terça-feira, dezembro 14, 2010

O Ricardo e as Dietas

As balanças do Modelo são diabolicamente mentirosas.
Sim, hoje fui-me pesar.
E quase tive uma síncope.

Gosto do pormenor de até a publicidade no msn falar em dietas xD. cliquem para aumentar

Seguindo o ticket que aquilo me deu, engordei 5 quilos.

Em um mês.

Provavelmente aquilo deu-me mais dois ou três quilos do que o que eu peso efectivamente, mas pronto.
Começo a achar que estive grávido e ninguém me avisou.
Embora não seja fanático pelo peso, dispenso ficar gordo.
Sim, G-O-R-D-O.
Nem me venham cá com coisas de belezas interiores e auto-estima e blablabla que mesmo havendo muita gente gordinha que é efectivamente gira e se sente bem com a sua imagem, dispenso completamente juntar-me às fileiras.

Como não tenho ainda a coragem necessária para me meter num ginásio, e deixar de comer não me parece uma opção muito viável, resta-me fazer uma dieta.
As minhas dietas são muito simples.

É só deixar de comer doces.
E molhos.
E fritos.
… Ok não são assim tão simples, visto que eu sou guloso como o raio.
Aliás fazer uma dieta é tudo menos simples.
Pelo menos uma dieta de corte do que quer que seja.
Uma dieta divide-se em 7 fases.
  1. A fase da tentação constante – Quando se começa uma dieta, é incrível como se passa muito mais vezes no supermercado pelo corredor que contém aquilo que não se pode comer do que numa ocasião normal. No meu caso, passo 50 vezes no corredor dos chocolates mesmo que vá comprar uma lata de atum e farinha de milho. Já me aconteceu ficar lá tanto tempo que aparece uma empregada a perguntar “precisa de ajuda?”
  2. A fase da ressaca – A saudade é tanta que se olha mais fixamente para alguém que esteja a comer algo que não se pode comer do que o socialmente aceitável. Há uns anos fiz a mim mesmo a promessa que não ia comer chocolates até ao natal. Estávamos a meio de Outubro. Os meus amiguinhos todos aproveitaram para enfardar chocolate como se não houvesse amanhã. E eu fazia o maior olho gordo possível quando os via a comer. Mesmo assim consegui ficar esses quase dois meses sem tocar em chocolates (e em porcarias no geral)
  3. A fase da nostalgia – começa a pensar-se no que se comiam dantes. No quão delicioso era aquele Big Mac a nadar em molho, e as batatas fritas gordurosas. Ou na delicia que é um sundae de chocolate. E ficam as saudades, que podem levar a uma recaída.
  4. A recaída – Sim. TODA a dieta tem a sua recaída. Acontece numa fase em que se está completamente seguro da ideia de não comer o que não se pode. Afinal é para o nosso próprio bem… não é? O problema é que nessa fase, acontece sempre sermos postos á prova. E aparece alguma coisa que não se devia comer mas vem logo à cabeça um “é só desta vez” e pronto.
  5. A fase da culpa – Depois da recaída penalizamo-nos, pelo menos psicologicamente. Andamos extra rigorosos connosco mesmos depois da recaída, sentimo-nos mal por termos tido pouca força de vontade E achamos que se nos esforçarmos mais, não faz mal. Isto dura muito pouco tempo.
  6. A fase da rebarba – Quando menos se espera, começam a surgir de todos os lados as coisas que não se podem comer. É basicamente tudo psicológico, uma impressão, mas dá a sensação que as coisas “proibidas” se multiplicam nos armários. Da última vez que fiz uma dieta sem doces, apareceram 3 caixas de rebuçados, um pacote de bolachas e umas quantas tabletes de chocolate. Ia dando em maluco.
  7. O fim da dieta – A dieta dura até a pessoa sentir a necessidade de a continuar a seguir. Não é o correcto, mas é assim que se processa. Mal o objectivo primário é atingido, 90% das pessoas não querem saber do “manter” e cortam radicalmente com o sacrifico.

Durante a minha parca vidinha, já me deparei com milhentas dietas “milagrosas”.
Todas prometem o mesmo, resultados muito rápidos e eficazes.
A dieta das sopas, a dieta dos líquidos (tive uma professora, que mesmo sendo uma querida era uma idiota, e resolveu fazer esta dieta com chocolate liquido, gelado derretido, leite com chocolate, e por aí. Engordou meia dúzia de quilos xD), a dieta da carne, a dieta do frango, a dieta do marisco, a famosa dieta das saladinhas… e por aí.
É a vontade do freguês.
E as pessoas acreditam sempre para a minha grande surpresa em tudo.
Se agora se espalha a noticia que comendo caroços de maçã se perde peso, é o novo furor instantâneo.
Porque as pessoas desesperam por resultados
O que eu sei é que a única dieta que acaba por não fazer bem é a que evita os excessos, do que quer que seja.

