quinta-feira, setembro 09, 2010

Lá vem Setembro

Chegada a esta altura do ano a tv entope-nos com reportagens de criancinhas a regressar ás aulas, escolas fechadas e preços de manuais escolares.
E cheguei a uma conclusão extremamente importante e necessária para as vossas vidas:
  • Os putos de hoje em dia não sobreviviam 2 dias no nosso tempo de aulas (digamos os 90s para ser mais específico)
Okay, não havia Internet. os pcs que haviam na altura eram coisas que faziam mais barulho do que um aspirador actual, telemóveis? qué isso? só algumas pessoas da elite é que tinham. pessoas com "problemas de aprendizagem"? pois tá bem , no nosso tempo era tudo apelidado de preguiçosos - tirando as dislexias e problemas que são de facto coisas que dificultem a aprendizagem -e sinceramente continuo a achar que até é verdade, professores a andarem cos putos ao colo ? sim tá bem.
Não estou com isto a dizer que no meu tempo era tudo péssimo.
não era.
era bom, e mesmo n sendo nada de especial (eu tenho a noção que aquela ideia do antigo ser o melhor nem sempre se aplica) e a gente era feliz. não tínhamos necessidade do que não havia e acho que até acabamos por ser uma geraçãozita porreira.
as crianças de hoje em dia são super protegidas e mimadas e acabam por fazer o que lhes dá na gana, porque lhes permitem tudo.
depois admiram-se de haver aquelas cenas deploráveis de pitas atrasadas mentais á porrada com uma professora por causa de um telemóvel.

E pronto ao entrar por estas filosofias, acabei por pensar no meu próprio caso.
Digam-me o que disserem, para mim o dia mais importante ligado á minha educação escolar - a nível emocional pelo menos - foi o meu primeiro dia de aulas, os outros regressos às aulas são bons mas nunca ultrapassam aquela coisa que o 1º dia do 1º ano de escolaridade tem em nós, a ânsia de aprender (estamos basicamente em branco, sem conhecimentos nenhuns quase e queremos desesperadamente aprender)
Como é óbvio a certa altura dei por mim a pensar “eish… ainda há uns anos estava eu a ir ter o meu primeiro dia de aulas EVER”. Hoje fiz a conta… E já lá vão 14 anos (portanto em 1996).
Como me deu um ataque de semi nostalgia (uma coisa… pfuuu raríssima) peguei e fui ao “baú” e encontrei os meus livrinhos de 1º ano, muito velhinhos, todos lascados e cheios de autocolantes, tal como os deixei:

Cliquem para aumentar

E ao desfolhá-los lembrei-me do gozo que me dava aprender. E como tudo era novo e excitante. Como aprendíamos o mundo ao nosso redor de uma maneira mais… efusiva, como só os putos sabem fazer… e eventualmente lá me veio uma memória antiguinha no meio das páginas, uma memória impagável da minha maravilhosa experiencia de 1º dia de aulas. Que claro, como me mete ao barulho não podia ser uma coisa normal.
Posso não me lembrar de mais nada muito concreto do 1º ano (14 anos já é algum tempo pra eu me lembrar de tudo o que se passou) mas consigo sempre lembrar-me disto como se fosse ontem:
Era Setembro e estavam dezenas de putos á porta da escola primária dos brejos, e lá no meio rodeado de criacinhas assustadas agarradas ás mãos das mães, estava eu com os meus caracolitos semi loiros (eu em tempos fui loiro, mas ui, onde é que isso já anda) agarrado á mão da minha mãe que na altura estava prestes a ter um ataque de prantos (como aliás todas a mamãse e papás ali). E vieram duas professoras bonacheironas que disseram aos pais que eram horas. E a minha mãe pega em mim, e vai-me deixar na sala… errada.
Tive lá o dia todo na turma errada (e suspeito que no ano errado, mas já não me lembro mesmo) sem conhecer ninguém, e sem ninguém reparar em mim (nem quando fizeram a chamada e o meu nome não estava na listinha).
E no dia seguinte, a minha professora legítima - A querida dona Aline... que saudades da senhora - apanhou a minha mãe (com a quem já a tinha falado) e perguntou lhe se eu tinha estado doente ou assim, porque não me viu no dia anterior.

