segunda-feira, setembro 06, 2010

O blackbook das ex. watch and learn : CIALTM parte II

Como já devem ter percebido, relationships are hard.
Uma ideia no entanto muito engraçada é que tudo acaba quando acbamos a relação.
Nãonãonãonão!
A partir daí nasce uma nova entidade na nossa vida.
A/O EX.
E isso faz imensa diferença nas distinções, mas já falamos disto mais á frente. A conotação de ex é uma coisa estranha do género “quem é aquela/e?” “é a/o minha/meu… EX”. não chegam a ser amigos, nem namorados, nem conhecidos… são uma coisa á parte com a qual nunca há um protocolo especifico que nos ensinem de inicio.
Como eu sou um máximo lembrei-me de falar dessas entidades.
Independentemente de quem acabou com quem, acho que a coisa mais saudável para qualquer ex é dar tempo ao tempo. não pressionar conversas e até afastar-se se necessário. a partir do momento que viramos ex, deixamos de pertencer ao ciclo social interno da pessoa e não podemos reclamar um lugar ao qual não temos direito. é engraçado como é tudo muito fácil na teoria, mas na prática muita gente não siga esta regra essencial. "dar espaço".
Durante o post vou-me referir a ex no feminino mas todos estes estatutos aplicam-se tanto a eles como a elas, nesses aspectos é tudo a mesma coisa.
Para melhor entender as explicações, devo dizer que há dois géneros de ex:
As ex passivas e as ex activas. Como os próprios nomes indicam, as ex passivas são ex porque acabaram com elas, não tiveram escolha e lá vão patins, e as ex activas são ex porque elas próprias acabam a relação, porque não lhes apetecia mais brincar aos maridos e às mulheres.
Esses géneros dividem-se em vários tipos:

