sexta-feira, maio 13, 2011

É sexta feira 13... let's get mystical, mysticaaal


Já tiveram um dia horrivel?
Assim tipo – a título de exemplo – Acordam de manhã, para tomar banho, acaba-se o gás a meio do banho. Atordoados pelo choque térmico dão uma cabeçada no armário da casa de banho, rasgam mas jeans a tirá-las do armário. Como se não bastasse apanham transito e ficam a meio da viagem porque se acaba a gasolina. Estão com pressa para chegar ao trabalho, mas no fim  chegam uma hora mais cedo por terem o relógio na hora aniga. Ao saírem do trabalho atropelam um cão vadio e batem num caixote do lixo ao estacionar perto de casa. A luz vai-se abaixo, e depois para culminar, queimam o jantar.
Qualquer pessoa diria “que azar” ou “sorte do c*****”.
Eu queria saber (num dia tão conotado de “azarento” por montes de gente) era se vocês acreditam em azar e sorte.
Ok… eu não sou cristão. Nem todo o mundo é cristão. Então porque é que toda a gente considera este dia um dia de azar?
Eu acredito. Mas também não acredito. Quer dizer, tem que haver qualquer coisa que seja a origem daquelas coincidências mais ou menos felizes… mas não sei, ao mesmo tempo parece-me tudo demasiado aleatório, que vai contra aquela ideia de que nós fazemos o nosso próprio destino. Se há sorte, não depende só de nós.
Mas qual é verdadeiramente o papel da sorte e do azar? Acredito que haja sim sorte e azar. Acredito que possamos ter momentos em que as coisas se sucedem de modo menos bom, mas mais tarde acontece algo de melhor, como que para “equilibrar a balança” afinal o universo procura um equilíbrio constante, né?
E então entram as superstições.
As superstições que procuram atrair a sorte e afastar o azar.
Partir um espelho dá azar. Dizer “azar” dá azar, deve dizer-se “má sorte”, despejar sal afasta o dinheiro, e varrer os pés afasta o amor (ou qualquer coisa do género), bater na madeira para afastar a má sorte, não passar por baixo de escadas, evitar que um gato nos passe pela frente, mas atenção, só dá azar se passar da esquerda para a direita.
E depois há os amuletos, que entram no mais universo do misticismo. Arruda contra o mau-olhado, um… acho que se chama “olho de peixe” contra a inveja, e uma data de plantinhas e raminhos de ervas e pedras e perfuminhos e essências que têm alegadamente propriedades místicas.
Claro que também existem os amuletos próprios. Aquela pulseira de estimação, aquele fio, um dente de quando éramos crianças… supostamente um amuleto depende da fé que nele depositarmos.

E passamos para o universo das superstições, o engraçado é que há sempre explicações simples para todo um mito que se forma atrás de um número ou um qualquer acontecimento.
Alguém sabe porque é que a sexta feira 13 é dia de azar?
A crença popular cristã professa que quando um dia 13 sucede numa sexta feira, é dia de grande azar. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.”
Ora bem… eu não me considero cristão, embora acredite que Cristo tenha existido… porque é que hei de pensar neste dia como dia de azar?
E partir um espelho, porque dá azar?
Segundo os antigos, o espelho reflectia uma parte da pessoa, parte da sua alma. Se o partirmos danificamos a alma e logo temos azar.
É engraçado descobrir as verdades por trás das superstições mais conhecidas.

E vocês?
Acreditam em sorte e azar?
Atribuem os dias verdadeiramente bons ou maus a sorte azar ou outro factor? ao acaso?
São pessoas supersticiosas?
Amuletos, acreditam que haja objectos que tragam boa sorte? Têm algum amuleto pessoal? Um objecto “de estimação”?
Superstições… têm alguma? Eu mesmo não acreditando, entro em todos os sítios com o pé direito. Eu sei, é ridículo xD.
Conhecem a explicação para alguma superstição famosa?
Vá, toca a ler comentar subscrever e gostar no facebook.

PS: os comments feitos desde dia 11 possivelmente foram à vida, não estranhem se não virem os vossos. Agradeçam ao blogger.

[A ouvir: Like The Sea-Alicia Keys]
[Humor: Místicoooo ]

2 comentários:

  1. Vou acrescentar uma coisa à 6feira 13: foi numa 6feira que o Rei Filipe o Belo decidiu aniquilar com os Templários. É uma explicação mais plausível e real do que as 13 pessoas à mesa e afins.

    ResponderExcluir
  2. Inês
    Olha essa explicação eu não conhecia.
    realmente também é uma boa explicação.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...