Já estou a ver depois do natal que vou outra vez passar por estas fases todas, para regressar ao meu peso do costume, o peso ideal.
É mais uma questão de saúde do que de vaidade.
Até lá é enfardar mesmo.

Nota: O autor acha muito mal que se obrigue implicitamente as pessoas a serem magricelas e escanzeladas. O que não o impede de querer ficar num meio termo.

E vocês?
Sentiram sequer necessidade de o fazer alguma vez?
Já fizeram uma dieta?
Se sim, passaram por estas fases todas?
Conhecem muitas dietas estapafúrdias? Exemplifiquem.
O que acham que leva as pessoas a acreditar cegamente nelas?
Partilhem um episódio engraçado de época de dieta aqui na caixa de comentários, ou alguma coisa relacionada com o tema.

[A Ouvir: Wishing well - Anastacia]
[Humor: Maluco]

11 comentários:

  1. perdi desde o final de setembro 5/6 quilos e só não perco mais porque a minha mãe anda a sabotar a dieta por achar que não devo perder mais peso.. só tentações....

    não sei se é só uma questão de estética... na verdade sempre me senti mal por querer vestir isto e aquilo e achar que me ficava mal... mas esta dieta começou essencialmente por andar em baixo e descobrir na perda de peso algo que corria bem, uma sensação de auto controlo fantástica..agora estou um pouco obcecada com o assunto e revoltada por não me deixarem perder mais 4 quilos... enfim.. também não quero deixar isto escapar do meu controlo por isso compreendo

    ResponderExcluir
  2. Treino Krav magá
    bebo 2 litros de água
    Sou seguida pelo melhor nutricionista deste país
    como o que quero no dia "da asneira"
    detesto fritos

    ResponderExcluir
  3. Eu não me estou a ver a fazer dieta, não me importava nada de perder 2 ou 3 Kilinhos, mas xomo faço tanto exercício, compensa. Só de pensar em fazer dieta já me dá fome.

    ResponderExcluir
  4. Tu não percebes, as balanças estão viciadas para que tu só penses em dietas e depois andes sempre enfiado nas balancitas a pesares-te e enfiares umas moeditas lá dentro.

    Eu não me peso, é incrível mas é verdade... sei que há alturas em que abuso de pizzas e hamburguers (quando digo abusar é tar praticamente um mês inteiro só a mamar porcaria) e quando começo a sentir a calça um bocado "estranha" largo as porcarias lol

    ResponderExcluir
  5. ricardo, faz-me um favor. sempre que fizeres um post, faz copy paste e envia-me para o mail =P eheh. é que nao vou aos blogs todos os dias, mas gosto imenso de ler o teu, e depois se fico mt tempo sem vir, tenho imensa coisa para ler xD sei que isto parece brincadeira mas na maioria dos dias eu nao vou até aos blogs. por isso peço que o teu blog venha até mim =P que tal? xD

    ResponderExcluir
  6. A dieta só tem um tempo. O futuro.

    Amanhã faço...

    ResponderExcluir
  7. Vivo em dietas e convivo com todas essas fases quase que de uma forma cotidiana. A coisa que mais queria era poder comer sem engordar, trocaria isso ATÉ por sexo... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. LOL Ricardo, não te sabia tão guloso!

    Eu não engordo por natureza, e ainda para mais, não como carne, peixe, açucares, não dá hipótese mesmo.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Sabor Adocicado
    Vê lá, tem cuidado com isso. esconderes te atrás de uma dieta às vezes só te pode prejudicar.
    Compreendo a excitação inicial, mas é melhor pores um freio antes de não conseguires parar.
    Pink
    Treinas quem? xD
    eh pah isto nutricionistas é muito luxo pra moi. nem ao ginásio vou quanto mais xD.
    Vera
    Eu é só para voltar ao peso ideal. não me faz mal nenhum cortar nos doces. xD
    Dinona
    Boa teoria. é mesmo isso. as balanças são maléficas xD. eu nunca costumo passar do mesmo peso. só deve ter acontecido agora por ter estado de cama um mês e tal. é isso... espero eu xD
    Claudjinha
    Problem fixed. obrigado pelo elogio ;)
    M.
    LOL yaaaah so true. xD
    Dama
    LOOOOL credo. eu não engordo assim muuuuito facilmente, mas este mês parado foi a minha desgraça. rs
    BSL
    Eu sou um gulosão xD.
    és vegan? ai que giro. nunca conheci uma vegan! eu não conseguia xD.

    ResponderExcluir
  10. KRAV MAGÁ: uma luta israelita cada vez mais usada como defesa pessoal

    http://www.kravmaga.pt/

    ResponderExcluir
  11. Pink
    Aaaaah! tipo já vi isso em NCIS se não me engano, já tou a ver o que é xD. a ver se nunca te prego um susto, ainda me partes ao meio xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...