sexta-feira, janeiro 07, 2011

A vida é feita de perguntas, mas só nos lembramos daquelas às quais não temos resposta

O Homem é uma criatura inquisidora de natureza.
Fomos feitos para questionar tudo, como parte do processo de evolução.
É através do contínuo questionar de tudo, que são travados novos conhecimentos e análises mais profundas de coisas que temos como certas, e a descoberta de novas certezas vem daí.
Mas como toda a gente sabe não há duas pessoas iguais (quanto muito são parecidas) e embora todos perguntem, nem todos perguntam o mesmo.

Quem é que não passou pela fase dos porquês?
Eu pelo menos passei, e lembro-me perfeitamente de que era a criança mais irritante numa área de 10 quilómetros quadrados em meu redor (mais ou menos) quando começavam com os “porquês”.

É no entanto um mito pensar que só temos uma fase em que questionamos as coisas.
Como já devem ter reparado, eu e as perguntas estamos sempre de mãos dadas, gosto de saber, de questionar, de aprender, e quem não pergunta não aprende.
É normal que tenhamos dúvidas de qualquer espécie ao longo da nossa vida….

A idade dos porquês é normal, mas quando se cresce , cada pessoa tem uma maneira de interpretar de formas diferentes as mesmas perguntas, uma espécie de pergunta associada à sua personalidade… chamemos-lhe “pergunta interior”, vá.
Eu juro que sei que isto parecia imenso um excerto de um daqueles livros de gurus espirituais, mas nada a ver xD.
A “pergunta interior” é aquela pergunta que nos ocorre geralmente quando nos dão alguma informação, aquela pergunta que gostamos de ver respondida para mais facilmente dissipar as nossas possíveis dúvidas.
Conheço três tipos:

  • “Para quê?” – Esta é a minha. Sou uma pessoa muito objectiva, faz-me muito mais sentido perguntar as utilidades de tudo. Procuro mais a motivação intrínseca. Não gosto demasiado de pensar em origens, prefiro pensar nas motivações que movem as pessoas e os acontecimentos. Se algo não tem um motivo por trás não faz sentido para mim.
  • “Porquê?” – O eterno porquê… Há quem continue com esta análise das coisas a vida toda, não é uma coisa negativa. As pessoas que se perguntam “porquê” costumam ser de natureza mais filosófica. Querem saber o que causa as coisas, a sua razão intrínseca.
  • “Como?” – As pessoas que utilizam isto são as eternas curiosas. Querem saber o funcionamento do mundo, como se facilitasse a análise do mundo sabendo de que maneiras se processam as coisas, o seu funcionamento intrínseco. O mundo é um enorme laboratório de estudo onde tudo é analisável.

Um campo onde isto se aplica muito é em questões de foro intimo, ou em dúvidas existenciais.
Cada pessoa interpreta essas coisas de formas diferentes, fazendo as perguntas de forma diferente.
Quando tenho problemas geralmente ocorre-me que há algum motivo para me estar a deparar com eles, para que eles ali estejam.
Mas há quem olhe para eles e diga “porque é que isto me está a acontecer” e quem pense em como os vai resolver.
No meu caso em especifico, mesmo naquelas dúvidas existenciais, nunca dei por mim a perguntar os porquês, mas é porque não tenho paciência para fazer perguntas que sei que não vou ver respondidas tão cedo. é muito mais fácil encontrar motivações por detrás das coisas para mim do que motivos, ou explicações de funcionamento.
Aquela pergunta que toda a gente já leu ouviu ou disse pelo menos uma vez responde-se de várias formas diferentes. Eu respondo que estamos cá pra viver.

E agora vocês:
São pessoas que questionam muito as coisas e as põem em causa, ou conformam-se com maior facilidade?
Preferem respostas de fácil resposta ou perguntas que vos deixem a pensar?
Conhecem mais tipos de perguntas interiores?
E qual é a vossa pergunta interior?
É alguma desta listinha?
Vá comentai gentes que quero saber as vossas respostas ;P

[A Ouvir: Sweet Dreams-Beyoncé ]

[Humor: Divertido]

7 comentários:

  1. Só existe duas situações em que sinto que não estou me questionando sobre absolutamente tuuudo. Quando estou dormindo e quando estou bêbada. Acho que por isso tenho bebido mais e dormido mais nos últimos tempos, porque minha cabeça está uma tempestade de porquês...

