quinta-feira, dezembro 16, 2010

Atitudes modernas - pt.III

Hoje em dia está na moda ser rebelde.

As regras são coisas vis, que devem ser abatidas a todo custo, e contra as quais se deve remar com todas as forças, o que interessa é mostrar a toda a gente que estamos nas tintas.

Sendo eu um amante de todo o tipo possível e imaginário de liberdade, tenho um bocadinho de maior tendência para me dar mal com regras em excesso, entro em choque com elas se vão de encontro aos meus vários tipos de liberdades … mas isto não faz de mim um rebelde.
Nem eu tinha paciência para o ser.

As regras são uma coisa que sempre existiu.
Uma conjuntura de acordos que permitem à sociedade funcionar de forma sustentável até certo ponto. Regras de etiqueta, de comunicação, de condução, de linguagem (ortográficas, fonéticas e por aí).

E é do conhecimento geral, que quantas mais regras se impõem, maior é a tentação para quebrarmos uma ou outra só pelo gozo de estarmos a fazer algo que possa ser considerado errado (e é daí que vem o provérbio “o fruto proibido é sempre o mais apetecido”) é normal quebrar uma ou outra regra de vez em quando, quanto muito pelo nosso bem-estar mental.

Hoje em dia as pequenas infracções são cada vez mais insuficientes.

Hoje em dia o certo é ir totalmente contra o sistema! Declarar independência, quem é que pensa em cirroses? Pessoa que vá sair à noite e beba dois copitos é fraca. O ideal é apanhar uma bebedeira suficientemente forte para receber uma lavagem de estômago .

O que é bom é ser-se mau.

Hoje em dia existe uma espécie de cadastro pessoal.
No qual se contabilizam as boas e as más acções. As acções “certinhas” e as acções “desafiadoras” e o que conta mais aos olhos de toda a gente é sermos maus, mostrar que fazemos o que queremos porque queremos sem ligar a regras ou ao bem-estar alheio.

O errado e o certo mesclam-se com uma facilidade cada vez maior e a confusão é geral.

As pessoas mais cool são as que fazem as coisas mais horríveis e não se importam com isso. Pessoas que desafiam a lei pela adrenalina e não querem (supostamente) saber

Ainda há uns meses vi uma reportagem sobre o consumo de álcool por parte dos jovens hoje em dia. E sinceramente fiquei muito chocado a ver pirralhagem de 12/13 anos PODRE DE BÊBEDA, e eu a olhar para eles, com quase metade da minha idade, a vomitar as entranhas em frente à câmara, muito satisfeitos da vida como se fosse perfeitamente normal. Porque basicamente estão a ser uns belos rebeldes.

Com 11 anos, a imagem suprema de rebeldia que me passava pela cabeça era fazer uma tatuagem… ou comprar uma mota… ou ter um blusão de cabedal.
Mas nunca imaginava isso tudo ao mesmo tempo, era demais para mim.
Aqueles miúdos, pensam estar a fazer uma coisa óptima porque ainda estão naquela fase conturbada da ansiedade por serem maiores.
Por mostrarem que fazem o que os mais velhos fazem, mas de algum lado eles vão buscar o exemplo.

No entanto, muitas pessoas que sentem cada vez mais essa necessidade de serem rebeldes, já passaram há muito a idade de quererem crescer à força.

Um rebelde há uns tempos era alguém que ia contra as regras (geralmente as mais descabidas) sem medo das consequências.
Agora é só um pobre coitado que vai contra as regras como um toiro vai contra o toureiro, só porque elas estão ali e ele aprendeu a odiá-las.

Acho que vem tudo de uma grande necessidade de auto afirmação.
Os rebeldes mostram-se inconformados para que os vejam como pessoas de valores fortes.
Mostram-se indiferentes para darem toda uma aura de superioridade, e fazem coisas que as pessoas não fazem pela necessidade de mostrarem tão desenquadrados quanto se sentem.

Nasceu por isso um novo grupo social: os pseudo rebeldes.
O pseudo rebelde comum está basicamente perdido no mundo.
Como não sabe bem o que quer da vida ou que rumo seguir, resolve tomar o caminho fácil, e revoltar-se.
O pseudo rebelde existe basicamente para mostrar o quão inconformado está. Na realidade essa inconformidade serve de desculpa para fazer e dizer as coisas mais inconvenientes e até mesmo ser mal-educado, como se as regras fossem um entrave À comunicação.
Uma pessoa que se recuse a seguir essa corrente, é automaticamente apelidada de aborrecida (ou “careta” em Brasileiro) pelos pseudo rebeldes.
Não digo com isto que gosto de pessoas demasiado certinhas… até me dão enjoos. Mas podemos ser perfeitamente um meio-termo, sem exageros.

