quinta-feira, maio 10, 2012

Superstições de um gajo quase céptico

Não sou particularmente supersticioso.
Aliás, acho que já referi isso aqui umas quantas vezes.
Não é bem não ser supersticioso.
É não encontrar sentido na maior parte das superstições com as quais me confronto. Já parti um espelho e não tive 7 anos de azar - pelo menos cronologicamente não os tive depois de partir o dito espelho - e nem me faz sentido a noção de que se me sentar na mesa de jantar de casa vá atrair miséria ao lar, ou que se me varrerem os pés não me caso (que drama uh?).
Mas como tenho toda aquela faceta de misticismo idiota um bocadinho colada algures no cérebro, a verdade é que por muito imbecil que ache a noção de superstições, acabo sempre por adoptar algumas que inconscientemente se infiltraram no meu comportamento, mesmo que não lhes veja sentido quase nenhum, just in case.
Não gosto do nº 13, em nada, nem em nomes de pastas, nem ficheiros nem nada, só porque sempre teve aquela conotação de azar e o escambau
Tenho sempre que entrar com o pé direito - Não sei porquê, nem qual é a teoria por trás de tudo isto, mas não há sítio onde eu não entre de pé direito. do género de quando estou quase a entrar com o pé esquerdo dar um saltinho e mudar de pé.
Bater na madeira - Quando penso em coisas terríveis bato na madeira, para não acontecerem.... eu tenho a perfeita noção que bater na mesa do computador não vai fazer com que eu não seja atropelado ou qualquer coisa do género, mas lá estou eu a bater três vezes com o punho, qual ritual de voodoo.
E gosto de procurar trevos de quatro folhas - Estou a falar a sério. não consigo ver um campo com trevos sem ir lá feito imbecil ver se encontro um com 4 folhas. Sei lá, pode ser que dê mesmo sorte.
E pronto, podia ficar aqui a noite toda, mas let's face it, não sou o único. Toda a gente tem uma superstiçãozinha imbecil e provavelmente inutil que executa automaticamente.

Digam-me:
Qual é a vossa?
São pessoas muito cépticas? ou estão como eu "yo no creo in brujas, pero que las hay, las hay"?

4 comentários:

  1. eu sou como tu não acredito em bruxas, mas que as há, há
    Como eu costumo dizer vale mais prevenir que remediar, por isso, pelo sim pelo não, vamos lá evitar certas coisas!!!

    O numero 13 a mim não me diz nada, é um numero como outro qualquer, a mim incomoda-me mais o numero 28... só me acontecem coisas más ao dia 28, qualquer coisa importante que eu comece ou faça num dia 28 nunca acaba bem, por isso já tenho o cuidado de evitar fazer coisas importantes no dia 28...
    Eu também procuro trevos de 4 folhas se vir trevos, acho que isso deve ser um mal geral, assim como bater na madeira 3 vezes quando não queremos que algo aconteça...

    ResponderExcluir
  2. Acho que muitas dessas "superstições" não são verdadeiramente superstições... Bom, pelo menos no meu caso ;) São coisas que nos vão incutindo desde que somos pequeninos e nós assumimos quase como que um "hábito"... Como isso de bater na madeira. Não é uma coisa que faça muito frequentemente, mas quando o faço não é por achar que isso vá ter alguma influência. É mais para reforçar a ideia do "não quero MESMO que isso aconteça" ;) Também gosto de procurar trevos de 4 folhas, mas não por dar sorte... Gosto porque gosto ;) Mas não me considero uma pessoa supersticiosa - na realidade, a julgar pela quantidade de vezes que me dizem "não faças isso, dá azar!!!" e eu fico "oi???", acredito que deva haver muitas superstições das quais nem tenho conhecimento ;)

    ResponderExcluir
  3. Tenho medo de certos olhares, a verdade é essa. E acredito no cobranto/quebranto. E sei fazê-lo...

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito dessas coisas, mas sou do género...não acredito mas respeito...quanto a "manias" (para mim são mais manias) tenho essa do nº 13 (não gosto simplesmente não sei mt bem porquê), a de bater na madeira e ainda a de nunca, sob circunstância alguma pôr a mala/carteira no chão (dizem que afasta o dinheiro e eu sou mt forreta! hahaha)

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...