quinta-feira, novembro 17, 2011

A roleta russa das compras online





          Fazer compras online é uma prática comum, e agora praticamente tudo o que é loja tem uma secção de compras online, para além do mercado de sites de venda de artigos diversos estar em grande expansão em Portugal.
          Isto é tudo muito bonito, e eu ocasionalmente compro algumas coisas em diversos sites, mas quando comecei nisto das compras online ninguém me avisou que é um bocadinho como jogar à roleta russa, com a diferença que em vez de rebentarmos a mioleira, compramos gato por lebre.
Há dois tipos de sites de vendas. Os de empresas/lojas/marcas/whatever, e os de anúncios pessoais.
          Para começar, não podemos confiar nos nossos olhos completamente. As empresas com serviço especializado de vendas online tiram fotos muito apelativas, muito bem posicionadas... e muito bem photoshopadas. Se virmos uma camisola azul turquesa mesmo bonita, há uma probabilidade de 30% de a camisola ser na verdade azul acizentado. E não é para ser picuinhas, mas uma pessoa quer uma banana não fica satisfeita com um limão só porque também é amarelo. Digo eu.
          Depois temos sempre aquele factor de não mexer nas coisas. Chamem-me cigano, mas eu quando vou comprar o que quer que seja, gosto de por a mão no produto (ultimamente ando a dizer frases meio ambíguas, eu sei). Se vou comprar um casaco de lã gosto de ver se a lã pica ou se é macia (e se me serve ou não), se vou comprar uns headphones quero experimentar se me servem nas orelhas ou se me ficam muito apertados (eu tenho umas orelhas grandes), e com a vertente online não há essa possibilidade. Nalguns casos dizem as medidas e o peso na descrição, mas pelo amor da santa, uma pessoa quando vai comprar um telemóvel não anda com uma reguinha na mão a ver se o telemóvel é muito grande ou muito pesado, pelo menos eu não.
           Ainda há o tempo de entrega. Nalguns sites paga-se antes de se receber a mercadoria, e depois tem que se ficar dias/semanas (quando se manda vir de sites estrangeiros acho que é mais tempo, mas não faço ideia de quanto), o que dá espaço para um bocadinho de preocupação em não ir receber o produto.
            Passando ao nicho dos sites de venda em que qualquer pessoa põe qualquer coisa à venda, temos todo um novo espectro de possibilidades.
             Temos que averiguar aquela coisa da credibilidade do vendedor. Quando vamos a uma loja, vemos o produto, gostamos e compramos, mas quando é o João_Manuel a vender uma aparelhagem no OLX, temos que ter em conta se a aparelhagem não estará toda podre, de se não é resultante de mercados negros ou se ele não faz aquela gracinha de mandar um calhau dentro duma pedra e ficar com o dinheiro (como já li que aconteceu no jornal)
             Temos sempre que ler os anúncios com muita atenção. Quando são carros por exemplo, uma pessoa obviamente não manda vir o carro e paga aos correios, mas coisas mais pequenas, tipo telemóveis, leitores de mp3 etc, são coisas bastante propensas a dar mau resultado. Muitas vezes os anunciantes põem os defeitos das coisas que vendem no fim do anuncio, mas as pessoas nem reparam com a excitação de adquirir uma pechincha. As pechinchas geralmente são burlas. Aquela conversa de “preço baixo por urgência” é muito bonito, mas provavelmente é uma maneira de caçar algum ganancioso. Ninguém vai por um Iphone de última geração à venda por 100 euros, estando o dito funcional. Depois o barato sai caro.
Nota: Agora podem comentar os posts do blog com a vossa conta facebook. não se acanhem

E vocês?
Costumam fazer compras online, ou não têem muita confiança na coisa?
Alguma vez apanharam alguma desilusão com uma compra?
Vá, toca a ler subscrever, comentar e gostar no facebook, que ultimamente os leitores andam todos muito silenciosos!

[A ouvir: Suspension Without Suspense - No Doubt]
[Humor: Divertido]

3 comentários:

  1. Por acaso, sim, costumo fazer compras online, tanto em lojas, tipo fnac e wook, como a particulares, na Leilões. Até hoje ainda não me dei mal, mas também tenho noção da sorte que tenho tido.

    ResponderExcluir
  2. A única compra que fiz online foi uma impressora na staples, e era o que tinha pedido.Mas tal como tu sou uma desconfiada do caraças, e também gosto de apalpar o material e de o ver à minha frente antes de o comprar.As únicas excepções que penso abrir são relacionadas com livros, porque por vezes encontram-se boas vendas online.

    ResponderExcluir
  3. Afal
    Eu faço mais de roupa, embora tenha encomendado já mais coisas online para levarem a casa ou para levantar nas lojas.
    Inês
    Já me disseram que se fazem bons negócios nesse campo, mas nunca experimentei sinceramente.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...