segunda-feira, agosto 01, 2011

A Praga dos Parolos



Não estou a dizer que sou um indivíduo todo estiloso com este post – nem é preciso que vocezes já sabem todos né leitores – mas há qualquer coisa de fascinante nos parolos.
Nunca soube precisar bem o que me fascinava, acabava por ficar baralhado com tantas escolhas, no fundo é todo um misto de situações, não sei, é como ver o BBC vida selvagem, com uma variedade imensa de fauna e flora (sim, que também há parolos com cérebro equivalente a uma couve de Bruxelas), mas a acontecer a três ou quatro toalhas de distância numa qualquer praia.

Temos a malta do tuning, pneu rebaixado, neons nas portas, ailerons em todos os sítios aplicáveis (do carro) e a piece de resistance, o rádio que tem muito provavelmente mais potência que o próprio motor da “máquina”. Se vos é difícil perceber que a malta do tuning é na grande maioria parolagem, é só reparar na selecção musical que eles têm atirada lá para dentro. É raro haver uma alminha que ande sem o cd do Tony Carreira, ou um daqueles “Portugal mix”.

Depois temos as meninas do tigresse. Barulhentas, oferecidas e geralmente feias que dói. andam por aí pululantes, com os seus maxi cintos, e as calças coladinhas ao pacote (como dizia sabiamente a Katyzinha), sem esquecer o decote até ao umbigo, classy portanto.
Alguém se esqueceu de lhes dizer que quem usa uma embalagem de gloss duma vez provavelmente chama-se Fernando e tem nome artístico de Julietta qualquer coisa.

Depois vêm os gajos do style. Ao contrário delas, que vêm todas mais ou menos no mesmo formato, eles diversificam. Temos a opção dread, com as calças a deixarem fazer uma colonoscopia sem precisar de máquinas, os pseudo bombados, que andam o ginásio há duas semanas mas olham-se ao espelho e pensam que já estão tipo… um gajo qualquer do wrestling (não sei o nome de nenhum) E agem como se fossem irresistíveis – o que é francamente divertido de ver. E não nos podemos esquecer dos engatatões. Zezé camarinha? Multipliquem por 10. Ah, e acrescentem uma depilação total e uma apetência por grandes bebedeiras. Peças indispensáveis das noites de verão.

E para fechar esta pequena amostragem, os parolos emigrantes. Não estou a falar mal dos emigrantes, pelo amor da Santa, me loves emigrantaixion (o meu inglês anda a melhorar imenso) mas é francamente divertido ver pessoas que falam português como língua nativa a forçarem o francês ou o alemão para dar todo aquele toque de sofisticação, mesmo que em casa só falem em português. O que interessa é mostrar que sabem falar – mal – outra língua.
E vocês?
Que outros tipos de parolos encontram?
Qual dos tipos acham mais piada?
Toca a comentar, ler, subscrever e gostar no facebook!

[A ouvir: Closer - Kings of Leon]
[Humor: Divertido]

13 comentários:

  1. Opá, o que me ri com este post. A sério, isto está de ir às lágrimas e quem me dera a mim ter o jeito para exprimir o que me passa pela cabeça muita vez, que saía algo deste género x) Já pensei nisto imensas vezes e o verão é a estação do ano perfeita para observar atentamente qualquer um dos tipos de parolagem xD O melhor é que nem sei dizer qual prefiro, de tão bons que todos são! Hahaha, oh céus xD

    ResponderExcluir
  2. Fizeste um bom apanhado da coisa!!

    Encontro tantos, mas os emigras mexem com o meu íntimo, assim como os zézés Camarinhas que por ai andam.

    ResponderExcluir
  3. Os parolos também não são aqueles que usam óculos de sol à noite, meias do mais branco que há bem puxadas para cima, usam umas calças que ,let's face it, são bermudas e bebem cerveja fazendo com mão \m/ sem que exista rock/heavy metal para justificar aquela linguagem gestual?

