quinta-feira, março 17, 2011

Ka Ching



Ok eu Shania Twain e essa música entrava aqui completamente.

Eu vejo toda a gente queixar-se da crise - e não, não vou falar da geração à *palavra que rima com “lasca” e que já me dá enjoos e que me proíbo de usar* nem da precariadade no emprego, que a crise não é só isso. – e de que o dinheiro não chega para nada, e blablabla. Mas a verdade é que todas as estatísticas apontam para acréscimos em compras de objectos de luxo, gadgets, e em coisas de marca. E disso já não oiço eu queixas.
Se eu comprasse tudo o que me apetece… bem provavelmente não tinha dinheiro para comprar tudo o que me apetece nem daqui a 3 anos, mas muitas dessas coisas nem me fazem falta verdadeiramente. E aí é que está o problema. Embora eu consiga (a custo) separar aquilo de que preciso, daquilo que “me apetece”, muita gente não consegue.

Porque estamos numa sociedade consumista.

Mas o que é engraçado é toda a gente descartar as culpas disso para cima da “sociedade” ou das lojas, quando na verdade a sociedade é feita de pessoas, bem como as lojas são geridas e frequentadas por elas.
A maior prova disso é que cada vez que ponho os pés num shopping aquilo está apinhado até à porta. E se faz favor de nem me virem dizer “ah e tal são só pessoas a olhar pras montras” que não dá para engolir essa nem com mel por cima.

Hoje em dia estão na moda as manifs, as greves, os descontentamentos e os abaixos assinados pelas redes sociais a fora … e para quando uma greve ao consumismo?
Sim!
Um dia em que os portugueses não metam os pés em qualquer tipo de loja. Desde as que cobram exorbitância pelos produtos só por terem uma marca, às que vendem coisas desnecessárias e por aí fora.
A culpa não é obviamente das lojas. É das pessoas. E uma atitude dessas talvez levasse toda a gente a pensar um bocadinho mais, a adoptar um lema de vida “se não há dinheiro, não se compra”.
É só ligar a TV ou folhear uma revista e vemos os anúncios a créditos de facílimo acesso, amiguinhos da carteira e com respeito pelo consumidor. E então as pessoas mergulham. E um crédito só nunca chega… acaba por se pedir um para o computador, um para a prestação do LCD, um para o carro, e quando se dá por ela estamos sentados a falar num programa ao estilo da Oprah e a queixarmo-nos de como a nossa vida deu uma volta sem aviso… o que acaba por nem ser bem assim.

Eu sou uma pessoa que gosta de ir às compras. Aliás, risquem o gosta e ponham um “se pudesse dormia num shopping”. Mas sei estabelecer limites. É claro que as coisas materiais também importam e é bom gastar dinheiro em nós, e aquela lenga lenga toda, mas há que saber estabelecer as prioridades.
Por se viver numa sociedade consumista, não temos automaticamente que nos render a um consumismo besta só para seguir a corrente e nos queixarmos depois.

E vocês?
O que acham da onda consumista?
Adeririam a uma greve com este intuito?
São muito consumistas?
Empréstimos: Sim, não , segundo condições específicas?
Vou tentar responder amanhã aos comments destas duas semanas mas não prometo nada. leiam comentem subscrevam e gostem no facebook ;)

[A ouvir: A novela da SIC]
[Humor: Inspirado]

0 Blahs:

Postar um comentário

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...