segunda-feira, dezembro 19, 2011

As Listas Lixam-me

Hoje estava a ponderar sobre o que vou por no meu post programado prá passagem de ano
(Eu gosto de deixar sempre um post agendado para a meia noite de dia 31 Dezembro/1 de Janeiro) e uma das primeiras – se não a primeira – ideias que descartei assim de chofre foi aquela coisa de fazer uma lista de coisas a fazer (como fiz no ano passado, aliás)
Isto pode parecer um bocado contraditório tendo em conta que um dos meus maiores vícios é fazer listas, e eu faço muitas listas.(Frisem o muitas porque é literal, sem exagero ou IVA acrescentado.) Se for no carro a ouvir rádio e começar a ouvir músicas de que gosto, começo a fazer listas das músicas, dos artistas, dos álbuns. Se chego no fim dum filme e me apetece vê-lo, anoto num sítio qualquer. As pessoas normais guardam talões de compras na carteira. Eu guardo listas crípticas que vão desde anotações sobre uma iniciativa que passou na TV a procurar um spot publicitário duma marca de cuecas (Prefiro não ter que explicar) ou comprar sapatilhas de corrida (sim eu tive isso numa lista há uns milénios atrás).
Ora e aqui entra o probleminha disto tudo.
Porquê?

Porque eu não consigo seguir as coisas que ponho nas listas.
Salvaguardando as listas de compras, que consigo sempre seguir à risca, quase todas as minhas listas acabam por ser um vórtex de intenções que nunca deixam de o ser. Se eu ponho na lista, o meu cérebro literalmente apaga as coisas da memória em tipo... 5 dias no máximo. Acho que é porque eu estou sempre a pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, deve ter que se libertar alguma memória extra com isso, e o cérebro pensa que estando na lista eu me vou automaticamente lembrar das coisas e fazê-las quando me lembrar.
Errado, cérebro, errado.
Primeiro, eu não me vou lembrar, segundo, vou perder a vontade.
Parece que a partir do momento que ponho alguma coisa num qualquer tipo de lista, a vontade de fazer dita coisa se evapora quase tão depressa como a memória do que queria fazer.
Acho que sou mais daquelas pessoas que faz no momento (e isso explica a minha aversão a agendas desde quase sempre)

E vocês?
Planificam muito as coisas, ou vão fazendo tudo o mais espontaneamente possível?
Alguma coisa a comentar?

PS: este fim de semana tirei uma folga bloguistica, sei que tenho uma penca de comentários por responder, mas ainda só respondi aos feitos via facebook. Saxavor de não me trucidarem.

2 comentários:

  1. Deixa lá, eu também gosto de listas, sempre que não faço acabo por me esquecer de coisas que na altura me pareceram muito importantes. O que, quando me dou conta que fui viajar sem pijama ou escova de dentes, me dá a certeza de que eram importantes...

    ResponderExcluir
  2. eu adoro agendas e tenho sempre a mania de comprar uma no inicio de cada ano, mas por volta de Março, e já a esticar, deixo de ver o que escrevi e de apontar o que tenho para fazer. Isto também me leva a esquecer das coisas marcadas ou a marcar duas coisas para o mesmo dia e depois ter que inventar uma desculpa foleira para me livrar da mais chata...

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...