segunda-feira, maio 23, 2011

Aquela vez em que o Ricardo disse Bye 5 ao Hi 5


Eu sou daquelas pessoas que fica meses sem limpar as caixas de e-mail do Hotmail, e então aquilo é às centenas de e-mails de cadeia e por aí. Hoje enquanto conferia os e-mails, deparei-me com um do hi5. Uma espécie de actualização de amigos ou algo o género.
A reacção foi mais ou menos semelhante á de quando encontramos na rua alguém que nos conhece, mas que nós quase não nos lembramos de conhecer.
Não entrei numa daquelas sessões de nostalgia. Preferi entrar mesmo no hi5.
E foi basicamente entrar numa máquina do tempo.

Há… 5/6 anos atrás, o hi5 era a febre. Toda a gente tinha um. Era ainda pior que o facebook, porque toda a gente tinha um hi5 e não havia cá os “ah e tal eu não quero saber de ai faives pra nada que isso é coisa de desocupados e delinquentes” Como há agora para o facebook. Aliás, acho que na altura o elitismo ainda nem era uma coisa muito recorrente. Era mesmo o efeito rebanho no seu melhor.

Ora bem, depois de umas 3/4 tentativas falhadas de me lembrar da password, lá consegui entrar.
E lembrei-me imediatamente de porque é que na altura me enjoei daquilo. Toda aquela interface pesada e cheia de inutilidades – ainda mais do que o facebook – e sparkles e publicidades em todos os cantinhos disponíveis fazia-me imensa confusão.
E o hi5 tentou melhorar.
Eu sei que tentou. Até fez uns upgrades, meteu mais coisas inúteis e encheu mais a página de informações desnecessárias, como uma tentativa de sobreviver ao fenómeno facebook.

Não metia lá nada desde 2009 – mesmo tendo deixado de lhe mexer em meados de 2008 – e escusado será dizer que estava completamente às moscas.
Foi basicamente como se o fim do mundo tivesse chegado ao hi5 há uns 3/4 anos, e tudo tivesse congelado naquele momento.
É nestas alturas que se consegue ver imparcialmente como funciona uma rede social, quando ela já não está a funcionar a 100%.
Dos 147 amigos que tinha, aproximadamente 80 eram avatares – contas inexistentes – e dos outros 67 só conhecia aproximadamente 10.
O que é uma coisa bonita.
Não sei se alguma vez foram a um cemitério à noite, mas é basicamente a mesma coisa que entrar no hi5. Com um bocadinho mais de inovação tecnológica, mas com a mesma mortandade cerebral. Em vez de uma rede social temos um velório de conversas já esquecidas e de memórias não tão valiosas como isso, misturadas com toda uma sensação de inutilidade latente.
Não consegui deixar de sentir aquela nostalgia patente ao contacto com a primeira rede social. Afinal, o hi5 surgiu quando a internet ainda era assim uma coisa a que nós jovens não tínhamos lá muito acesso, uma espécie de BI cibernético às nossas irreverências.
E foi com o hi5 que aprendi o que era uma rede social.
E foi no hi5 que durante uns meses fui amigo da Rita pereira (mesmo que se ela me vir na rua não vá saber quem eu sou, nem tenhamos falado uma única vez).
Foi no hi5 que fui perseguido pela primeira maluca que engraçou comigo, uma tal Diana não sei das quantas que me chamava de príncipe dos olhos verdes dela e me contava os sonhos eróticos lindos que tinha comigo, depois de me tentar adicionar como amigo 50 vezes e de querer marcar encontros comigo (se não tivesse cara de psicótica quem sabe, talvez eu estivesse a esta hora preso nua cave em Espanha a ser explorado sexualmente, ou a trabalhar numa minha clandestina)
E foi no hi5 que percebi que os amigos não se medem pelas redes sociais.
E depois de todas estas considerações todas, e de ver todas as fotos antigas e os comentários pré históricos às mesmas, resolvi apagar a minha conta.
E embora sendo uma decisão relativamente fácil, foi como quando deixo a cadela no quintal à noite e ela me faz aqueles olhinhos de quem quer entrar. A derradeira arma secreta do hi5 foi lembrar-me de tudo o que poderia “perder”:
Perdes os teus amigos (“amigos” com os quais não falo há anos)
Perdes todas as tuas fotos (que tenho todas em discos diferentes)
Perdes os teus comentários (Ahm… wow)
Perdes os teus pokes (… Não há um argumento melhor hi5? É que assim já me pareces desesperado)

E tenho a sensação que quando carreguei em “encerrar conta” se ouviu baixinho na internet um “não me abandonem, eu ainda consigo ser popular” que o hi5 me deitou já conformado com o abandono.

E vocês?
Redes sociais... como é que elas se tornam em cemitérios virtuais?
Têm conta em alguma rede social que nunca usam?
No hi5?
Já apagaram alguma conta numa rede social em desuso?
Alguma coisa a acrescentar?

[A ouvir: Invited - Triplexity]
[Humor: Feliz]

8 comentários:

  1. Eu ainda nem m dei ao trabalho de apagar a minha... dou tanto uso que nem me lembro... nem o face uso .. tenho só por ter mesmo xD

    Nao tenho mta paxorra!