  • Ex cordial- São o melhor tipo de ex que se podem arranjar. pode não se acabar como BFF, mas ao menos é possível cumprimentar decentemente, falar como com qualquer pessoa e não sentir aquele constrangimento típico de todos os outros tipos de Ex que vou mencionar.
  • Ex carente- Pode ser passiva, mas geralmente é uma ex activa, que soube muito bem por os patins ao jovem, e que nem se sente mal com isso. É um tipo de ex com o qual não é muito aconselhável manter o contacto porque usa os seus ex namorados como confessionário sentimental, mostra a sua faceta mais fragilizada, deixando o seu antigo companheiro na esperança de ganhar alguma coisa para além dum cafunézito e de uma sessão de cinema em casa enquanto fala mal do namorado actual.
  • Ex amargurada – São daquelas ex que ficaram super magoadas com o ex. Exclusivamente de género passivo, levaram uma tampa enorme e mesmo assim mantém contacto com quem as deixou, deixando escondida a amargura, e só se revelam mais quando sabem que o ex namorado tem algum azar, acabando por demonstrar uma espécie de alegria não muito saudável.
  • Ex Amiguinha – Este tipo de ex é o tipo que mais me assusta. Podem ocorrer alguns casos de ex de género passivo quererem enveredar por este tipo de comportamento, mas maioritariamente são ex de tipo activo que fazem mais isto. Acabando uma relação, a comunicação entre os ex raramente é a mesma coisa. Para as ex amiguinhas é uma espécie de tortura diabólica na qual elas ainda se mostram mais simpáticas e dóceis do que quando se tinha uma relação. De um momento para o outro querem desenvolver uma relação BFF com a pessoa a quem deram/de quem levaram uma bela tampa. Por mais desconfortável e forçado que isso seja para ambos.
  • Ex Ressabiada – Este tipo de ex é super comum. Curiosamente conseguem haver algumas activas, mas são raríssimas… são quase exclusivamente passivas, não há grande distinção na atitude de qualquer maneira. São aquelas jovens que enquanto estão a namorar mostram tudo como sendo um mar de rosas, têm o melhor namorado do mundo, e não podiam ser mais felizes. Mal a relação acaba, capuff o namorado outrora perfeito desenvolve uma data de defeitos e depressa passa de príncipe a sapo. Não conseguem estar muito tempo sem referir os seus inúmeros defeitos e como estavam enganadas a respeito dele. Não é bem a mesma coisa que isto, porque bem… não é o mesmo.
  • Ex Ursa/anta- É a ex que não percebeu que já é ex. simples como um pão com manteiga. É uma anta enorme que levou uma tampa tão subtil que nem se apercebeu. Ou que é simplesmente burra que nem uma porta e que não percebe que já não são mais namorados e que não é propriamente saudável andar agarrada ao ex como se não se tivesse passado nada. Móh pedra no sapato sinceramente.
  • Ex perseguida – Okay devia ser ex com a mania da perseguição, mas pronto. É um bocadinho difícil de explicar como elas pensam de forma concreta, mas vai-se lá com um exemplo. Sendo a A uma ex perseguida, o B o seu namorado, e a C uma amiga da A, estando os dois no mesmo local, mesmo que não estejam a falar nem sequer a manter qualquer espécie de contacto é super provável que ocorra o seguinte:
    A:“O B está a olhar para mim!”
    C: “Ahm… não tá nada?! Ta a olhar pró outro lado da sala”
    A:”De certeza que está a falar mal de mim”
    C: "Okay…”
  • Resumindo, pensam que todas as acções do ex são direccionadas a elas/ com origem nelas/ feitas para de qualquer maneira afectar a vidinha delas.
  • Ex Stalker – É aquela Ex que sabe sempre onde o seu ex está. Persegue-o para todo o lado. É tipo assustador mas acontece. Geralmente em ex passivas. Sabem onde eles estão, mesmo que não estejam com eles e acabam por saber os horários deles e por aí.
  • Ex Nostálgica - O oposto completo da Ex Ressabiada, á mínima oportunidade queixa-se do que perdeu. Encontrar uma banca de cachorros quentes no meio da rua é o suficiente para despoletar todo um chorrilho de memórias intermináveis entre ela e o seu adorado Ex que era o máximo., tanto esta como a ex ressabiada perdem a noção dos defeitos e qualidades do respectivo ex, e acabam por exagerar sempre imenso. Nunca vão passear com a vossa ex nostálgica. Dá sempre em drama.
  • Ex Com Sindroma parental – Ex do género activo basicamente. NÃO as deixem aproximar-se da namorada actual. Gostam imenso de actuar como a nossa mãe (no caso deles é como nosso pai, you get the ideia) de vomitar ás namoradas actuais os nossos defeitos e de lhes querer dar dicas… só porque namoraram connosco durante algum tempo pensam que têm autoridade na matéria.
  • Psycho ex- Se começamos com o melhor, acabemos com o pior. DANGER DANGER psyduk is here (private joke xD). Espero honestamente que não tenham o azar de arranjar uma dessas. A Psycho ex é uma pessoa completa e totalmente normal durante o namoro (kinda). Mas mal acaba… metamorfoseia-se de forma drástica. Não é bem uma ressabiada porque não se limita a falar mal do ex, faz de tudo e mais alguma coisa para lhe infernizar a vida. Desde mandar sms a toda a hora – geralmente são bipolares, numas é muito querida, noutras é completamente psicótica a fazer ameaças – a fazer escândalos no trabalho do ex, a ligar para a família dele, a mandar cartas anónimas… enfim a wrecked train… ficam com ódio aos ex e maquinam todas as maneiras possíveis de lhes lixar a vida. Graças ao senhor destas só ouvi falar.
Como a minha ex actual é uma ex perseguida com um toque de ressabiada, e me vem aqui ler ao blog e pensa que os posts são todos feitos a pensar nela e com alvo nela, baseados na vidinha desinteressante dela, pois bem, tá descansada amore que isto não é pra ti. morre longe ^^
como já me referiu tantas vezes no blog dela (de forma até muito menos lisongeira que eu), acho que desta feita esta referência só é mais que apropriada ^^
E vocês? conhecem algum outro tipo de ex que eu n tenha referido aqui? podem dar sugestões de como afastar algum destes tipos de ex? que ex acham que são ou já foram? sim porque toda a gente é ex de alguém quer queira quer não.

