quinta-feira, dezembro 08, 2011

Top 5 Made In Portugal (2011)


Portugal às vezes consegue ser um grande rebanho.
O que um faz, todos fazem, e por isso “tendências” que vão e vêm são coisa que não falta.
Resolvi fazer um Top 5 das coisas que agora andam/andaram este ano na moda por terras lusas:
  1. Casa dos Segredos - “Ah e tal toda a gente vê”. Não é mais assim “90% da pessoas vêm e entopem o facebook com vídeos e comentários sobre isso. E os outros 10% que não vêm acabam por ver indirectamente” é como o tabaco. Eu vi 10 minutos daquilo desde que estreou e não foi tudo seguido. Tive de ir mudar de canal passado um bocadinho porque me faz dor de cabeça tamanha idiotice. Sei que há a fanny e a Cátia, e a Stripper, e chega. Tudo fala porque pelos vistos agora está na moda falar mal dos labregos da casa, porque eles são uma cambada de putas oxigenadas e labregos sem cérebro... pessoas, eles recebem balúrdios para lá estarem. Por muito burros e imbecis que sejam, estão a ser pagos para isso, e muito provavelmente com as chamadinhas de muito boa gente que quando dava o big brother diziam “ah e tal eu não vejo coisas dessas”.
  2. A culinária – Nada contra, eu gosto de cozinhar doces e tal, e desenrasco-me na cozinha, mas parece que voltou a estar na moda toda esta coisa dos tachos e das panelas. Ele é milhentos programas de culinária “modernos” e “económicos” – que depois escolhem ingredientes que custam os olhos da cara – Ele é concursos de culinária, e agora tudo o que é pessoa mais ou menos famosa é adepta de culinária (desde jornalistas a comentadores políticos, anda tudo a lançar livros de receitas). Toda a gente lança livros de receitas próprias (que tecnicamente nem são nada mais do que receitas básicas com uma pitada duma especiaria qualquer diferente, para dizer que é melhor) Parece que quem não tem hábitos culinários não faz parte da elite.
  3. O fado - Fado vira património da humanidade = TODA a gente passa a gostar de fado. Eu acho (e sempre achei) um tédio, e bastante deprimente na sua maioria. Okay, é uma coisa munto única e renhéunhéunhéu, mas não é por isso que tenho de gostar, por favor rádios e televisões, não me entupam com fado a toda a hora. É só por ser Português, típico.
  4. O vintage – Já nem estou a falar de acessórios e roupas inspiradas em roupas de há 20 anos atrás. Estou a falar de coisas que estavam na moda quando a minha avó era pequenina, e que de repente agora voltaram a estar na moda. Óculos “cat eye”, tecidos ás bolinhas, suspensórios, e a lista continua. Peço desculpa, mas se eu quiser ver cortinados e naperons vou ao Leroy Merlin, não estou acostumado a vê-los passear pela rua, ás bolinhas e aos quadradinhos..
Como devem ter percebido, só estão 4 itens na lista, Ora bem, quero que vocês leitores me digam:
Qual é na vossa opinião a tendência das terras lusas que merece vir parar a este top?
Surpreendam-me, e habilitam-se a ganhar... bem, tecnicamente não ganham nada. Okay, habilitam-se a ganhar um elogio. E já é muito bom.
E já sabem, façam aquela coisa toda: subscrevam, gostem no feiças, leiam comentem e por aí fora.
[A ouvir: Move on U - The Saturdays]
[Humor:  Friorento]

3 comentários:

  1. bem... as pessoas no meu redor compraram camisolas da WESC... nunca percebi

    ResponderExcluir
  2. Tal como tu, sei das peripécias da Casa dos Segredos pelo Facebook, não sei cozinhar e concordo que as receitas económicas exigem ingredientes caros, não gosto de Fado e quanto ao vintage, gosto do que gosto. Não gosto porque é vintage ou porque é dread ou porque é bué não sei quê.

    O que me leva à minha sugestão para nº 5. Não é uma coisa exclusiva de Portugal (Assim como não são algumas coisas de que falaste), mas...calharam a este país à beira-mar plantado.

    O Hi(p)sterismo. A típica frase do "eu não gosto de música comercial, porque é...mainstream. Só ouço música alternativa, uso camisas aos quadrados e uso óculos sem graduação. E eu fazia estas coisas todas antes de elas estarem na moda".
    Não tenho nada contra a música alternativa, mas também não tenho nada contra a música comercial. O que gosto, gosto e pronto... Esteja na moda ou não. É claro que o que está na moda chega mais facilmente aos ouvidos. Mas a Casa dos Segredos está na moda e eu não vejo, por isso não é uma fórmula certa. E sou contra quem usa óculos só porque dá "style". Nunca usei, mas a minha irmã usava e, quando ela andava na escola (agora tem 28 anos)...chamavam-na de caixa de óculos e levava porrada. Sinto-me ofendida, em nome dela ;)

    ResponderExcluir
  3. concordo com o comentário da Pereska...eu uso óculos e saber que existe pessoas que usam só porque dá um certo ar de pseudo-intelectual, revolve-me as entranhas..
    e também estranho que de repente toda a gente seja fã de joy division, the smiths, e outros tantos, só porque viram um filme que usam musicas deles... pessoas que há um ou dois anos nem sabiam quem era, e que criticavam música alternativa, de repente tornaram-se especialistas no assunto..
    um par de chapadas, com os dedos cheios de aneis bijou-brigitte, a cada um destes portugueses é pouco, muito pouco...
    Ps: leio o teu blog há pouco tempo, percebi que és novinho mas gosto muito como escreves!! keep on going.. :)

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...