terça-feira, agosto 02, 2011

Aquela vez em que o Ricardo foi adoptado

Nota: Apeteceu-me falar deste assunto, e são capazes de ouvir falar dele mais uma vez por estes dias.
Desde que me conheço por gente, que tenho um cão de sonho. Gostava imenso de ter um cocker spaniel. Não me perguntem porquê, mas sempre achei graça àquela pelagem macia e Àquelas caídas. O que é verdade é que hoje podiam aparecer-me aí com uma ninhada inteira, que eu não os ia querer. Já estou muito bem servido.
E estou assim porque alguém não quis a manchinha.
Porque a manchinha não é de raça.
Ou porque a manchinha não tem pedigree, nem arvore genealógica confirmada.
Talvez porque é muito trapalhona e parte as coisas só a dar ao rabo de contente, ou talvez seja porque a manchinha era um cachorrinho que cabia na palma da mão, e acabou por crescer e ser uma matulona.

E os senhores que a abandonaram não entraram em pânico com medo que ela estivesse doente porque andou a comer bagas dum arbusto ao pé de casa e andava sem comer uma semana; não tiveram paciência para lhe ensinar truques e apreciar a maneira como ela os aprende rápido;
Não tiveram que tomar conta dela quando fez trovoada e ela ficou cheia de medo;
Não a levaram a passear para perceberem que podiam ganhar dinheiro se a metessem num circuito de corrida de cães.
Em suma, não tiveram um animal de estimação.

Tiveram um brinquedo que deitaram fora quando perdeu a graça.
Não se deram ao trabalho de tentar conhecê-la. E só ficaram a perder.
Porque a manchinha é muito melhor do que muita canalha que para aí anda. Porque ela me abraça todos os dias. Porque ela chora e entra em pânico quando eu desapareço (não estou a inventar). Porque ela sabe tão bem quando é que eu preciso de uma boa dose de atenção. Porque ela me dá uma amizade completamente limpa de interesses ou segundas intenções.

É caso para perguntar: quem é que foi o animal desta equação?
E enquanto eu estou a escrever este post, provavelmente meia dúzia de gatos e outra meia dúzia de cães foram abandonados num raio de 500 metros.
A vocês leitores que não têm animal de estimação e pensam arranjar um, Sigam o conselho da união zoófila, não comprem. 
Adoptem.
Ou por outra, deixem que um animal vos adopte.

[A ouvir: Happy Hour - Cheryl Cole ]
[Humor: Nostálgico]

10 comentários:

  1. Mesmo! Eu acho que os animais são muito melhores do que as pessoas. Tudo neles é genuíno. Nunca nos traem. Isso é de valor.
    E, só por causa disso, vou pôr a foto do meu Leão no meu blog. :p
    Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  2. É linda, tens muita sorte. Eu também tenho um Julian.

    ResponderExcluir
  3. Tens toda a razão Ricardo, são os melhores amigos que podemos ter :)

    Eu já tinha a Rita e o Aleixo e agora, também porque deixou de ser querido pela familia que tinha, o Hulk.

    ResponderExcluir
  4. verdade verdade, é linda a tua cadelinha, e olha, eu também faço trabalho de voluntariado, deixo aqui a página da nossa associação, que bem precisa de apoios.
    obrigada :)

    (http://www.gaticao.org/site/index.php)

    ResponderExcluir
  5. Eu já tive uma Princesa e ela deu cria de 7 filhotinhos :D E o meu primeiro tb era um vira-lata. Adotar é ótimo! Só não adoto mais pq já tenho 3 doidinhos aqui de raça e não tenho tempo pra cuidar de mais... Tive várias separações pq tinha cachorros demais no canil e era doloroso, mas tinha que priorizar os cães de adestramento que ficavam em casa.

    ResponderExcluir
  6. pode estar 'batido' mas... eu não percebo porque é que as pessoas COMPRAM cães enquanto que podem ter de GRAÇA dos canis.

    E não me venham com desculpas que não existe cães de raça pura nos canis porque eu sei que existe.

    ResponderExcluir
  7. Este post está sem dúvida mais do que acertado! Adorei! A Manchinha é uma cadela de sorte! E vocês também são uns donos sortudos! ;)

    ResponderExcluir
  8. Para a maioria das bestas que compram cão, ter um cão é como ter um brinquedo.
    Ninguém quer cadelas e pensam que só os animais de raça são inteligentes. Não há nada mais errado. Os ditos rafeiros aprendem tão bem, ou melhor, do que os raça pura e entregam-se com a mesma dedicação.

    ResponderExcluir
  9. Olha, chorei com este post. Em parte porque a Manchinha ficou em muito boas mãos e isso dá-me gozo. Por outro lado, porque se há coisa que sempre quis ter é cão e nunca em 20 anos de vida tive um, tenho uma mãe que é anti animais de estimação. Anyway... Lambidelas para a Manchinha e bjinhos para ti :')

    ResponderExcluir
  10. Sofia
    Já lá fui comentar.
    Os animais são mais melhores bons xD
    Miss Murder
    é né? <3 me loves manchinha
    Caracóis
    Se eu tivesse mais espaço e mais € estava sempre a adoptar. mas mais vale tratar bem esta do que atafulhar me em bicharocos sem maneira de os manter.
    Filipa
    Vou divulgar esse link num post num futuro próximo, ok ? ;)
    Ana
    Eu acho que já vi um ou dois dos seus cachorros. adoro =D
    Rapaz
    Porque é mais bonito assim. dizer que se comprou um cão por 500 euros é muito mais chique. metam a chiqueza no cu.
    Ju
    Ai não não somos *.* vou fazer outro dentro do tema ainda este mês, mas de outra perspectiva.
    Fresco e fofo
    É, é como a mania das marcas. as pessoas estão sempre cheias dessas manias e nem pensam no cão em si.
    Ana
    Vá, a manchinha manda beijinhos. eu tive muitos anos sem poder ter um cão, fiquei radiante quando fui buscar o Lee (que fugiu) e mais tarde apaixonei me pela manchinha. vale completamente a pena.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...