
As redes sociais são causadoras de montes de fenómenos sociais, aproximam as pessoas e até criam novas palavras.
Em 2009 uma palavra entrou para o dicionário de Oxford:
- Unfriend (ou traduzindo basicamente para português, algo como "desamigar" )
acto de remover uma pessoa da rede de contactos de uma qualquer rede social (passando plos hi5's facebooks myspace e o por aí em diante)
Quando li sobre essa palavra fiquei um bocado perplexo, porque bem... embora nunca tivesse lido a palavra em sitio nenhum, conhecia o conceito falado há carradas de tempo.
Ora por exemplo, eu nunca acreditei naquela treta de BFF.
Não consigo por mais que tente e ainda não apareceu quem me convencesse que isso existe.
Acredito que hajam amigos para a vida (e eu tenho a sorte de ter uns quantos, poucos mas bons) e que hajam verdadeiros melhores amigos e tal...
E o que é que isto tem a ver com o resto da conversa?
bem é que eu não engulo a historia de BFF's porque as pessoas têm a tendência de se afastar assim, naturalmente.
O que dificulta um bocadinho aquela ideia idílica de pessoas que ficam histéricas de felicidade cada vez que estão juntas e que adivinham o pensamento umas das outras, porque em alguma altura da vida acabam por se afastar e quebrar lentamente os laços outrora inquebráveis.
A isso meus caros se chama o verdadeiro processo de Desamigação (sim inventei uma palavra eu, também tenho direito, tá bem?)
- O primeiro sinal de que estamos num processo de desamigação são os contactos cada vez mais escassos com a pessoa A B ou C. Há sempre aquele role de desculpas rotas tipo "ah e tal, tenho tido muito trabalho" ou "Pois nunca mais disseste nada e eu não tenho dinheiro no telemóvel" e outras que eu já ouvi (e até algumas que já disse, porque também já me desamiguei de algumas poucas pessoas). é engraçado porque geralmente nem nós acreditamos nas desculpas que damos, só as dizemos mais por descargo de consciência.
- A partir desse momento já se sabe o que nos espera, embora o processo varie de situação para situação e de pessoa para pessoa é basicamente a mesma coisa, as desculpas constantes para não estar com A B ou C, fingir que não o vemos no super mercado quando vamos comprar pão e por aí adiante.
- Depois vem a derradeira estocada numa amizade já de si estraçalhada, a conversa desconfortável que é o momento em que sabemos imediatamente que fomos desamigados por alguém ou que desamigámos alguém sem saber (embora eu não acredite minimamente em desamigação por acidente já vi algumas dizerem que nem se aperceberam do que se estava efectivamente a passar). tudo começa com um olá (geralmente da pessoa desamigada que não faz ideia que foi desamigada), e depois começa tudo a descarrilar, e as conversas interessantes parecem fugir-nos da boca e serem substituídas por conversas sobre o estado meteorológico, como a crise está, como tem tido muito que fazer e pouco mais, acompanhado com um olhar de quem quer sair dali que consegue encurtar a conversa em pelo menos 50%.
Há vários motivos que vão desde "Não se suportar mais a pessoa e querer cortar com ela" até ao "Não se identificar mais com a pessoa" passando pelo "achar que a pessoa A já não vale a pena" ou simplesmente porque tomam rumos diferentes na vida e quando olham para trás já não se vêm como eram antes. já fui desamigado por algumas pessoas de quem gostava muito e já desamiguei umas quantas pessoas, e não me arrependo nem repreendo as pessoas que deixaram de se dar comigo, se não queriam mais nem valia a pena forçar (e sim custou pessoas que conhecia desde os 7 anos deixarem de falar do nada e ter uma ou duas conversas desconfortáveis, mas isto não é um consultório sentimental xD).
Aliás muitas (quase todas as) vezes é o unfriending na vida real (este processo longo doloroso e complexo) que leva ao simples processo de carregar numa cruzinha num simples browser da Internet e dizer ao mundo orgulhosamente "já não sou mais teu amigo"
E vós minhas gentes? foram desamigados? desamigaram muitas vezes?