.
E ainda assim, eu prefiro sofrer sabendo que tentei e não consegui do que sofrer por nunca ter coragem de tentar.

E sabendo isto, continuo e continuarei regularmente a pensar que há mais por viver pelo mundo, e que hei-de viver tudo o que consiga até não ter mais um sopro de vida dentro de mim, porque quando morrer, quero morrer por ter vivido demais e não por a vida me ter abandonado miseravelmente.

E vocês?
Acomodaram-se já com a vossa vida? Esperam acomodar-se cedo?
Acham que há sempre algo mais que podem viver na vossa vida, ou estão bem com o que vivem actualmente?
Conhecem algum over achiever?
Até que ponto é saudável a ambição pessoal na nossa vida?
Vá, vamos lá a ler comentar e subscrever muito, sim? Amanhã prometo que vou tentar responder aos comments todos em atraso.
[A ouvir: Long Gone and Moving On-Te Script]

[Humor: Entusiasmado ]

4 comentários:

  1. Acho que não deixas ninguém de fora...Como o costume...

    Alguém permanentemente feliz ou é parvo ou está em campanha eleitoral...

    Em relação ao over archievers, posso dar-te uma ajuda (humilde) é a característica mas nojenta dos portugueses e chama-se (sim tem nome luso) inveja. Simplesmente.

    Ter já é bom. Desejar mais... é normal. Não ter tudo...é porque ainda estamos vívos:)

    ResponderExcluir
  2. M.
    Damn, esqueci me da campanha eleitoral! aí também estão todos felizes xD.
    LOL
    Pois, inveja tambem serve, mas é uma inveja XPTO pah xD.
    tecnicamente quando merremos também não temos tudo. ter tudo significa que tamos a dormir e a sonhar imenso, xD

    ResponderExcluir
  3. É mesmo essa a atitude que se deve ter.
    Eu não tenho, infelizmente.
    Mas acredito que isso mude um dia. Eu vou trabalhando para que isso aconteça. :)
    Tinha-me escapado este post. xD

    ResponderExcluir
  4. Sofia
    Esta atitude é munto bonita, mas é muito complicada de manter. as pessoas têm muita dificuldade de compreender a minha forma de encarar as coisas... enfim, não há de ser nada, afinal há sempre algo mais xD.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...