sábado, setembro 24, 2011

Cupcakes, vão à merda

Não sou particularmente fã de cupcakes, É uma coisa completamente sobrevalorizada, que apareceu em terras lusas do nada, a par com a power balance e os ténis modeladores de rabos (nem há comentário possível), umas meras madalenas de variados sabores com creme por cima a enfeitar, que se comem em dentada e meia e custam  o mesmo que dois pastéis de nata (ou mais).
Dito isto, não é coisa que me faça especial gula no dia a dia, e não costumo ter súbitos ataques de gula por eles como tenho por batatas fritas, chocolate ou atum em lata (sou uma pessoa de gostos abrangentes, Ok?)
Mas a verdade, é que os sacaninhas dos cupcakes são uma sobremesa apelativa, São bonitos de ver, com aquelas cores, e os papelinhos semi transparentes a embrulhar e o creme todo muito enfeitado com confettis ou pedacinhos de coisas comestíveis.
Por isso mesmo - e porque sou um grande adepto do "faz tu mesmo" -, resolvi fazer cupcakes em casa.
Ainal já fiz crepes, panquecas, farturas, bolos com e sem cobertura, queijadas e uma catrefada de doçaria cá em casa, e tudo tão bom ou melhor que muitas pastelarias onde se vai. Não há dificuldade nenhuma em fazer uns bolos barrados a creme, certo?
Nope.
Errado.

A ideia original era fazer uns belos red velvet cupcakes, como na foto acima (porque eu não queria entrar no mundo dos bolinhos paniscas pela porta da frente, não, tinha que ser logo em grande, com corantes e essência de baunilha à mistura)
O que acabou por se passar cronologicamente foi aproximadamente o seguinte
Aos 15 minutos de receita decorridos, fiquei completamente esperançoso. afinal a receita era super simples, e com dez minutos tinha 12 cupcakes no forno, e snap snap, picture time.
30 minutos depois, já me doía ligeiramente o braço de bater tanto a massa, mas pensava que a massa estava mesmo apetecível, okay, muito líquida, mas se calhar isso é normal quer dizer, ainda vai ficar tudo muito pipi até porque estava a seguir a receita à risca.
No entanto, 40 minutos de  mistelas depois comecei a ponderar que era efectivamente estranho usar vinagre numa receita de queques de chocolate... e a massa já estava a fazer bolhas sozinha (e a receita não me dizia nada sobre o assunto), não sei, tive um mau feeling.
Uma hora depois, já tinha uma taça quase cheia, de massa cor de rosa que parecia vomitado de alguém que bebeu sumo de groselha, e só me cheirava a vinagre.
quando acabei de fazer a massa e passei a enformar, tive uma epifania quanto a barrar umas formas de alumínio e meter lá para dentro a massa, podia ser que afinal nem tudo estivesse perdido.
Long story short, os cupcakes que eram para ser 12 acabaram quase 25, e eu ainda tenho os dedos vermelhos do corante.
Fazer a cobertura também foi bonito. diziam para "fazer o açúcar em ponto de fio"
Ao que eu respondi "estamos a cozinhar, ou a costurar?"
e acabei por me queimar, porque em vez de fios fiz uma espuma super rápida a solidificar que atingiu metade das panelas da cozinha quando a misturei na batedeira com as claras batidas, porque aparentemente enrijeceu muito depressa e fez pequenos pedacinhos de caramelo.
No fim, em vez de ficar com umas coisas todas apetitosas como na foto acima, fiquei com:

Uns cupcakes pigmeus da altura do meu dedo mindinho que não sabem lá muito a nada em especial, castanhos por fora e avermelhados por dentro, cobertos com uma espuma maravilhosa e leve que parece cocó de gaivota, mas sabe a pirulitos. Ah, e acho que vou ter um desarranjo intestinal de ter comido um enquanto ainda estava quente, I can feel it crawling in my belly..
Por isso:
Cupcakes, vão à merda!


7 comentários:

  1. Se tu soubesses o quanto me estou a rir agora...matavas-me XD até já me vieram as lágrimas aos olhos LOOOOOL

    Desastres culinários, todos os temos. Gotta lov'em XD

    ResponderExcluir
  2. Isso de seguir receitas da net na totalidade nunca deu resultado por aqui. No momento em que eu notasse que a massa estava liquida botava mais farinha. Vinagre, qual que! Ainda assim, sairam uns mini cupcakes interessantes eheh sabiam a vinagre?

    ResponderExcluir
  3. Ahahaha opá, és o meu ídolo, a sério, gabo-te o esforço :))

    ResponderExcluir
  4. É no que dá ser moderninho! Eheheheh!

    ResponderExcluir
  5. Ahahahahahah!!! Só tu Ricardo! Tens de me dar essa receita para ver se faço melhor!! :D

    ResponderExcluir
  6. provei o meu 1.º cupcake na magnolia de NY...blhercccc...muito enjoativo...va la que provei o red velvet ja por terras tugas e a coisa foi (maravilhosamente).
    Qt ao teu, devias ter testado com massa de pao de ló...a massa de chocolate não sobe tanto, é muito pesada/humida...
    :)

    ResponderExcluir
  7. Afal
    Quem não achou piada nenhuma fui eu quando os fui comer e estavam assim micro.
    Guida
    Comigo dá resultado quando são coisas salgadas, e quando é doces já vi que tenho que escolher muito bem o sítio, de preferência um que tenha a foto do resultado final em vez duma fictícia.
    Não sabiam a vinagre... nem sabiam a nada em particular xD
    Ana
    Não dizias isso se tivesses que comer um depois xD
    Malena
    A culpa como podes ver não foi minha! xD
    Storm
    A receita já foi pro lixo. tenho que experimentar outra qualquer um dia destes xD
    Framboesa
    Pois, mas eu na altura não sabia nada dessas coisas cupcakónias xD.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...