terça-feira, julho 26, 2011

Pretérito mais que imperfeito



Na escola ninguém nos ensina estas coisas. 
Ensinam-nos a ler e a escrever. A fazer contas. A desenhar. A falar línguas e a ter noções básicas de química, mas não nos preparam para lidar com o correr do tempo.
Não estamos preparados para ver o tempo fugir-nos.
E as duas opções mais comuns são olhar em frente, ou olhar para trás.
Eu já tomei ambas.
Podemos escolher agarrar-nos àqueles momentos bons que ainda não estamos prontos para esquecer. Prendermo-nos a memórias, boas e más. Construir um templo saudosista de pessoas que já cá não estão, de coisas que já passaram e que nos marcaram.
Mas a dada altura acordamos e entendemos que viver de memórias é como viver a soro. Não morremos, mas andamos sempre sequiosos de qualquer coisa. Porque as memórias são isso mesmo.
Memórias.
Por outro lado, podemos olhar para o futuro. Ver caras novas nas nuvens, traçar caminhos na vidraça da janela e ansiar pelo que ai vem. Podemos convencer-nos que vai ser algo espantoso que nos vai arrebatar, que nos vai tirar os pés do chão. Podemos ansiar por uma vida melhor, e fazer tudo para lá chegar.
Planificar, esperar, antecipar.
Mas também veremos que por mais que o futuro seja promissor, o futuro ainda está longe. E se seguimos esta linha de pensamento, quando alcançarmos esse futuro que ansiámos tanto tempo, quando ele chega, já estamos à espera do próximo futuro, e nem aproveitamos este.
Devia acabar com uma iluminada conclusão, uma explicação da escolha certa… mas eu não sei a escolha certa. Não sei a fórmula indicada para fazer o tempo render. Para o parar quando quero, para o apressar a passar ou para lidar com o que aí vem.
Ninguém me ensinou.
E a vida é assim mesmo, vivemos dos agoras que ontem eram amanhãs e não queremos pensar que eles amanhã serão ontens.
E o grande problema está em saber em que pretérito viver.

Nota: Vá, como eu tenho uma prima que lê o blog e que hoje faz anos, dedico-lhe este texto, e mando-lhe um beijinho de parabéns.

E vocês?
São pessoas que vivem com os olhos no passado, no presente ou no futuro? Eu vivo demasiado no futuro. Penso mais no que vai acontecer do que no que está a acontecer de momento.
São muito nostálgicos, ou não ligam muito a essas coisas?
Vá, toca a comentar, ler e subscrever. Eu esta semana ainda, vou tentar responder aos comentários em atraso. Feliz dia dos avós e essa coisa toda.

[A ouvir: Like it or Leave it - Aly & AJ]
[Humor: Calorento]

7 comentários:

  1. É complicado, mas tento focar-me no presente, o problema é que o passado assombra e o futuro preocupa.

    Acho que não há resposta certa, há que tentar encontrar o equilíbrio bom para nós, porque qualquer um dos três é dado a fazer sofrer se só vivermos nele.

    ResponderExcluir
  2. "Mas a dada altura acordamos e entendemos que viver de memórias é como viver a soro. Não morremos, mas andamos sempre sequiosos de qualquer coisa."

    Adorei esta tua passagem. E é que é mesmo isso.

    Eu já fui muito de viver no passado. E também já fui muito de projectar o futuro. Hoje posso dizer que vivo essencialmente o dia-a-dia, sem planos, sem projectos, sem sequer pensar no que há-de ser, ou não, o amanha. E penso no passado apenas como uma causa daquilo que sou hoje, mas já não fico presa por lá.

    ResponderExcluir
  3. Afal
    Esse equilíbrio é que ás vezes se custa a encontrar xD nem com actívia.
    Ana
    Estou mais ou menos como tu actualmente até porque tenho sorte e os meus planos dão sempre pro torto. xD

    ResponderExcluir
  4. Isso é porque ainda não comeste iogurtes suficientes, come mais alguns e começas a ver a coisa mais equilibrada XD

    Agora a sério, é óvio que há momentos em que nos focamos mais no passado, ou mais no futuro, mas desde que isso não nos impeça de viver o presente, não tem problema. Devemos é tentar sempre aprender com os erros do passado para assegurar um futuro com erros diferentes ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu vivo muito do passado e anseio muito o futuro. Com isto tudo perco o hoje e o agora... Mas tento mudar isso, não é fácil, mas vou conseguindo :)

    ResponderExcluir
  6. Afal
    Pois, acho que me vou virar pró activia
    Lu
    Força com isso

    ResponderExcluir
  7. Este comentário serve apenas para dizer isto: não acredito que escrevi "óvio"... -_-"

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...