É por estas e por outras que vou precisar de terapia quando for velho.

Mas brincadeiras á parte, tenho saudades da primária.
Não por a matéria ser fácil, não por termos menos peso programático e menos pressão, mas pelas parvoíces que fazíamos.
Os casamentos no recreio. Brincar ao mc donalds com hambúrgueres de lama, dançar o é o bicho do iran costa (ok é super piroso mas na altura... dêem o desconto xD) ás navegantes da lua e ao dragon Ball no recreio (e ver a nossa coleguinha Rosa Maria a rachar a testa a tentar imitar uma dessas personagens xD).
E quem não fez nada do género foi concerteza uma criancinha extremamente infeliz.

E vocês? Guardam ainda alguma coisa (material, não são memórias) do vosso 1º ano? Ainda se lembram do vosso 1º dia de aulas?Ou de alguma coisa engraçada que tenha acontecido num regresso ás aulas? Alguém apanhou estes livros na primária para além de mim? Ainda mantém contacto com muitos amigos desse tempo ? Ansiosos pelas aulinhas xD? comentem o tema ;)

[a ouvir: Until you got love- Jon Maclaughlin] ----> nome mais complicado evah xD
[Humor: Nostálgico
]

11 comentários:

  1. Em 1996 estava eu a acabar o liceu.

    ResponderExcluir
  2. Um post que me pos a reflectir e a recordar esses tempos e ja la vão alguns anitos!!!

    Eu tenho td o material escolar(livros, cadernos...) de todo o . meu percurso academico que ainda não acabei(vá, eu sei que é mt coisa, mas não me consigo desfazer deles)
    Não tive o bambi tal como tú, mas tive os pequenos leitores que era o manual de português!!!
    Ainda estes dias, comentava que no nosso tempo não havia nada de Magalhaes nem inglês logo no primeiro ano e mesmo assim conseguimos apreender e fomos mt felizes!Quanto a telemovel so tive no 6º ano e era um motorola
    Qt ao primeiro dia de aulas, lembro-me de um miudo que mal a mae se foi embora começou aos pontapés a porta e a chorar...
    Ainda mantenho contacto com quase todos, porque tive a sorte de os ter ao meu lado no básico e secundário. Alguna deles tornaram-se os meus melhores amigos.

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia... eu sabia que havia em ti qualquer coisa de Loiro, só podia.


    Eu não me lembro do meu primeiro dia de aulas, lembro-me de alguns regressos e de um episódio muito fixe na 1.ª classe:

    Quando um colega me deu com uma pedra nas costas e eu fui para casa a chorar, chegada lá a minha mãe voltou a trazer-me à escola e disse "É a última vez que isto acontece, aprende a defender-te sozinha" (note-se bem que isto foi dito a uma miuda com cara de anjo, 6 anos, filha única, cara de anjo e cabelo loiro aos caracois), no dia seguinte empurrei-o para o rio. E foi nesse dia, foi nesse dia que comecei a intimidar os homens.


    Ai... que trabalheira a escrever isto (ainda por cima já fiz um post sobre isto, mais valia ter feito o link)

    ResponderExcluir
  4. Também tive esses livros!

    Temos a mesma idade :)

    ResponderExcluir
  5. Opa...

    Tenho algumas coisas aqui a apontar. a primeira,não vais gostar, mas vou dizer na mesma xD não é "á", nem "ás", mas sim "à", "às"... não aprendeste isso na primária, ohhh? =P não leves a mal, mas já tenho andado pra te dizer isto há tanto tempo, mas neste post da primária é que se enquadra bem =P

    agora a sério... todo o mundo diz que se lembra do seu primeiro dia de aulas ever, e eu penso.. devo ter tido um trauma qualquer nesse dia, porque não me lembro de NADA, a minha mente simplesmente apagou isso... claro que me lembro de algumas coisas da primária, mas o primeiro dia é algo que me escapa...lol

    também às vezes vou ver os meus livros dessa época.. todos riscados e quê.. xD

    estou mesmo a imaginar-te puto inocente com caracóis loiros à nora na turma errada... TÃO FOFINHO!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. de momento só tenho uma amiga que consegui manter desde o 1º ano. Mas tive uma outra da qual apenas me separei no 10º ano (se bem que a relação que tínhamos era um pouco hostil para ser chamada de amizade...).

