terça-feira, março 29, 2011

Interpretando o mundo através do olhar de uma toupeira juvenil (ou "A vida pelos Olhos do Ricardo", you choose)

… uns olhos muito míopes diga-se de passagem.

Desde os meus 11 anos que uso óculos. Miopia e astigmatismo (para quem não sabe, a miopia é dificuldade em ver ao longe. E o astigmatismo, é o vulgo efeito borrão. Vemos tudo um bocado desfocado. Juntem as duas coisas e dá uma carga de trabalhos), nunca fui daqueles miúdos que tinham vergonha e andavam sem óculos só pa não serem gozados pelos coleguinhas ranhosos, e desde cedo me tornei um caixa de óculos, orgulhoso e convicto.
Hoje lembrei-me novamente que preciso de mudar de óculos. Esta graduação já me começa a fazer dor de cabeça de vez em quando já não vejo tão nitidamente como queria.
*momento publicitário*
Senhores da multiópticas, ou de outra óptica qualquer, se quiserem oferecer uns óculos ao Je, eu faço aqui publicidade à marca. Acho que é um bom investimento a longo prazo. Se não quiserem dar uns óculos, dêm umas lentes de contacto. A companhia com a melhor oferta é a que eu escolho, vá, contactem por e-mail.
*fim de momento publicitário*
E uma das coisas giras de eu usar óculos, é quando me esqueço deles em casa.
Para quem nunca os usou, é um bocadinho difícil de entender o que eu digo. Para a irmandade de pitosgas nesta blogosfera a fora, sei que há muita solidariedade.
Tudo começa com um eu ensonado que se lava à pressa, tenta domar o cabelo e sai de casa. E quando já está super longe de lá, ou a chegar ao destino é que se lembra que falta alguma coisa. E isto dá um despoletar de situações agradáveis (carregar nas imagens para ver em tamanho original).

  • Nas aulas:De momento não frequente aulas nenhumas, mas pronto, é um exemplo que já me aconteceu imensas vezes. Entras na sala e tudo parece uma alucinação desagradável. O quadro é uma mancha branca, e as letras escritas parecem mosquinhas… o engraçado é que sempre nestes dias é que os amorosos professores se lembram de dar matéria que chegue para um ano inteiro. E eu só vejo borrões no quadro. O que é adorável.
  • No cinema:O cinema é de fácil acesso, tem uma tela enorme, logo qualquer pessoa consegue ver bem, até a mais pitosga, certo? ERRADO. Não se vê um cu à mesma. as legendas gozam descaradamente comigo e as personagens são alminhas penadas sem cara.
  • No supermercado:Isto processa-se assim. O Ricardo vai comprar uma coisa qualquer, vá umas bolachas. O Ricardo demora dez minutos a encontrar o corredor das bolachas e mais dez a ler a etiqueta porque está em letras minúsculas. E depois chega À caixa e as bolachas são mais caras porque leu a etiqueta do lado. Épico.
  • A ver TV:Eu oiço as vozes, mas não distingo as pessoas. É a pessoa loira da camisola vermelha, a pessoa morena com qualquer coisa na cara (provavelmente uns óculos porque essa pessoa foi esperta e trouxe-os de casa) e a barrinha vermelha do rodapé, que devia ter letras, mas que não se conseguem ler nenhumas.
  • Na noite:Constatação óbvia: á noite está escuro! Bem, quando eu vou sair prá rebaldaria, às vezes deixo os óculos em casa. Nesses dias acordo com areia nos mais variados sítios do corpo e gosto de fazer pinos, mais vale não (ar)riscar os óculos. O que é verdade, é que entrar num bar sem óculos é uma odisseia. Perco me imensas vezes das pessoas com quem estou, e uma ou duas vezes já fui dar abraços a pessoas desconhecidas, porque me pareciam familiares… enfim.
Ainda há mais uma data delas, mas aborreceu-me manipular mais imagens. Deixo um foco para a Seguinte:
Na rua: se me virem na rua sem óculos, mais vale nem cumprimentar, ou cumprimentar a 50 cms de distância…. Ok 30. As pessoas dizem que eu não reparo, mas não é verdade. Eu só vejo borrões. xD.
E depois as pessoas têm a lata de gozar com os caixas d'óculos. vê-se mesmo que não sabem o que é bom pra tosse.

