quarta-feira, agosto 17, 2011

O verdadeiro GPS humano

A pergunta

A resposta

Por favor, não me venham pedir indicações.
É uma espécie de atracção quase magnética que eu tenho por turistas perdidos, nunca consegui decifrar porquê. Já me disseram que é porque tenho cara de gajo porreiro, e porque tenho cara de boa pessoa (pessoas simpáticas).
Claro que recebi esses elogios todos antes de dar as ditas indicações, porque tenho quase a certeza que depois me rogaram pragas indefinidamente enquanto davam voltas e voltas às rotundas de Albufeira.
Não é por má vontade nem por gozo (sim, porque há muitos conhecidos meus que dão informações erradas de propósito). É mesmo porque sou pior que uma ovelha cega.
Para começar fico extremamente nervoso – não no sentido de mandar as pessoas a sítios feios, é mais um nervoso “Acho que vou dizer merda” - e uso muito as expressões “é já ali” ou “vá sempre em frente”. E eu bem tento explicar bem as coisas. Mas nunca passa de tentativas, que reparo estarem totalmente erradas (como já me aconteceu mandar uma pessoa na direcção oposta à praia, e só me aperceber meia hora depois)
Até já cheguei a simular sotaques para dizer “não sou de cá, não sei” a ver se as pessoas deixam de vir, mas não. Acho que é karma.

Acho que já desde pequeno tenho um grande sentido de orientação (vide imagens para comprovar)
É engraçado como Eu sei apontar num mapa aonde fica Beijing ou o Cairo, mas como até há dois anos atrás pensava que Setúbal ficava no Alentejo e que Tavira era ao pé de Sintra.

Lembro-me perfeitamente de ir no carro para o Alentejo, nas férias de Páscoa e virar-me para os meus pais com os olhos a brilhar e perguntar “Já chegamos ao Alentejo” quando estávamos perto de Beja. E quando eles respondiam “já estamos no Alentejo” eu muito indignado dizia “Não, ao Alentejo da avó!” Daí já dava para ver o quão promissor seria o meu futuro no que toca a orientação geográfica.
Por exemplo, vivo na minha casa actual há 11 anos, e a grande referência que tinha para dizer às pessoas onde vivia era.... o circo. Durante anos o circo fazia os espectáculos de verão a 10 metros de minha casa, por isso sempre conseguia explicar onde morava. O que foi agradável, porque o circo deixou de vir para aqui e demorei quase dois anos a achar um novo ponto de referência.
Não é que tenha um sentido de orientação muito má, eu sei ir dar aos sítios... eventualmente. Posso andar às voltas e ler plaquinhas e ir ao google maps, mas acabo por ir dar ao destino (como quando vim para casa no 1º dia depois da universidade e não conhecia faro e fiz um desvio de 2 quilómetros para a estação que estava a 500 metros da paragem de onde tinha saído).
Mas isto serve para mim, não serve para os senhores turistas que querem ir para a praia do não sei quantos (eu sei lá os nomes das praias) e querem saber o caminho mais longo.
Se me virem perto da estrada não se admirem se vos responder “No hablo Português”, sou eu a tentar poupar-vos o trabalho.
E também o giro das férias é descobrirmos por nós mesmos, mexam o cu e procurem.

E vocês?
Perdem-se com muita facilidade?
Quando vão de férias dispensam o GPS e pedem indicações?
Vá toca a comentar, ler subscrever e gostar no facebook.
Ah, e não se esqueçam de votar.

[A ouvir: Lean On me - Bill Withers]
[Humor: Preguiçoso]

10 comentários:

  1. Perco-me com demasiada facilidade, mudei de escola este ano, para uma vila relativamente pequena. Tendo em conta que a escola começou em Setembro, eu nas férias do Natal ainda me ia perdendo quando fui buscar as notas -.-
    Quando tiver carta e for de férias acho que vou ser amante do gps, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  2. Por acaso, devido ao tipo de trabalho que faço, até conheço bem o nosso país. Em Lisboa então, bem que dava para taxista :-)

    ResponderExcluir
  3. Não percebi.. tavas tão perto boy..!

    ResponderExcluir
  4. Sou muito desorientada, mas não mando as pessoas que pedem informações para sitios errados, ou sei onde fica ou entao digo que nao conheço. Até porque quando não sei também peço informações e sei o que custa andar as voltas, principalmente de noite :X

    ResponderExcluir
  5. Este teu post de hoje, faz-me lembrar tanto de mim mesma xD
    Tenho um péssimo sentido de orientação, é inexistente mesmo xD
    Já me perdi um milhão de vezes de carro, sim, mesmo com gps -.- enfim xD

    ResponderExcluir
  6. Estou a ver que a nossa saída de ontem estava votada ao falhanço XD se nem sabes onde estou, quanto mais onde fica o meio do caminho lolol

    ResponderExcluir
  7. Essa geografia Ricardo, essa geografia!

    ResponderExcluir
  8. Bem! És um desastre! Deixa la, que das duas ultimas vezes que fiz "orientação" com uns colegas, querendo-me eles infindavelmente na sua equipa por ser do Porto das 2 vezes os levei a dar voltas 10000 vezes maiores do que realmente eram necessárias. Para te dar uma ideia.. um bus que deveria chegar ao destino pretendido em 20 minutos, demorou hora e meia.. porque o meu belo sentido de orientação não se lembrou que por ventura o autocarro turístico.. (pela segunda vez consecutiva) como turístico é.. fosse dar a volta TODA a Matosinhos, qual era a diferença de apanhar o que ia para o lado de Leça ou o lado do porto? nenhuma claro.. a não ser mais 1h e 10 de viagem do que o suposto :D

    No fim so reclamavam.. e eu so dizia.. ah na queriam passear? tao nao se queixem.. e com a cabeça a pensar fds.. nunca mais me peçam pa vir a orientações!

    BTW pa terem uma noção do quanto boa sou, vivo no Porto à 20 quase 21 anos.. e como da pa ver optima a orientar.m por aqui ;D

    ResponderExcluir
  9. Ana Luísa
    Olha, eu por acaso nunca mexi num GPS, mas acho que havia de dar mau resultado xD.
    Ana
    Olha, sorte a tua, eu cá, nunca tive vocação para encontrar as coisas xD.
    iPlagiator
    Estava, MUITO!
    Caracóis
    Eu tento não dar indicações erradas, mas é mais forte do que eu xD. quando ando na rua á noite por acaso não me perco... mas acho que é porque não costumo sair sozinho xD
    Sílvia
    LOOOOOL isso é que é proeza xD
    Afal
    Eu pedia indicações xD
    Miss Murder
    Ai pois é! xD
    Cruz
    Quando fiz orientação fomos parar no meio de um monte de cardos xD

    ResponderExcluir
  10. Assim sendo está bem, iamos lá (independentemente de onde seja o "lá" XD)

    Então, tu és daqueles que não se importa de pedir direcções!

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...