segunda-feira, setembro 20, 2010

Ricardo is open for business... quer dizer o blog é que está... eu não estou "aberto" xD

Bem… já faz 5 dias que não posto.
Mas eu avisei que ia ser assim, não se preocupem que não bati a bota xD
E não deixei de postar por falta de vontade. Foi mesmo por falta de inspiração. Cheguei ao cúmulo de começar um texto, apagar tudo e recomeçar prai umas… umas 4 vezes! 4! Mas pronto, já passou. e já tava com saudades vossas sim?
Finalmente já me consigo concentrar o suficiente num assunto para escrever. Notas aparte, vamos lá ao que interessa
Neste "Hiato forçado", acabei por chegar a uma conclusão interessante.
Ter um blog é precisamente o mesmo que ter um negócio.A sério.Toda a noção de ter um blog é extremamente comercial, se pensarmos bem.Temos os “artigos”, que neste caso são os posts, que expomos na “loja”/”estabelecimento” que é o blog.
Como os negócios não são nada sem os seus clientes, também nos blogs os há.
Temos diversos tipos de Clientes,
after all é como num negócio.
  • Temos os clientes curiosos que mexem, remexem, olham tudo (metaforicamente falando é o mesmo que lerem tudo e mais alguma coisa) mas não levam nada nem contribuem para a riqueza do blog (os vulgos não comentadores, que lêem o blog mas não comentam);
  • Temos os Clientes que vêm ao estabelecimento especificamente em busca de algum “artigo” que tenhamos em exposição, e direccionam a sua atenção para esse mesmo artigo (vulgos leitores temáticos, que gostam de determinado tipo de posts e os comentam quase sempre);
  • Temos os Clientes insatisfeitos. Mexem em tudo pegam num ou outro artigo e mesmo vendo que não é o que querem pegam e reclamam sobre isso (os chamados leitores desocupados, que não gostam dos posts, nem do blog, mas os vêm comentar de forma depreciativa sem acrescentar nada de construtivo);
  • Temos os clientes membros da loja ou com cartão cliente (os seguidores) que acabam por de certa forma estabelecer uma espécie de ligação com o vendedor (moi) e que vêm de forma recorrente ao seu humilde estabelecimento
…e como num negócio, os clientes (leitores) desde que se sintam satisfeitos com o serviço, acabam por divulgar para outros possíveis clientes, aumentando a clientela e a afluência ao estabelecimento em questão.
Mas pensando de forma comercial…
os “Clientes” não caem do céu…
Por isso o “vendedor” tem que recorrer a várias ferramentas de divulgação… por exemplo temos as “campanhas publicitárias” que vão desde campanhas mais subtis até às mais evidentes, como exemplos, os tão famosos selinhos que se passam de forma viral de blog em blog (e que acabam por atrair um ou outro curioso ao blog que os ofereceu ou a quem os criou, se creditados devidamente) , os buttons dos blogs - aqueles gifs animados que se clica em cima e se vai dar directamente ao blog em questão - que damos a algumas pessoas para colocar no blog delas se nós colocarmos o button delas no nosso blog (por acaso ando há uns tempos com vontade de fazer um button para cravar a algumas pessoas que ponham no blogzinho adorável delas porque sei que são todas umas óptimas pessoas ^^), os concursos e posts com uma vertente mais interactiva (que podem ser feitos só por diversão, mas acabam por funcionar como óptimas ferramentas de divulgação se pensarmos nisso)
E nada disto é condenável.
É mesmo a maneira como funciona.

Outra faceta dos negócios é a possível recruta de colaboradores.
a.k.a. parcerias. Isto acontece quando o dono do “estabelecimento” navegando por outros estabelecimentos onde é o cliente se depara com alguma coisa que lhe possa ser proveitosa para o negócio próprio… pode ser um artigo peculiar que tem o estilo do dono do tal estabelecimento, todo o aspecto do estabelecimento ou o que seja.Se sentir que a presença dessa pessoa no seu estabelecimento é benéfica pode sempre criar uma parceria que beneficia os dois (mas particularmente o blog em que o parceiro entra, after all is business) deixado que essa pessoa contribua no blog.