Eu nunca me droguei. Nem tenciono. Dei uma vez uma “passa” num charro.
E não me caiu bem nem mal. Soube-me a fumo e dispensei repetir a dose. Isto deve fazer de mim uma das pessoas mais completamente desenxabidas deste planeta. O melhor era eu já ter uma pequena adição a Cocaína… dava-me logo um outro status.

Os pseudo rebeldes irritam-me imenso, porque têm sempre aquela atitude desdenhosa face a todas as outras pessoas, como se fossemos cordeiros a ir para o abate, simplesmente porque nos recusamos a fazer coisas para chamar a atenção sob o quão desinteressados pelas opiniões alheias somos. Quando na verdade são eles próprios que se importam mais com o que possam pensar deles.

A pseudo rebeldia é muitas vezes um escape, uma desculpa para se fazer e dizer as coisas que não se tem normalmente coragem para fazer ou dizer. E pelo caminho ainda é giro ser-se uma má influência, porque bad boys and bad girls sell.


Nota não relacionada em nada com o texto 1: A Joana está a vir hoje para baixo. Ou possivelmente está a chegar a casa. Ou possivelmente a sair agora de Mirandela. E eu acho que já nem vou dormir nada hoje. Ainda não lhe pus a vista em cima desde que foi lá para cima. Acho que lhe vou dar um abraço esmaga costelas quando a vir.

Nota não relacionada em nada com o texto 2: YEAHHHH 100 SEGUIDORES!!!!!! OBRIGADO MINDHELP

E vocês?
tê reparado nesta tendência para criarmos pseudo rebeldes?
O que acham que suscita este comportamento?
Já se depararam com muitos pseudo rebeldes?
Que formas é que vêm que as pessoas usam para mostrar a rebeldia? forma de vestir, agir,whatever?
O que vos irrita mais nos pseudo rebeldes?
Que tipos de pseudo rebeldes conhecem? Há por exemplo os pseudo rebeldes que lutam contra o tempo. Quem é que nunca apanhou aquelas cinquentonas assustadoras à caça de homem? Ou os velhotes reformados a flirtar com mulheres da idade das netas? Too sad
Consideram-se rebeldes?
Acham que se perdeu a noção de rebeldia? E acham que muitas vezes se usa a desculpa de ser rebelde para se poder ser mal educado?
Comentem, leiam e subscrevam

[A Ouvir: Stutter -Maroon 5]
[Humor: Elétrico ]

7 comentários:

  1. Pseudo-rebeldes (boa a expressão) sempre houve. Já todos o fomos...

    Ainda me lembro da inveja que me faziam colegas que, na queima, emborcavam 1 cerveja e ficavam em coma alcoolico. Enquanto eu tinha que gastar uma pipa de massa para chegar ao mesmo ponto...

    Rebelde é outra coisa...Outro patamar. Para chegar lá tem que pensar...Como isso anda...Já não há muitos rebeldes...

    ResponderExcluir
  2. Se te achas "desenxabido" e chegaste a dar uma passa num charro, imagina o que me devem chamar a mim que nunca toquei sequer num cigarro normal!

    Ponto alto de rebeldia - querer ir ao cinema à noite aos 12 anos e voltar a pé para casa sozinha! Isso e talvez ter bebido uma imperial às 9h enquanto praxava caloiros! =P

    Quanto à rebeldia - passa-me ao lado: prefiro saber quem sou, o que quero e ir definindo o caminho para lá chegar sem ligar aos "pseudos" do mundo.

    x x x

    ResponderExcluir
  3. Só tenho a dizer que eu tenho um prazer mórbido, que é chocar as pessoas, seja dizendo ou fazendo coisas. E regras são feitas para serem quebradas... rs... Sempre que posso eu quebro uma... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos 100 seguidores :)
    Quanto ao post, isso é uma tendência de rebeldia caminhando para a má educação. Agora tornou-se fixe ser mal educado :S Mas pronto... é nisto que vivemos.

    ResponderExcluir
  5. Um pouco de pseudorebeldia nunca fez mal a ninguém. :)

    Quando somos mais novos, aparece mais, depois com a idade vai diminindo.

    *

    ResponderExcluir
  6. É muito cool ser rebelde, mas só enquanto os papás sustentam a coisa lol. Depois passa-lhes depressa :D

    ResponderExcluir
  7. M.
    Por acaso não passei por essa fase da rebeldia. achei que dava muito trabalho xD. pois, as pessoas são rebeldes sem causa. é mais isso.

    Ninixe
    LOL eu até me acho maluco. mas pros pseudo rebeldes sou desenxabido. xD. Fumar sabe mal xD.

    Dama
    LOL sua rebelde xD! nah, pode ser só sádica mesmo. ou satírica xD

    Jessica
    Arigatou;)
    é. mal educados são grande parte deles -.-'

    BSL
    Pois o problema é que hoje em dia não há moderação.

    Cueca
    puseste o dedo na ferida xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...