segunda-feira, setembro 13, 2010

Quem nunca foi ás compras que atire a primeira pedra

Ir às compras é uma ciencia não reconhecida, logo ao lado da medicina chinesa e depois da da cromoterapia, uma arte prática e injustamente conotada de fútil.
Comprar requer uma entrega total (espiritual e monetariamente) que muito pouca gente consegue dar.
Requerem demasiada concentração e quer queiramos quer não, há sempre o risco de nos perdermos do objectivo.
Quer dizer… eu sou uma prova viva disso mesmo.
Ontem fui comprar umas botas ao shopping… e vim de lá com um saco de gomas duas tabletes de chocolate uma dor de cabeça e NADA de botas.
Não é culpa minha a sério, mas as lojas têm uma espécie de magia, e aquelas cores e cheiros e tantas coisas nas prateleiras e tantas luzes e embalagens brilhantes, e sacos de oferta com as asas em pano e letras grandes… não me consegui controlar *cara extremamente arrependida*.
Podemos dizer que as lojas da actualidade são armadilhas do demo para nos roubar as almas e esvaziar as carteiras (dois coelhos de uma cajadada huh?), desde as luzes que favorecem sempre as peças (em todas as lojas, desde lojas de roupa a frutarias passando por talhos e lojas de produtos de casa de banho), as músicas de fundo, que nos distraem dos preços impressos em letras pequenas. É tudo uma armadilha diabólica digo-vos.