[A ouvir: In this World - Anouk]
[Humor: divertido]

9 comentários:

  1. Eheheheh! Eu vejo tal e qual como tu sem óculos! Mas não me esqueço nunca deles! Como é possível? Nem as escadas descia sem notar que não os tinha posto!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Para mim, o pior de esquecer os óculos, sem ser as aulas que é mesmo lixado, é conduzir sem óculos. Quando são situações com espelhos... não vejo nada, nadinha...

    ResponderExcluir
  3. O pior mesmo é que quando se tem miopia e estigmatismo ao mesmo tempo torna-se hereditário, e as pobres crianças que não têm culpa absolutamente nenhuma herdam isso dos pais, numa dose mesmo muito menor, mas herdam...e tornam-se pessoas traumatizadas quando descobrem aos 18 anos que afinal deviam usar oculos (que não uso a mesma porque nunca me habituei a eles e acho que não preciso porque vejo bem na mesma, tirando quando leio mais de 4 folhas A4) e que é um problema que não tem cura...

    ResponderExcluir
  4. O máximo que faço sem me lembrar que estou sem óculos é ir à casa de banho de manhã, porque logo a seguir, tenho que os pôr xD
    Para as saídas à noite, eu, com a minha pouca experiência que a idade não me permite muita rambóia (ahaha) posso afirmar que as lentes de contacto são o melhor ;)

    ResponderExcluir
  5. Tenho o mesmo problema que tu, mas acho que nao é hereditário, pois so desde o ano passado é que passei a uzar, e sou a unica na familia a uzar oculos :s
    Compreendo perfeitamente a sensação, ir para as aulas sem eles ou ler algo que esteja longe, ver as pessoas do outro lado da rua e nao nos apercebermos se tao a falar para nos ou se é para a pessoa da frente, é simplesmente horrivel !
    Mas quando é a noite, nao costumo uza.los, mas caso seja preciso, ando com eles na mala :)

    ResponderExcluir
  6. Como eu te compreendo.
    Já me aconteceu pensar que tinha os óculos postos e encontrá-los por exemplo em cima da cama.
    E já me aconteceu andar à procura deles e tê-los na cara.
    É triste mas é verdade.
    E não vejo um boi sem eles postos, porque o meu olho esquerdo é preguiçoso, tem astigmatismo e hipermetropia. O direito tem só o bocaditinho de miopia.

    ResponderExcluir
  7. Eu quando comecei a jogar andebol decidi usar lentes de contacto, e digo-te que tirando uma ou outra desvantagem, é do melhor :)

    ResponderExcluir
  8. Malena
    Eu de manhã com o sono nem reparo xD
    Jessica
    conduzir sem eles nunca experimentei por acaso xD. também raramente conduzo
    Caracóis
    Acho que não sobrevivia sem os meus óculos xD. mas os meus pais vÊm os dois bem... que estranho, talvez seja um gene recessivo ou assim, não?
    Ana Luísa
    Eu já cheguei ao cúmulo de ir para o mar de óculos porque me esqueço de os tirar xD
    Alexandra
    Eu uso à noite às vezes, mas nem sempre... é quando calha
    Inês
    LOL nós os ceguetas sofremos xD
    Marciano
    tou a pensar comprar lentes agora da próxima vez que for trocar a graduação por acaso! a ver se posso, tipo se os meus olhos são compatíveis.

    ResponderExcluir
  9. ola eu tenho miopia nuca usei oculos so descobri porque fico com dores de cabeça quase sempre. e ver tv lixame que veijo desfocado as legendas nem consigo ler pior mesmo e a conduçao a noite parese que esto a conduzir numa discoteca com luzes espetadas nos olhos e como se anda-se noutro mudo eu descobri a poco porque comesei a ter simtomas e desconhecia a causa agora sim a 2 atras e que descobri eu com 23 anos e nuca tinha ligado para iso ate as pessoas a noite na rua eu nao as veijos e comprimentao-me veijo as caras desfocadas enfim e triste so ter descoberto agora e a minha mae e miope usa oculos tinha que me calhar enfim comprimentos goste do bolg
    Algarve,Portimao

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...