quarta-feira, novembro 02, 2011

A arte de bem Procrastinar

É uma coisa inexplicável, que não falha em acontecer.
Começa tudo com qualquer coisa que eu tenha por fazer. 
Arrumar o quarto, dar um banho à cadela, pôr a roupa a lavar, responder aos comentários do blog, escolham vocês, a oferta nunca mais acaba, afinal temos todos que fazer nas nossas videcas.
O que se passa pode ser resumido num esquema muito elucidativo:
Eu devia estar a fazer isto.
Eu pondero as melhores formas de o fazer
Eu acabo a fazer isto
É tiro e queda.
Eu começo com todo aquele ímpeto muito bonito, aquela ideia "eu quero, eu posso, eu faço", e jogo-me de cabeça.
E depois começo a ponderar. Pondero a viabilidade das coisas (se vou conseguir lavar a cadela sem me cagar todo, se consigo arrumar o quarto sem me perder a ver o conteúdo duma gaveta durante 4 horas - já aconteceu - etc). quando vejo que as coisas são viáveis, começo a ponderar sobre quanto tempo é que devo demorar a fazê-las. e depois passo para a maneira como as devo fazer, e quando dou por ela estou exactamente no ponto onde comecei, e estou vastamente cansado de ter feito tanta coisa... mentalmente.
Por mais que tente, acabo sempre por ter algum género de distracção, Se estou no computador acabo a jogar um joguinho de solitário (que acaba por se tornar numa maratona de horas).
Se estou a arrumar o quarto ponho-me a procurar um cabo para a impressora que sei que não vou encontrar, e se não tiver nada que fazer vingo-me no clima.
Ou é porque está demasiado frio para me pôr a mexer, ou porque tenho muito calor e só me apetece ficar deitado de boxers a ver o programa da Conceição Lino a comer bolachas de água e sal.
Claro que eventualmente acabo por fazer aquilo que planeei.
Procrastinar é mais do que preguiça, é um modo de vida que muita gente adapta mas só pouca gente sabe exercer como deve ser.
E vocês?
São muito procrastinadores? 
Qual é aquela tarefa que já têm por fazer há mais tempo e não param de adiar? (a minha é começar a fazer jogging, desde... Maio. I ROCK)
Toca a ler comentar e subscrever!
[A ouvir: Nada]
[Humor: Guloso]

5 comentários:

  1. So tenho a dizer que era suposto ter acabado um trabalho (coisa pequena) para a universidade ontem e digamos que a capa está bem encaminhada no processo de se fazer...

    Dito isto não, não sou muito procastinador...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um terror! Ontem é um excelente exemplo :p ora toca de pensar que devia dormir um pedacinho, arrumar umas roupas antes e depois, quando acordasse, tinha mesmo mesmo que aspirar o quarto :p pois claro que o quarto continua aqui e por aspirar [ e isto foi ontem e na semana passada assim :D eheh ] * beijinho

    ResponderExcluir
  3. Oláaa! :*

    Gosto do novo look to blog!

    Tenho andado desaparecida, por motivo de férias, e também mudança de horário de trabalho, mas deixo um olá, não me esqueci deste blog!

    Beijinhos e tem um bom dia.
    S.

    ResponderExcluir
  4. A vida do meu namorado é parecida com a tua.
    Já a minha é o contrário...

    ResponderExcluir
  5. a prova de eu ser um bom procrastinador está simplesmente em só ter respondido dia 23 de novembro aos comentários xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...