quarta-feira, janeiro 05, 2011

Atitudes modernas - pt.V

Hoje em dia está na moda chamar a atenção.

Penso que já disse aqui algures que o ser humano roda em torno do poder e blablabla, mas acho que nunca cheguei a explicar que uma das formas mais primordiais que um ser humano tem de exercer poder sobre o outro, é sendo o foco da sua atenção.
Há duas formas de atingir a atenção dos restantes.

  1. Ter algum mérito num campo qualquer - Não interessa muito bem no quê. As pessoas brilhantes geralmente atraem atenção. Merecida, mas atraem.
  2. Apelar – fazer de tudo para dar nas vistas.
  3. Estabelecer relações inter pessoais decentes – Não há grande coisa a acrescentar, né?

(claro que a 3ª opção é demasiado trabalhosa para muita gente hoje em dia mas achei boa para incluir aqui anyway)

Qual acham que é o rumo mais seguido hoje em dia?
*som de sinetas*
2ª Opção, of course.

A Apelação é uma arte milenar, que ainda alguns animais praticam em altura de cio e por aí.
Nem é muito difícil de dominar – talvez porque não haja grande coisa que dominar - O objectivo principal é ser o centro das atenções. No matter what.
Todos nós temos dias em que gostamos particularmente de ser o centro das atenções.
E é perfeitamente normal, mas há quem tenha essa necessidade completamente descontrolada, já virada para uma dieta diária de doses maciças de atenção.

Temos 4 tipos básicos de apelação (há milhentas ramificações, mas não percamos tempo com essas):

  • Apelação monetária - Esbanjar é a Palavra, Na apelação monetária, as atenções não se conquistam, compram-se descaradamente. As pessoas que recorrem a esta apelação geralmente gostam de mostrar que têm dinheiro. Comprar dos artigos mais caros e desnecessários e exibi-los com um certo desdém, atrai uma atenção inicialmente desejada, mas depois incómoda. Outra das maneiras que se encontra de atrair as pessoas através desta apelação, é entupi-las de prendas, como se as prendas demonstrassem um maior motivo para nos sentirmos mais inclinados a reparar nessa pessoa.
  • Apelação emocional – Há dois tipos. “Ninguém gosta de mim”… Yup. As emozices. aquelas pessoas que estão CONSTANTEMENTE a fazer o papel de desgraçadinhas, e infelizes, pessoas com o Sindroma de coitadismo crónico nos píncaros. Sejam conversas deprimentes em alturas festivas, ou expressões tristes no meio de uma multidão de sorrisos, até ao recorrente dramatizar da vida em casa para atrair uma quanta penuxa. E o que é engraçado é que conseguem sempre um molho de gente que anda atrás deles com paninhos quentes. Depois há o outro reverso da Moeda, o “Eu gosto de toda a gente” sabem, aquelas pessoas que têm uma necessidade estranha de agradar toda a gente? Não é bem o Lambe-botismo, isso é mais selectivo. Neste tipo de apelação é pra basicamente toda a gente. Pensam que dessa forma acabam por atrair aprovação e consequentemente atenção.
  • Apelação visual – A Lady Gaga é muito boa pessoa, e gosta muito de cãezinhos e órfãos e póneis e unicórnios e assim, e tem muitas causas… mas não vamos ser idiotas ao ponto de não admitir que ela tem um bocadinho de vício em chamar a atenção. Ela é o exemplo mais conhecido actualmente, mas como ela há muitas pessoas que gostam de se vestir (ou despir) e comportar de maneira a chocar as pessoas. Chamam as atenções por… dar muito nas vistas? Nem me venham com aquela desculpa de “Ah e tal cada um é como é”. Uma pessoa gostar de usar minissaia e calças por baixo, é “ser como é” (e ter muito mau gosto) … agora meter uma lagosta na testa e andar com ela na rua não é nada mais senão um – não tão – subliminar “Olhem para mim, eu sou arrojado”. E podíamos falar ainda de como se usa muita coisa que é desconfortável, só porque está In, mas não acho que valha a pena. Vocês chegam lá sozinhos.
  • Apelação idiota/Desesperada – Por alguma coisa lhe chamo de apelação desesperada. As pessoas que recorrem a isto fazem de tudo. Porque tudo vale para que o foco das outras pessoas paire sobre nós, e porque todas as outras tentativas deram para o torto. Pode entrar-se em coma alcoólico, fazer-se uma tatuagem, nudismo numa praia normal, Pixar um muro (Ok eu ando há séculos com a vontade de usar este brasileirismo, porque soa tão porno, mesmo sabendo que só estou a dizer “vandalizar”)… You name it. Muitos pseudo rebeldes nascem mesmo daqui, da carência tão grande que têm por atenção acabam por fazer as maiores barbaridades. As vacas (e não são as que pastam) também vêm daqui… só que a atenção que recebem é diferente… if you know what I mean.

Numa frase… a Apelação é uma deprimência.
E tenho dito.
Receber atenção devia ser um bónus na vida, e não um objectivo de vida.
Quanto muito se a recebermos que seja por mérito e não por pena, ou porque estamos a fazer uma figura tão ridícula ...Coisa, que as pessoas não conseguem deixar de reparar em nós (como no caso do video abaixo, que não aconselho a pessoas com medo de perucas e de cabelo cor de rosa).

E vocês?
Conhecem mais tipos de Apelação?
Conhecem alguém que use algum destes?
O que pensam do assunto?
Ficaram com medo do video? xD
Comentem, leiam e subscrevam, que eu vou dormir (nem devia estar a postar a estas horas mas o sono fugiu-se-me.

[A Ouvir:Weekapaug Groove-Phish ]
[Humor: Uma grande salganhada deles ao mesmo tempo]

4 comentários:

  1. Conheço vários tipos de pessoas que querem chamar a atenção. A maior parte de nós, faz isso, só que há maneiras e maneiras. Uma coisa é gostarmos de alguém e querermos também que gostem de nós. É normal querermos a atenção dos nossos amores, dos nossos amigos, da nossa família.
    Outra coisa é aquele tipo de pessoas que gosta de ser o centro das atenções por onde passa. A mim, parece-me que é algum problema no Ego, que provoca isso. A pessoa não consegue estar bem consigo mesma, e procura aprovação nos outros. Eu chamar-lhes-ia sanguessugas, no sentido de se alimentarem da atenção dos outros.
    *

    ResponderExcluir
  2. A apelação faz parte das relações. E provavelmente todos passamos por esses estágios que puseste. Conseguir que não seja o grosso da personalidade vs actuação é tarefa árdua para alguns. :)

    ResponderExcluir
  3. Pink
    Sim, as Colas são pessoas chatinhas xD
    BSL
    Uma pessoa de exemplo?
    José Castelo Branco.
    Nós queremos todos atenção, mas como tu dizes há maneiras e maneiras pah, e á algumas que são mesmo tristes xD. "atençãossugas" xD
    Maria
    Eh pah, todos nós apelamos de vez em quando, mas viver de apelação é que já nem por isso xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...