    Queria tanto ser diferente, mas simplesmente não consigo. Tá certo que ser assim me impulsionou em muitos momentos, mas dói demais...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Poucas vezes li algo tão inteligente. Não vou responder às tuas perguntas. Mas declaro que gostei muito de ler o que escreveste e a forma como o fizeste.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, por muito k o nosso corpo envelheça, estaremos sempre na fase dos porquês. Nós somos um povo muito curioso que não se fica com simples respostas do género "sim" ou "não". Temos de saber o porquê, quando, onde e como? Para não falar do quem. O que mais me pergunto interiormente? Quando...? Quando acabará algo que já demora na minha vida. Ou quando serei feliz...? Esse género de coisas que parecem normais. Mas também te digo que ultimamente não faço perguntas a mim...gostei do post. E sim, acho que todos devemos receber respostas bem definidas ás nossas perguntas. Assim cortamos nos porquês ou nos comos e quandos...

    ResponderExcluir
  4. O ser humano tem mesmo que passar a vida a questionar-se,faz parte de nós.
    No meu caso,apesar de ter sido uma péssima aluna a filosofia,questiono sempre o porquê disto,daquilo o porquê a mim,o porquê do porquê.
    E subscrevo a Miss B.
    O quando também faz parte da minha lista de perguntas.

    ResponderExcluir
  5. hm

    Minha oergunta é mta vez por quê, mas embora pergunte mta vez não fico a matutar nela mt tempo ou queimo os meus neuronios.

    Não gosto de fazer perguntas mas gosto de obter respostas, a maior parte das vezes sou capaz de "dar a volta ao mundo" sem fazer a questão, mas obtendo a resposta, conheço pouca gente que faça isso, mas eu sou anormal ne? xD

    Quem é mais objectivo faz menos perguntas e age mais..
    Quem é mais fraco/menos objectivo.. faz mais perguntas..

    No entanto o mais objectivo tem mais chance de se espetar.. pk não pensou 1º

    Enquanto o outro se calhar até leva a vida mais estável e com menos riscos..

    São escolhas.. e respostas a algumas perguntas :p

    ps - Preferem respostas de fácil resposta ou perguntas que vos deixem a pensar? - eu acho que prefiro respostas de fácil resposta :p
    kidin

    ResponderExcluir
  6. Eu sou de me questionar, mas não no sentido vitimizador, apenas no sentido de que se acontece uma determinada situação na minha vida, é porque me faz bem passar por ela. Assim, pergunto-me tal como tu "para quê" para tentar aprender alguma coisa com isso.

    ResponderExcluir
  7. inspira, expira.... cá venho eu responder aos comments todos em atraso xD
    Dama
    LOL
    eu quando estou bebedo me questiono imeeenso "porque está tudo girando?" xD. Portanto você se questiona dos porquês né. é normal xD eu acho que prefiro pessoas que inquerem do que as que se acomodam.
    Maria
    No outro dia quando li pla primeira vez o teu comment fiquei todo derretido xD Isto não se faz pah xD. obrigado.
    B
    Por acaso conheço algumas pessoas que preferem respostas simples do género sim ou não, e que desde que as tenham não se questionam mais xD. isso sempre me fez confusão . Só por acaso nunca me pergunto "quando" a não ser que esteja à espera de uma encomenda.
    Anyway, isso vai ser uma fase, daqui a nada já te voltas a questionar. se não voltares.. vai ao médico xD
    Inês
    Eu era bastante bom aluno a filosofia, xD paleio nunca me faltou devia ser por isso xD
    Cruz
    Acho que percebi a tua linha de raciocínio, mas acho que nem sempre as pessoas impulsivas são as que se questionam menos. podem ser as que mais se questionam mas as que menos respostas obtêm xD
    BSL
    Pois, a vida é uma grande lição... a ver o que se tira daqui.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...