quarta-feira, novembro 09, 2011

Qual é a tua?

Nota prévia: Vou tentar escrever um post inteiro com o novo acordo ortográfico, não prometo que não me esqueça a meio

Reputação:
subst. f.
1. o que as pessoas pensam de alguém, algo:
Pela lógica, todos temos uma , afinal toda a gente pensa alguma coisa sobre toda a gente, mal, bem, assim-assim, não interessa, temos todos uma ideia sobre as outras pessoas. Os critérios com que essas ideias se espalham são imensos.
Pode ser porque pela maneira como nos comportamos, pela nossa popularidade, pela nossa conta bancária, é à escolha do freguês.
Só que ditas as coisas desta maneira, dá a sensação que a reputação é uma coisa que depende exclusivamente dos outros, que se não gostarem de nós temos automaticamente má reputação e vice-versa.O que não podia ser mais treta.

80% Das pessoas que conheço (pelo menos) têm uma reputação (boa, má, não interessa ao caso) porque a construíram, e esforçam-se ao máximo por estar ao nível da ideia que projetam cá para fora.
Nem é uma coisa muito complicada, criar uma.
Por exemplo, se eu agora quisesse que toda a gente que lê este blog pensasse que eu sou um gajo porreiro era só começar aqui a contar histórias que favoreçam o meu lado mais simpático e benevolente, como daquela vez que ajudei a velhota do prédio ao lado a carregar as compras até casa dela. Claro que ia ter que ocultar que o raio da mulher depois me queria fazer chá e a casa dela cheirava a mijo e a animais mortos.
Ou se eu quisesse que me vissem como uma pessoa promiscua, punha-me aqui a escrever sobre as minhas “fodinhas” reais e imaginárias (o que é que isso interessa?).
E grão a grão vocês viam aquilo que eu queria que vocês vissem, e de boca em boca (que é como cresce uma reputação) ia passar que eu era um gajo porreiro (ou um grande tarado, dependendo de qual dos exemplos se tornasse real), e eu ficaria muito feliz e contente, porque tinha construído uma reputação.
Pessoalmente não acho mal (nem bem) - até acho que só prova a minha teoria de que só é uma vítima da humanidade e do que as pessoas pensam de nós quem quer, tendo em conta que temos nas mãos o poder de exibir o que queremos lá para fora - mas acho que dá muito trabalho, tendo em conta que a maior parte dessas reputações fabricadas são isso mesmo.
Falsas.
Agora, por conta desta conversa toda, queria que vocês leitores me digam:
Que reputação é que vocês me atribuem, baseados no que leem aqui?
Vá, não tenham vergonha, quero mesmo ver o que sai daí.
E de caminho digam-me, já alguma vez tiveram má reputação?
O que acham que uma pessoa que não vos conheça de lado nenhum pensará de vocês ao conhecer-vos, tendo em conta a maneira que se comportam normalmente?
PS: Peço desculpa não ter respondido aos comentários, mas tenho andado constipado e com uma inundação mucosa, vou tentar responder quando estiver melhorzico.
PS2: Vejam a nova funcionalidade do blog, podem mudar o fundo de entre três opções, experimentem à vontade.

[A ouvir: Oh la la - Julie C]
[Humor: Divertido]

5 comentários:

  1. Eu pessoalmente acho que até és um tipo bem porreiro, muito preguiçoso, muito sincero, e sem papas na língua!
    Quão perto da realidade fiquei? ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino-te como um tipo bastante gozão, daqueles que até pode estar bem caladinho, mas lá por dentro está a fazer piadinhas de tudo o que vê à volta.

    ResponderExcluir
  3. Eu pessoalmente acho-te uma pessoa super inteligente e capaz de se integrar em qualquer ambiente. Adoro o teu humor e consegues introduzi-lo nos textos mais...banais. Se já tive má reputação? Toda a minha vida mas metade dela não foi pela imagem que passei mas pela que inventaram.
    E já agora, tenho uma curiosidade imensa em te conhecer

    ResponderExcluir
  4. Como não te conheço vou ser meiguinha...ihihih...acho-te um moço porreiro, tens umas tiradas engraçadas, pareces-me inteligente, és giro...também me parece que sentes uma especial necessidade de ser aceite pelos outros, de aprovação(digo isso pelas vezes que referes para te seguirem no FB, para comentarem e tal...), mas pronto :-)

    Eu tenho reputação de ser uma pessoa extremamente sociável, de andar sempre a sair com montes de amigos, de passar o tempo ao telemóvel...e prefiro ficar em casa, no meu canto, prefiro estar só com o meu marido (ou pouquissimos amigos) e odeio falar ao telemovel.Quando digo isto dizem: yeh, righ! E ninguém acredita:-(

    ResponderExcluir
  5. Uuuuh tou a gostar das vossas respostas :P
    Só tenho a dizer que até fiquei feliz com as vossas respostas. não posso fazer um comentário a responder se eu acho ou não que sou assim, porque eu pergunto aqui como é que vocês me vêem.
    Continuem a comentar que eu não me importo.

    Ah, e Maria,
    só uma coisica, eu não tinha lá muita vontade de mudar de sexo xD. Chamo-me Ricardo e sou um rapaz, acho que até todos os posts são assinados com o meu nome e tal, mas pronto até me ri um bocado xD.
    Para todo o caso fica aqui o link para as leitoras que quiserem ver xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...