PS: prometo que vou responder aos comments todos em espera hoje, desculpem pela demora leitores amorados xD

[a ouvir: Number One - John Legend]
[Humor: venenoso
]

7 comentários:

  1. Primeiro, humor venenoso? Ah, sim... concordo.

    Depois, escaparam-te algumas. Há quem seja simplesmente uma "ex-amiga".
    Às vezes "ex", outras "amiga", algumas-ainda que raras-são "ex-amigas". Resumidamente estas costumam ser passivas, levaram uma tampa, aceitam e como mulheres que são...são totalmente capazes de realçar o que despertou o interesse no inicio de um namoro, fazendo-se de amigas. Ele cai, volta atrás e tumba. Dá-nos um gozo enorme voltar a ser activas! :) (capixe? ou está muito confuso?)

    Uma "ex-vingativa" no final.

    Grande história, hã? Nada que eu tenha posto em prática. Sou uma "ex" muito meiguinha. Por acaso eu e o meu "ex" somos grandes amigos, talvez os "best" como se diz por aí. Há quem não entenda...

    E finalmente, há um outro "ex". O "ex-namora a costa". Geralmente é activo, mas vá se lá saber porquê afasta o peixe à moça/o, não vá querer voltar ao mesmo cais.
    Estes são os piores...

    (Gostei do template)
    (Venho cá poucas vezes, mas quando o faço é um testamento!)

    ResponderExcluir
  2. LOL :D

    É do que mais há, ex-amiguinhas e ex-ressabiadas, parece-me a mim.

    Eu quando acabo, nem falo mais às pessoas, penso que sou uma ex-desaparecida.

    ResponderExcluir
  3. concordo com a joana. tive um ex como o k ela descreveu. e neste momento tenho um ex psycho. ms a esse tipo de gente é ignorar...faz de cnta k nao é nada cmg...loool qt mais se ligar pior é...digo eu.
    eu como ex ate sou calminha. nunca xateei nenhum. fico na minha...choro...muito quando eles acabam ms passa depois. qd acabo eu é igual....ms tb sou amiga d mts ex meus. amiga mesmo. sem nenhuma intençao de recomeçar e ate ja lhes arranjei namoradas

    ResponderExcluir
  4. Deixa que te diga que adorei este post, não só pelos vários pontos de vista apresentados como pela gargalhada que dei nesse último paragrafo.

    ResponderExcluir
  5. Olha, nem sei que tipo de ex seria... eu não tive oportunidade de ser ex de alguém, mas acho que seria de uma bff até nostálgica ou hater... mas não seria uma figuuuura daquelas que perseguem porque o mundo é grande e há muito o que se fazer... só não curto estar com ex de amigas com outras, é tão argh estranho, sei lá... mania minha xD

    ResponderExcluir
  6. que brutal xD foste tu que conjecturaste isto tudo? está tão fixe... :D

    mas falta-te uma... o/a ex tarado/a ou perversa, acaba a relação pq ja nao quer o compromisso, mas continua a pedir-te sexo. ja tive disso...... -.-'

    eu acho que sou uma ex cordial e amiga. quem é meu ex tem mtaaaa sorte

    :D

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Joana
    Ah não te importes com testamentos. gosto de bons comments ;P
    Sim sim, tou a perceber podiam ser as ex predadoras tipo estão á espera da presa atacam e deixam-no lá xD
    LOL o último desconhecia. bem pra todo o caso isso há variedades que nunca mais acabam xD
    BSL
    Infelizmente é verdade xD
    Txéé esqueci me das ex invisiveis, xD era isso mesmo que descreveste xD
    B
    LOL beme u já comentei o meu caso mais recente. é o que eu faço, acho que eles ficam mais lixados com isso do que quando damos atenção, sempre lhes alegramos a vida quando nos lembramos deles xD.
    Loira
    tanta razão tive que já recebi um post de resposta, pelo que me vieram dizer xD. eu tenho um dom. com uma frase consigo despoletar o melhor e o pior nas pessoas xD (se não tivesse desactivado os comments anónimos iam chover comments simpáticos aqui xD)
    Ana
    LOL serias portanto uma... ex indecisa xD
    Claudjinha
    Sim, conjecturei. inspirei-me em filmes séries livros e um bocadinho na vida real (nalguns amigos e amigas minhas).
    LOL bem esse ex perverso (Agora q li o teu comment é que percebi uma coisa que me tinha escapado xD) não conheço nenhum caso... mas realmente ficava ali bem xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...