sexta-feira, dezembro 30, 2011

Há pessoas que não valem a pena?

É uma dúvida que de vez em quando me assalta. 
Agora é altura de balanços de ano, e de reflexões sobre o que fizemos e não fizemos e por aí fora - já li alguns balanços por aí, e até estavam interessantes - Mas o único balanço que me ocorre cada vez que passa um ano a minha vida é peneirada, e só vão ficando as pessoas que valem a pena.
Não digo isto como forma de congratulação lamechas aos meus amigos - nem preciso porque lhes mostro o quanto gosto deles - , digo isto mais como apreciação das pessoas que passam redondamente pela peneira sem sequer darem alguma luta ao passar pelos buraquinhos pequeninos, como elas.
Sim, porque todos nós deixamos que entrem nas nossas vidas estranhos. a decisão de continuarem estranhos ou não vem tanto de nós quanto deles, e a verdade é que há pessoas que já não me são estranhas, mas é como se fossem, porque se afastam, ou porque se aproximam demais e me asfixiam, ou porque quando as conheço vejo que comprei gato por lebre (o que se formos a ver é mau negócio porque eu nem de Lebre gosto).
E muitas vezes pergunto-me se a pessoa X ou Y valerá a pena.
Não faço uma lista de prós e contras, porque não é preciso. muitas vezes é só aceitar que X ou Y nunca vão deixar de se comportar de certa maneira e de que estamos a gastar energias para não os mandar embora, quando claramente já não temos qualquer tipo de paciência para levar com eles.


E demasiadas vezes eu (que sou um coração de manteiga) dou segundas, terceiras, e até quartas oportunidades, mesmo já sabendo como tudo se vai processar num curto espaço de tempo.
Porque a dada altura já sei todas as suas reacções, sei quando se vão esquivar a uma conversa, quando vão mandar indirectas por estarem desconfortáveis com qualquer coisa, quando vão ignorar e quando se vão lembrar de apelar a uma amizade que não chega a sê-lo por não ser estimada o suficiente, para se escapar ao final inevitável duma relação degradada e desagradável.

Quero que me digam, pelos vossos critérios:
Quando é que uma pessoa deixa de valer a pena?
Há pessoas que não valem mesmo a pena?
Acreditam em segundas oportunidades?

3 comentários:

  1. Tu sabes sempre quando uma pessoa deixa de valer a pena. Quando vês que por muito que te dediques o interesse é mínimo ou pior. E sim, essas não valem mesmo a pena.
    Acredito em segundas oportunidades mas eu particularmente preciso de ver se a pessoa mudou mesmo, até em pequenos gestos

    ResponderExcluir
  2. blog perfeito, e FELIZ 2012
    o meu novo blog :
    http://icewatermellon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A pessoa deixa de valer a pena assim que te aperceberes que não te respeita. E aí, confia nos teus instintos, eu já andei às cabeçadas muito tempo por não querer ouvir os meus intintos. Se não te respeita não tem lugar na tua vida, simples.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...