Por fim temos as ferramentas especificas as stats ou estatísticas, que nos deixam ver o que é mais “comprado” - seguindo a simbologia do negócio. – Pelos leitores, bem como os pontos de acesso ao estabelecimento -é uma ferramenta útil se se preocuparem com números… o que não é bem o meu caso, gosto mais de ver as pesquisas idiotas que vão dar ao meu blog como por exemplo na imagem ao lado, onde podemos ver as estatísticas deste mês… e ver que uma das visitas deste mês resultou da pesquisa totalmente válida “Sónia Araújo anda a Foder Jorge Gabriel” totally classy – e tudo isto vem incorporado com o Blogger.
Pelo menos a mim apareceu-me no outro dia xD.
Claro que como tudo, Quanto mais popular o negócio mais clientes se tem… e às vezes ter muitos clientes - tal como num negócio normal – leva a um desleixe por parte do vendedor, na qualidade dos artigos (é por isso que se vê bons blogs a renderem-se aos posts completamente desenxabidos porque já têm garantidos 5746546874687 comentários mal acabam de postar um post de uma frase)
Concluindo temos os lucros.
Por mais que eu leia muito bons blogs a dizerem “ah e tal eu fiz o blog por mim, porque me apetece escrever” ou que “não querem saber de comentários ou de leitores”
BULSHIT!!!!!!!!!!!
Se fosse assim escreviam um diário.
Ninguém lia, e acabavam por escrever à mesma.
Escreveram o blog porque querem ser lidos, porque querem lucrar.
E lucram como?
Com os comentários.
Não é tanto uma questão de quantidade como de qualidade (sim porque ter 546754 comments num post só a dizer “ai que lindo”… dispenso completamente), mas todos nós queremos te leitores … okay “clientes” que comprem os nossos artigos (leiam os nossos posts) e que de certa forma gostem do que vêm e que se sintam impelidos a vir mais vezes cá.
E é bom, é uma espécie de simbiose necessária.
E eu adoro muito os meus leitores que perdem tempo a ler e a comentar os meus posts, e que até gostam

Antes de mais espero que não se tenham perdido na minha metáfora xD.
Já alguma vez tinham pensado nesta analogia? têm alguma outra com que identifiquem o vosso blog? Vá partilhem! xD(agora para comprovarem a minha teoria de que gostam todos muito de mim, entupiam-me a caixa de comentários sim?)

[A Ouvir: Energy- Keri Hilson]
[Humor: Metafórico(acho que se nota, não?)]

7 comentários:

  1. manter 1 blog e muito mais complicado que parece , pois temos que por coisas que agradem a gregos e troianos ou então la se vai o peixe pra outra praia, dizem que o microblogs(menos de 100 visitas/mês extinguem nos primeiros 6 meses, devido a fraca afluência e teem , sedo destas 100 visitas 60 do próprio dono, a que vender bem o peixe pra atrair clientela , ma para isso ja requer mais tempo e dedicado ao blog, pesquisa, criação de textos /layout...enfim ou se tem paixão pelo blog e estamos empenhados nele ou o melhor e achar ou e melhor arranjar outro maluco pra nos ajudar tal como eu fiz...

    ResponderExcluir
  2. ai que lindo post :D..
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    ihihih ;P

    Tens tda a razão é cm um negócio, mas o meu ultimamente anda closed for business lool eu começo milheeeentos textos, depois não os acabo, os que acabo acho que alguns não tem qualidade para ser postados ou são mt pessoais <.<
    Deiem um disconto trabalho 8h por dia tive 15 dias de ferias desde que sai das aulas T.T
    Je é do tipo que lê.. mas nem sempre ta com pica de comentar xd

    um dia destes volto ao activo
    hasta

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo...hehehehehehe

    eu venho ca todo o santo dia e nao me canso. adoro mesmo o teu blog. por isso me associei a ti. tens ideias fantasticas e muito bom humor. es excelente

    ResponderExcluir
  4. Ricardo...essa analogia está simplesmente genial! GENIAL!!!!! :D é tudo o que tenho a dizer...parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. olha outro template novo! Cute! Gostei!

    ResponderExcluir
  6. Sinto-me horriveeeeel e a filha mais desnaturada deste mundo e do outro! Sou uma cliente desnaturada! Venho aqui, leio todoooos os post e nunca comento ;_; e agora deixas te me a sentir mal xD Mas tb nunca tenho nada a dizer a não ser "concordo inteiramente c tudo o q foi dito" e isso não é la grande comentario xD MAS PRONTO, agora fiz um comentario +ou- xD Vou-me masé pisgar q ja tou paqui a divagar xD
    **


    (Bá aka Bahnny)

    ResponderExcluir
  7. Mythic
    É verdade pah, e às vezes tens de pensar se poderás ou não atingir os leitores com os posts. é como digo, é mesmo o mesmo que ter um negócio. o cliente pode não ver em 1º mas vem no top 3.
    Cruz
    *olhar assassino*
    LOL (acho que não se diz closed for business, acho q é out of business, mas n tenho bem a certeza)
    *foge a rir maléficamente*
    Eu compreendo a tua dor. qd andava a trabalhar á noute havia dias que só queria era dormir e n podias (vocÊ sabe como são as coisas cá por estas bandas, sabe a que me refiro xD)
    B
    Grazile Mille
    Claudjinha
    Obrigado ^^ eu sou um génio *cof cof*
    Dora
    ainda bem que gostas
    Báh/Castanha Clara (embora continues a ser loira pra mim xD)
    um dos meus dons passa por isso ^^ fazer as pessoas sentirem-se culpadas MUAHAHAHAHAHAH xD. a sério não há problema. já leres é bom ;)

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...