    ResponderExcluir
  2. Eu já apaguei a minha conta no hi5 há muito. E não consigo perceber como gostava daquilo. :s
    Tenho no Twitter, mas não gosto. É mais para saber novidades.
    Já tive Tumblr, mas também eliminei. Com o My Space foi mais ou menos o mesmo. E não estou a lembrar-me de mais nenhuma que não use.

    Passaste de pãozinho de trigo a príncipe dos olhos verdes. Oooooooh! :')

    Ela contava-te mesmo esses sonhos?

    ResponderExcluir
  3. Há uns anos atrás, era eu uma criança (ou nem tanto quanto isso...), brincava numa coisa chamada Neopets. Uma dia, uma amiga minha lembrou-se que não queria jogar mais e deixou-me as contas delas para fechar. Abandonei um bichinho. UM! Não imaginas o mal que aquilo me fez sentir por estar a abandonar um bicho que nem sequer existe!! Parecia que estava a abandonar um cachorro...

    Por acaso até tenho coisitas importantes no hi5 e é por isso que ainda não apaguei, mas um dia destes dá-me na veneta e tudo o vento vai levar.

    ResponderExcluir
  4. ainda tenho conta no hi5 mas ja nao passo lá ha uns anos... aquilo morreu mesmo, são poucas as alminhas que andam por lá. E o mesmo vai acontecer ao facebook daki a pouco tempo, pelo menos eu já ando um bocadinho farta.

    Afinal tens olhos verdes ou azuis? decide-te que andas a confundir a minha imagem...

    ResponderExcluir
  5. Por estes lados ainda há um hi5 que ainda nao foi apagado por diversas razões, talvez parvas eu sei mas por enquanto ainda nao arranjei 'coragem' de o apagar da minha vida. Já lá nao meto os pés deste que aderi ao facebook (que por sinal me consome imenso tempo :X)..

    Eu era daquelas pessoas q dizia q nao ia aderir ao facebook pq era uma perda tempo. Ora pois bem.. parece que ando por lá e posso confirmar q é uma perfeita perda de tempo xD o tempo q se perde a ir lá e a ler tudo e mais alguma coisa xD

    ResponderExcluir
  6. Vi este título no blog da Afal e não resisti.

    De facto, tenho que fazer o mesmo ao meu Hi5... que de facto TODA A GENTE TINHA porque não faziamos parte da geração do "ah isso é demasiado comercial por isso não tenho".

    Pronto, tenho dito, gostei...agora vou seguir o teu blog!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. ....Agora que li o teu tópico lembrei-me que também eu tenho um hi5.... mas há uma eternidade ( eh pah posso dizer anos mesmo) que não vou ao site) nem me lembro da passe e nem mesmo do mail do registo xD!Custei a ambientar-me com o facebook, mas na realidade depois de o conseguir, acho que não voltei ao hi5. Na realidade todas as pessoas que eu tinha no meu hi5, adicionaram-me no facebook e foi graças a isso que me convenceram a fazer o mesmo, e hoje passados uns tempos agradeço muito ao facebook porque graças a ele encontrei "amigos meus que não sabia nada deles há mais de 20 anos e outros 12 anos. E há familiares que eu não via há muito tempo e graças ao facebook reencontrei também! Portanto tem sido um sucesso para mim e não sinto saudades do hi5 em nadinha. Mas não foi nada fácil adaptar-me ao facebook inicialmente xD!

    ResponderExcluir
  8. Sea
    LOL tavas como eu. não ia lá há milénios. o facebook já uso para várias coisas. gosto mais da interface.
    Sofia
    Eu passado um ano mais ou menos de não lhe mexer ia apagar, mas tinha pena. agora apaguei mesmo. o twitter usei umas quantas vezes, mas acabei por eliminar todos os posts e usar exclusivamente para divulgar o blog, mal por mal sempre tem alguma utilidade. o myspace nem sei a pass xD só lá fui mesmo duas vezes ou três, não é mau, mas não serve para mim.
    Sim, contava. devia ter guardado essas mensagens xD dava um bom post.
    Afal
    OMG eu tinha conta dos neopets. ja devem ter morrido todos à fome, ao tempo que não abro as contas. pois, isso qualquer dia apagas. também nunca se sabe se volta a moda do hi5 cá pra portugal, mesmo que volte, não gosto da interface, não volto pra lá.
    Caracóis Dourados
    Os meus olhos não têm cor definida, mudam dependendo dos dias. há dias que acordam mais por azuis, dias que acordam para o verde, e dias que acordam cinza.
    Não, no Hi5 vemos ainda muita cachopada a usar o hi5 namoro xD.
    Sofia
    Compreendo essa retinência em apagar o hi5. já passei pelo mesmo. eu por acaso aderi ao facebook um bocadinho antes de virar esta febre que é. calhou mesmo, nem foi por mais nada. os meus amigos na maioria nem tinham conta nem nada.
    Pereska
    É, agora é a geração snob, são muito elitistas por tudo, mas anam á facada por causa dum telemovel. meh. sê bem vinda e espero que continues a gostar.
    Anne
    Pois, o facebook tem essa coisa que o hi5 tinha muito mal desenvolvida, entre outras bastante melhores. me likes facebook xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...