    Na verdade não me lembro do primeiro dia e tenho imensa pena disso.

    Lembro-me de partes de algumas aulas e do dia das provas de aferição.

    Os meus livros eram iguaizinhos a esses!!

    E também brincava às navegantes da lua. E aos médicos, e à macaca e ao macaquinho chinês e ao bom barqueiro e à mãezinha dá licença etc etc hahaha

    ResponderExcluir
  7. Ohh que saudades desses tempos *.*

    Eu tenho ainda algumas coisas guardadas, mas pouquinhas pq com o tempo foram ficam bastante degradadas :( Mas guardo todas as memórias na minha cabeça e no meu coração :) Os amigos que fiz, as histórias que inventávamos, as brincadeiras que faziamos, enfim.. tudo! Foram optimos tempos, lá isso foram :D

    ResponderExcluir
  8. em 1996...que raio estava eu a fazer nesse ano ????nãó faço mesmo a mínima , mas sei que devia tar-me a divertir a brava, pois nesse ano tinha 1 granda grupo de amigos , grandas doidos , do melhor.que saudades...ainda na semana passada fiz dezenas de veses a mesma pergunta.o que fazias antes de ter telemóvel?e não é que demoravam,a brava para me responder?e outros nem se se lembram , parece que a nascemos com o raio do bichinho...

    ResponderExcluir
  9. EU já estava com alguma nostalgia por causa de não ir para mais um ano de aulas...

    è que bate mesmo uma saudade destes tempos de miduos ... eu acho que sabia melhor do que agora.. apesar que eles se divertem À maneira deles...


    O iran costa, foste ao pontinhooo mágico :D

    ResponderExcluir
  10. O que me faz mais confusão, são os miudos praí com 10 anos a exigirem telemoveis todos XPTO's aos pais. Alias, a exigirem tudo de novo e do melhor que há. A geração de fins de 90 e 2000 está muito estragada.

    ResponderExcluir
  11. Dora
    A sério? Ai já me sinto mais jovem e fresco como uma alface xD
    O meu reflexo
    Eu tenho os livros todos também... e alguns cadernos, xD. gosto imenso de ir lá desfolhar de vez em quando...
    Não tiveste o bambi? eu acho q também tive o bambi de estudo do meio... mas não o encontro em sitio nenhum xD.
    é o q eu digo, quanto mais se tem pior é.
    Tenho algumas amizades desse tempo também!
    Vera/Loira
    Yup eu sou um loiro interno... well isto soava melhor na minha cabeça mas pronto xD.
    LOOOOOOOOOOOL Porra loira assassina xDDDDD.
    tou a imaginar tu a meteres-lhe pedras nos bolsos e jogá-lo à agua enquanto te rias maléficamente xD
    Joana
    a sério? que fixe!
    Claudjinha
    tens toda a razão quanto à tua correcção, mas é uma coisa que faço sempre, e sei que está mal, mas esqueço me xD.
    Eu só me lembro do primeiro dia de aulas mesmo pela beleza de situação xD.
    E sim eu era um anjinho xD
    Sabor Adocicado
    Eish a mãezinha dá licença! já n ouvia isso há ANOS! tb brincava a isso xD.
    Sofia
    Eu tenho um cuidado parvo com as coisas, vou ver d vez em qd pa ver s tá tudo bem e assim xD.
    nostalgia boa esta ^^
    Mythic
    Isso é que importa, divertires-te bastante xD.
    isso o telemóvel é vicio porque nós deixamos que seja.
    Sea
    LOL acho que compreendo um bocadinho o teu caso... e o iran costa era um sucesso xD
    MartaP
    Eh pah e cada vez vão ficando mais. tenho uma primoca que com menos 3 anos de vida do que eu já teve o triplo dos telemoveis, e já vai prai no 3º pc portátil pq os escaneca todos... e os papás continuam a dar mais. e depois admiram-se de a miudagem andar mal educada...

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...