E enquanto estava a ver as tais botas que ficaram por lá pela boutique cheguei a uma conclusão um bocadinho triste:
30% do interesse em comprar roupa está na própria roupa, 10% está no passear, 10% no gastar dinheiro, 50% fica acumulado naquelas peças de roupa ou calçado que acabamos a namorar mas não compramos ou porque nos ficam mal ou porque são muito caras, mas que de qualquer maneira nos dão vontade de as comprar xD.
E é incrível porque (talvez seja só a mim que sou ligeiramente shop-a-holic) mesmo sendo super esquisito a encontrar roupa pra mim, entro numa loja a pensar comprar umas calças ou uma blusa, e saio de lá com as benditas calças ou a blusa, mas a pensar naquelas botas que vi no expositor (só por acaso estas botas eram esse caso), no lenço da prateleira, nos óculos escuros (que provavelmente nem usaria porque sou míope e não tenho lentes de contacto) e no chapéu que embora me ficasse ultra mal até era giro.
E isto leva-me a uma outra conclusão.
As roupas dividem-se por espécies, grupos ou géneros:
  • As ilusões ópticas – Okay, para melhor visualizarem a situação, as leitoras imaginem que entraram numa loja e viram um top (Mas não é um top qualquer é O top), os leitores imaginem uma camisa ou um casaco... sendo top, Tem rendinhas e lacinhos e uma data de paneleirices (ou como vocês preferirem, detalhes) que vos deixam embasbacadas. Sendo casaco de cabedal, tem uma data de bolsos e um corte bonito e umas coisas nos ombros estilo militar e n sei quê…. Mas depois começam a mexer vêm que as rendinhas ficam ali mal, e que os lacinhos são erro de costura e que as lantejoulas estão desbotadas/que os bolsos ficam ali mal por serem tantos as ombreiras são horríveis e fazem-vos parecer ter uma deficiência óssea… e no fim o top/casaco nem é nada de especial visto de perto. Mas mal se voltam a afastar aquele brilho volta a aparecer e o feitiço volta a cair sobre vós pobres compradores.
  • As default – são aquelas pecinhas de roupa que são compradas ocasionalmente, parecem muito giras, mas depois descobrimos que o A, B C e D (e possivelmente o E e o F também tem) têm a mesma porra de peça em casa. E mal isso me acontece essa peça vai parar ao fundo do armário. (o meu lenço indiano é exemplo disso. Usei-o uma vez)
  • As camas de vidro – escolhi este nome porque uma cama de vidro é muito gira mas não é nada prática. Acontece isso mesmo com as peças desse género. São super fashion e deixam quem as usa fenomenal, mas são desconfortáveis como o caraças. E ainda assim são muito usadas porque estão na moda (óh por exemplo os sapatos Armadillo)
  • As gold diggers –só nos servem se tivermos dinheiro na carteira. Quer dizer tecnicamente servem-nos até vermos os preços… são umas cabras, porque são todas bonitas e assim bah -.-
E falando em tipos de roupa pus me a pensar numa coisa, voltando ao tema geral. Há os anos de cão, os anos de gato e os anos de outros animais possivelmente… mas caso não saibam as compras também têm tipos de envelhecimento específico.
  1. Material informático (computadores, impressoras, telemóveis e outra aparelhagem do género): 1 mês = 2 anos – Okay, toda a gente sabe que e adorável aquela historia de comprar um telemóvel e passados uns meses ele ser substituído por outro modelo. É por causa do tipo de envelhecimento. Um telemóvel com 5 anos é já o que eu gosto de chamar um fóssil tecnológico (com cinco? Que exagero, com 3 já é) e isto dá prós pcs também. Compras um pc topo de gama, e passado um mês já é obsoleto.
  2. Electrodomésticos: 1 ano =3 meses - really? Uma batedeira com 20 anos e uma actual… são basicamente a e mesma coisa. Muda um bocadinho a aparência mas vai tudo dar ao mesmo. Rodas um botão e aquilo… gira. Ou então um aspirador… ou um fogão… é daquelas coisas que mal por mal não custa tanto pagar um balúrdio, porque acaba por valer a pena
  3. Consolas: 1 ano = 3/4 anos- quer dizer á velocidade que lançam consolas novas no mercado poh, nem vale a pena tentar actualizarem-se daqui a uns meses a q compraram por 400 euros vale agora 70 em saldo já com um jogo.
  4. Roupa: Okay este tem uma espécie de envelhecimento especial. Até aos 3 anos de vida processa-se normalmente depois: a partir dos 5 anos cada mês é um ano. E ao fim dos 6 anos… bem já não é nada nada nada aconselhável vestir.
E podia continuar a falar séculos sobre compras.
Mas é melhor fazê-las do que falar delas, como o sexo (mas num plano ligeiramente diferente).
E para quem acha compras futilidade... de certeza que já foram ás compras pelo menos uma vez. se querem continuar a implicar... well... Bite me ^^
E vocês?
Vão muitas vezes ás compras?
O que mais odeiam/adoram nas compras?
Algum tipo de envelhecimento especifico que me tenha esquecido de referir?
Comentai jovens leitores!

[A Ouvir: Days of our Lives -Atlanta Rhythm Section ]
[Humor: expectante]

11 comentários:

  1. ADOREI ESTE POST RMMR, ADOREI!! posso dizer q concordo c tudo? xD e eu a pensar q ngm me compreendia ;_; Excelente, a serio, os meus parabens!
    Bá * (Bahnny xD)

    ResponderExcluir
  2. este post foi um bocado muito..... bahhhhh Comprass, sério? -.-'

    ResponderExcluir
  3. ola socio...heheheh antes de mais kero dizer k nao vou muitas vezes ás compras (e qd digo compras falo especificamente de roupa). e nao vou pk? pk eu tenho 2 grandes defeitos: 1-detesto experimentar roupa. 2-vou sempre com a ideia de umas calças ou camisola k sei k preciso ms acabo sempre por trazer MAIS UM vestido que nao preciso ms k tenho de comprar pk adoro vestidos e sou viciada...e pronto, isto acntece sempre. resumindo: nao compro um para de calças novas á mais de um ano mas tenho um armario de vestidos k parece o da polly pocket...devo ter mais k numa loja.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou ao contrário do resto da moças... eu ODEIO andar às compras, stressa-me!
    Stressa-me procurar algo que não existe, ou existe mas não há o nosso numero, ou existe mas é MUITA caro.