    ResponderExcluir
  4. A opção dread fez grande furor há uns anos. Lembro-me de numa aula a professora ter que pedir a um para puxar as calças para cima já que estava a presentear o resto da turma com uma visão nada agradável. Aquelas calças mais um bocadinho e estavam nos joelhos. As tigresse é o que mais se vê por aí agora.

    ResponderExcluir
  5. adoro! ri-me imenso lol. também há a parolice que vai aos bailes da terra, às procissões, andam de meias brancas... enfim. sinceramente acho que Portugal é o país dos parolos.

    ResponderExcluir
  6. Gosto especialmente dos emigrantes que ainda não perceberam que em Portugal também já há rádios nos carros XD

    ResponderExcluir
  7. Belo catálogo! Não me ocorre nenhuma categoria, para além das tuas.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho para mim que os parolos estão em vias de extinção, mas lembro-me de nas festas da aldeia me fartar de rir com aquelas que levavam os casacos de peles todos finos no pino do verão xD

    ResponderExcluir
  9. Chorei a rir! Principalmente com a qualidade do teu inglês ;)

    ResponderExcluir
  10. Ora bem...
    Ultimamente tem-me saltado à vista num tipo de parolo, mas ainda não percebi em que categoria se classifica ou o que devo chamar-lhe.

    Trata-se do gajo bairrista, na casa dos trinta e muitos ou quarenta e poucos (atenção, que moro num bairro, mas nem todos são assim!).

    O que mais detesto na indumentária é a calça de ganga "à meia canela". Qualquer coisa com tamanho entre a bermuda e a calça, mas repleta de bolsos por todos os lados, e que fica dez ou quinze cm acima do tornozelo.

    A esta bela peça, aliam uma sandália tipo chinelo em cabedal - daquelas à velho, achava eu. Afinal, aquilo são chinelos à parolo! (para mim um homem só usa chinelos se forem havaianas, e só para a praia/piscina ou afim).

    Acrescente-se por fim, em cima da proeminente barriga de cervejola, a t-shirt estampada com uma piadola de trazer por casa - como uma que vi há dias que dizia: "Não sou ginecologista, mas podemos ver isso". Uiii. Que bonito!

    O som preferido? Kuduro, quizombas e músicas brazucas de qualidade o mais duvidosa possível... que tocam em altos berros no carro. Ou ter como toque do telemóvel um som estranho ou "O pai da Criança"!

    É é isto, o último grito da parolagem!
    :-)

    ResponderExcluir
  11. Claro que com a minha sorte são sempre esses que vêm ter comigo...

    ResponderExcluir
  12. Ana
    Ai ainda há mais uns quantos. há aqueles que não tomam banho, mas se lavam em perfume e por aí. é só olhar para o lado. quando fui ao shopping no domingo era vê-los aos magotes.
    Inês
    também gosto dos emigras xD
    o Rapaz
    Sim, óculos de sol à noite é um bom acessório da moda parola xD tadicos eles querem-se inserir =<
    Silvermist
    Eu conheço moças tigresse. e tenho medo delas. xD
    Filipa
    Uma vez fui a uma procissão na terrinha. medo. muito medo.
    Caracóis
    E aqueles que vão para a praia e se põem a ouvir música no telemóvel em alta voz?
    PFIA
    Devem haver umas quantas mais.
    Miss Murder
    Em vias de extinção? naaah, estão é a evoluir xD
    Isis
    Eu sei, o meu inglês é óptimo xD.
    Teresa
    Acho que ainda vou falar dessas calças um dia destes xD
    Afal
    Sua sortuuuda xD

    ResponderExcluir
  13. Agora que dizes que sou uma sortuda é que dou valor à minha sorte: velhos, bêbedos, parolos, os meus eternos conquistadores. Já me sinto a ficar com falta de ar só a pensar na minha sorte...

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...