segunda-feira, julho 25, 2011

Uma estrada segura, é uma estrada sem carros... e sem minas antipessoais


O popó e eu nunca Fomos muito amigos verdade seja dita.
Na minha primeira aula de condução, a primeira coisa que fiz, aos 2/3 minutos iniciais de aula foi galgar um passeio e albarroar um carrinho duma varredora de ruas.
E isto foi só a primeira aula.
Escusado será dizer que o meu primeiro exame durou… 15 minutos, e troquei de lugar com a coleguita, porque excedi por muito as falhas permitidas.
Escusado será dizer que nunca gostei muito de conduzir.
E verdade seja dita, raramente conduzo. Não sou um total e completo nabo, até faço menos asneirada que muita gente com bastante experiencia, mas tenho os meus dias de inspiração divina, em que meto medo ao susto atrás dum volante.
Ainda no outro dia ia batendo num camião que vinha abastecer uma bomba de gasolina – that would be fun, and I would be on TV – mas não bati, graças às minhas estonteantes capacidades de reacção… e à buzina do homenzinho. Não necessariamente por esta ordem.
Nesses dias, tenho que me lembrar dos 5 mandamentos de condução da viatura partilho aqui com vocezes porque acho que estas coisas são boas para serem partilhadas:
1.       Os sinais vermelhos têm tempo de duração – mas eu esqueço-me sempre disso, e ponho-me a cantar com a rádio, e a olhar para o horizonte e a ajeitar os tapetes, e a tirar coisas do porta luvas, e a mandar sms… e de repente não sei porquê as pessoas começam todas a buzinar… se calhar porque o semáforo já está quase a ficar vermelho outra vez.
2.       Ver as vistas pode provocar acidentes – eu já tenho uma vasta experiência como passageiro, e sei todas as técnicas de bom… passagismo?  Passageirismo? Qualquer coisa assim do género. Mas quando estamos a conduzir, não podemos ir a olhar para as montras, ou a tentar ler o que diz o placard da “mestre maco” ai ao fundo. Ou ir a fazer adeus às pessoas. Temos que olhar para a frente. Por mais aborrecido que seja… parece que são as regras ou qualquer coisa do género. E estabelecer contacto visual durante uma conversa ao volante, pelos vistos também não dá.
3.       Os espelhos são feitos com o intuito de se olhar para a estrada – não é para tirar pestanas presas no olho. Ou para ver as olheiras… ou ver se temos alguma coisa nos dentes. Aprendi isso quando ia atropelando a senhora da padaria da esquina. Claro que ela não viu que era eu, ou ainda me começava a cuspir dentro dos pastéis de nata cada vez que lá fosse.
4.       O código tem a sua utilidade – Okay, eu – como 90% das pessoas? – Esqueci-me automaticamente de mais de metade do código mal acabei o exame e passei. Mas o código dá jeito. Por exemplo, para saber quanto se paga de multa por excesso de velocidade. Porque aparentemente eu só gosto de carregar no acelerador. E Também ajuda saber um ou outro sinal para além do STOP… tipo aquele das vaquinhas, que agora em época de verão é do que há mais prai.
5.       As plaquinhas de direcções são nossas amigas – E levar óculos é sempre um extra na condução. Pelos vistos ajuda conseguir ler as letras e não ler “Portalegre” em vez de “Portimão”
E vocês? Têm carta?
São bons condutores, maus, assim-assim, ou têm dias?
Gostam de conduzir?
Qual foi a última azelhice que fizeram ao volante?
Vá, toca a comentar o assunto subscrever e essas coisas todas, que eu agora vou ali descansar que ainda estou meio ressacado da viagem esta madrugada.

[A ouvir: Lay it on me - Kelly Rowland]
[Humor: Ansioso]

7 comentários:

  1. Só uma pergunta... e deram-te a carta? A sério.
    É que este post foi muito típico de gaja, temo pela tua sanidade mental, e sexualidade.
    Homem que se preze conduz bem e mai nada, não anda a mandar mensagens enquanto conduz nem fica mais de 2 segundos assim que o sinal verde abre, não olha para as paisagens a não ser que esteja a passar uma moça.
    Se isso é sempre assim pede boleia ou fica em casa boy.

    ResponderExcluir
  2. IPlagiator
    Se ma tivessem dado eu não tinha chumbado vez nenhuma xD.
    E hás de ler com atenção, que eu digo lá em cima que só há dias em que acordo e sou um perigo na estrada. não é sempre...E tecnicamente essa história dos homens conduzirem melhor que as mulheres não é bem assim. Se eu fosse uma pessoa facilmente ofendível até era capaz de te responder mal, mas achei piada a relacionares sexualidade e habilidades de condução.foi bonito e... moderno xD

    ResponderExcluir
  3. este post... adorei.
    há sempre alguém pior que nós e é bem verdade. LOL
    thank you very much!

    ResponderExcluir
  4. Mas já tens a carta ou não?
    Quanto ao facto dos homens não serem melhores que as mulheres a conduzir, isso é treta, até a minha instrutora admitiu que isso é verdade, é um facto, não é ser machista nem injusto, é tipo desporto (mas isso já não me incluo de todo nessa categoria)

    ResponderExcluir
  5. Marta
    Tem dias, tem dias xD.
    Iplagiator
    Já tenho, só que raramente conduzo não tenho carro, e não gosto de conduzir os dos pais, que eles depois vêm riscos onde eles não existem.
    Tá descansado que não ando a bater nas coisas ou nas pessoas. acho que a única vez que bati depois de tirar a carta foi logo na primeira semana, e foi de raspão, nem riscou o meu carro.
    Mas aqueles mandamentos são coisas sempre a ter em conta e a paisagem inclui a fauna e a flora. xD

    ResponderExcluir
  6. loool, tem calma Ricardo, há piores... a minha irmã mais velha só passou no 8º exame

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...