domingo, maio 13, 2012

Sou uma cebola primadonna com crise de identidade

Sou uma cebola.
As pessoas pensam que eu sou um coco, pouco mais que uma cabeça dura e oca, cheia de ar e piadas.
Outras pensam que eu sou um nabo. Branco, sensaborão, e sem nada de particularmente novo para acrescentar ao paladar mental.
Outras, julgam que sou uma malagueta, sempre de cabeça quente e resposta rápida, capaz de queimar tudo.
Mas não.
Sou uma cebola.
E o grande problema é que ninguém gosta particularmente de cebolas.
Não são frescas como as laranjas, nem doces como os morangos.
Ninguém aguenta comê-las cruas, e ninguém quer passar da primeira camada porque eventualmente fazem alguém chorar.
E ninguém quer chorar.
E é por isso que eu, cebola, sou incompreendido.
Porque compenetrar nas camadas dá trabalho, é muito mais fácil verem me como uma malagueta ou como um coco, tudo frutas mais interessantes que a cebola.
Para quê ir à cebola quando se pode perfeitamente comer uma papaia, um morango ou um abacate que pouco mais têm a oferecer que meia dúzia de dentadas despreocupadas e um gostinho adocicado na boca?
Para ajudar à festa, eu sou uma cebola com grandes sonhos.
Porque é justo que até as cebolas tenham pelo meio das tantas camadas um ou outro sonho esporádico para escapar à possível mediocridade de acabar no meio de uma salada de Snack bar, ou como enfeite de banca de mercado.
Quero marcar o palato do mundo.
Virar gourmet.
Reinventar o conceito de cebola.
E nem é pedir muito pois não? estes sonhos são quase sempre infrutíferos, porque eventualmente me apercebo "hei, sou uma cebola, não sou uma courgette".
E lá dou por mim picado de aflições, em refogado a ponderar sobre o que vai ser desta singela cebola num mundo em que se querem morangos e bananas, de fácil acesso e ingestão.

7 comentários:

  1. Eu gosto de cebola.... Não crua, mas gosto!

    ResponderExcluir
  2. Tu és o Shrek ele também é uma cebola...

    ResponderExcluir
  3. As minhas amigas "mandam-me" descascar sempre a cebola quando fazemos jantares porque eu não me importo. Gosto de cebolas e das suas camadas e não me importo que façam chorar :)

    ResponderExcluir
  4. mt bem escrito,adorei! a cebola crua até pode ser indigesta mas qd vai ao lume, fica ja mais suavezinha :)

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de cebola crua, mas cozinhada já não aprecio tanto :)

    ResponderExcluir
  6. hahaha adorei pura e simplesmente! Acho que tambem conheço umas quantas cebolas por aí assim sendo...que só com o passar do tempo de deixar ir conhecendo cada uma das camadas =)

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...