    Eu só gosto de comprar mariquices electrónicas.

    ResponderExcluir
  5. Ora bem, eu cá consigo-me controlar e bem. Logo o primeiro controlo é o € que tenho na conta, que nunca me permite descontrolar-me muito. Depois, quando era miúda comprava coisas que nem chegava a usar, hoje já penso bem. E por último, só vou às compras quando necessito, isso evita gastar demais, assim como ficar a pensar que vi o que não posso comprar! :D Beijoca.

    ResponderExcluir
  6. Opa, eu sinceramente só gosto de ir às compras quando tenho dinheiro... detesto ir ver montras só porque sim, quando sei q nao posso comprar nada...fico a ver coisas girissimas que adorava ter para que, para voltar deprimida pra casa?
    sou shop-a-holic quando tenho dinheiro... e quando isso sucede... é uma desgraça! ahahah

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma pessoa dificil de ir às compras,admito que sou.Não sou daquelas que entra numa Zara ou numa Stradivarius,que vê o que quer e traz logo,nada disso sou o oposto.Sou esquisita mesmo,mas herdei a caracteristica do meu pai que antes de comprar algo vai ver mais 6 ou 7 lojas para ter a certeza que não encontra nada mais giro,que faça mais falta ou seja mais barato,e para ter a certeza de que a compra é bem feita selecciono a loja que vi,volto e vou buscar.As únicas coisas que compro sem hesitar são achados que só existem em tamnhaos S e que estão à minha espera,ai confesso que não hesito se vir umas calças,casacos ou camisolas que me encham as medidas.Sou daquelas pessoas que tira a paciência às empregadas mas que pede desculpa por ser assim (sou uma esquisita bem-educada).Consigo correr as lojas todas do mulherio e não trazer nada.A propósito disso estou afazer o processo de mentalização de que tenho que ir às compras....

    ResponderExcluir
  8. Epá...ir ás compras...é complicado! Já compras-te algo que adoras-te e passas entretanto em outra loja e ves uma coisa ainda melhor do que aquela que compras-te? Ir ás compras para mim é como ir a um jogo de Futebol...stress, atrás de stress! Sabes o que era fixe? Colocarmos uma moeda na máquina e sair um fato! Simples...lol

    ResponderExcluir
  9. passei na semana passada numa loja em santo tirso e vi um letreiro grande dizer -70% e a porra da calças com desconto e de marca desconhecida ainda custavam 100€ fodaxx as calças comprava 3 levis genuínas

    ResponderExcluir
  10. Castanha clara /Bahnany
    Acho bem xD
    *me dá suborno*
    Grazie Mille
    Xuleta
    Como já te disse... adoro a ironia do comprador compulsivo xD
    B
    LOL eu sou de ondas. num dia odeio experimentar roupa e no outro já gosto xD.
    eu sou assim com os lenços.
    Dinona
    I feel ya pain xD
    BSL
    Assim é que é! mocinha comportadinha! xD
    Claudjinha
    ir ás compras sem dinheiro é a treva... xD e shopaholic qd tens dinheir não é shopaholic. shopaholic é teres 5 euros no cartão e correres prai 100 metros em 3 minutos pa levantar dinheiro antes de a loja fechar ou venderem o lenço vermelho e comprares o lenço e ficar a zeros... e ver a seguir outra coisa q vale a pena comprar xD.
    Inês
    Eish... parece me uma odisseia... boa sorte xD
    ARFN
    (siglas é mais rápido) EH PAH ODEIO QUANDO ISSO ACONTECE damn it! e depois pensas "porra dinheiro mais mal gasto"
    Mythic
    Duss! até me doeu a carteira!

    ResponderExcluir
  11. Oh Ricardo, nahhh!
    Mocinha com carteirinha pequenina! :D

    Andas a postar pouco, como é que é?

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...