segunda-feira, agosto 15, 2011

A maldição das fotos de Passe

“Preciso de um documento de identificação, por favor”
Esta frase paralisa-me quase sempre, porque geralmente isso implica ter que mostrar o BI (Bilhete de Identificação) que tem a foto mais horrorosa que já tirei em toda a minha vida lá estampada, e que ainda demora dois anos para expirar de validade.
E a verdade é que não sou o único, aliás, longe disso. Até hoje ainda não conheci ninguém que consiga ficar bem nas fotos para os documentos de identificação (BI, cartão de cidadão, passaporte, e por aí), nem mesmo as pessoas mais fotogénicas.
Parece que há uma espécie de maldição que abrange toda a gente que vai tirar fotos de passe.
É como se alguma entidade sobrenatural se encarregasse de saltar para dentro da máquina e fazê-la disparar no pior momento possível, dando origem às mais variadas fotos de passe de meter medo ao susto.
Penteia-se o cabelo, treina-se o sorriso, estreia-se uma boa camisa, tem-se uma boa noite de sono para disfarçar as olheiras... mas o resultado final fica sempre desastroso.É irritante, porque se nas fotos “normais” até fico relativamente benzinho (a tender para o mais ou menos), nas fotos de passe... let's not talk about it.
  • A trombose – Começa com o fotógrafo a dizer: “Vou disparar aos 3. 1 … 2... click”(nunca chegam ao três, incrível) e quando se vê o resultado, temos um dos olhos semicerrado e o outro aberto, como se estivéssemos a sofrer um aneurisma ou a piscar o olho a alguém. O que é óptimo sempre que temos de usar os documentos para alguma coisa.
  • O cabelo rebelde – Na altura em que estamos a tirar a foto o senhor fotógrafo prefere omitir-nos que estamos todos despenteados, e acabamos por parecer alguma coisa como “tarzan meets hairgel” ou daqueles mendigos que moram debaixo da ponte e lavam o cabelo 2 vezes ao ano. Isto sem falar que podemos ter o azar de tirar uma foto de passe numa fase de mau corte de cabelo.
  • O sorriso infeliz – Sempre que dizem “Vá lá, dê um sorrisinho à câmara” há alguém que acaba a fazer um meio sorriso pavoroso. Parece que se está a acabar de descobrir que se apanhou herpes, ou que se deu um ataque súbito de diarreia nervosa a meio duma piada.
  • A gazela atropelada – Não sei se alguma vez viram um veado ou uma corsa ou uma gazela a olhar para os faróis acesos de um carro, mas há imensas fotos de passe assim. O flash é forte, e em vez de se fechar os olhos abre-se de espanto, e pronto, cara completamente retardada à borliu.
  • O toxicodependente – Às vezes os flashes destacam as olheiras, e se juntarmos a isso um sorriso enorme e uns olhos semicerrados, parece que temos um “tóxopendente” ainda sob o efeito de algum cogumelo mágico à espreita. O que é sempre um bónus quando se vai a uma entrevista de emprego. por exemplo.
  • O taliban – Esta é exclusiva para os homens. Hhá uma fase na vida de bastantes jovens em que eles pensam que barba e cabelo comprido é uma boa combinação... e depois parece que temos o bin laden ou o pai natal na foto. O que é interessante porque geralmente isso é uma fase que passa e depois ficam irreconhecíveis quando entregam os documentos.
  • O catálogo da Oriflame – Esta é exclusiva para elas. Há meninas que querem parecer mais velhas na foto do BI. Então vá de meter maquilhagem. O que nunca nem sempre resulta bem.
E podia continuar aqui com enumerações infinitas que nunca havia de dizer todos os tipos de más fotos de passe, por isso:
Digam-me, quais tipos de más fotos de passe conhecem?
Ficam bem nessas fotos?
Qual foi a pior que já tiraram até agora?
Toca a ler comentar e subscrever.
PS: eu respondo esta semana ainda aos posts da semana passada, tirei o fim de semana de folga de blog.
Bom resto de feriado.

[A ouvir: God's Got nothing on you -Thea Gilmore]
[Humor: Inspirado]

6 comentários:

  1. A pior de todas foi a que tirei quando entrei para a escola, para o quinto ano. Na altura era a minha mãe que me escolhia o corte de cabelo, então apostou no "corte à tigela" ou vá, tipo paulo bento, mas um pouco mais comprido.
    Se só de imaginar isto já é mau, conjugado com o meu resto é de fugir!
    Mas a pior das coisas é que é essa a foto que está no meu cartão da biblioteca municipal, que é vitalício... A TRAGÉDIA, O HORROR!

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que as minhas fotos de passe não costumam ficar tão mal como muitas das que vejo por aí, talvez porque a minha mãe costuma estar comigo nesses momentos e há sempre espelhos. Tirei uma vez uma em que quando vi quase me assustei, parecia um vampiro: super branca (tal como adoro XD) com umas olheiras de uns dois dias (sem fazer noitadas, completamente naturais) e um cabelo que parecia uma esfregona. É escusado dizer que nunca as usei...

    Tirando isso, quando entrei na univ eles tiravam fotos no dia da matrícula e eu estava doente. Durante quatro anos, andei a ver uma foto em que estava doente e, acredita, notava-se... (tendo em conta que tive colegas minhas que quando me conheceram pensaram que eu estava para morrer... XD)

    ResponderExcluir
  3. Isto não posso criticar porque sou incrivelmente fotogénica. Só preciso de fazer o sorriso 33 e está feito... Vá nalguma coisa havia de ter sorte.

    ResponderExcluir
  4. O meu BI anterior tinha uma foto muito bem conseguida que eu reproduzi durante anos para todo e qualquer documento. Antes dessa foto era trauma atrás de trauma. Lembro-me especialmente de uma que tb andou no BI e em que estou de cabelo preto despenteado, camisa preta, sobrancelhas gigantes (antes de as começar a arranjar)olheiras e cara de má. Até me arrepio só de pensar.

    ResponderExcluir
  5. Só tenho uma em que fiquei normal, que está na carta de condução.
    Costumo sair despenteada em todas, especialmente a que está no BI, tenho muito mais cabelo de um lado do que do outro e tb só acaba em 2012...

    Mas a melhor mesmo é uma em decidi esticar o cabelo e no dia em que fui tirar fotos para a escola a minha irmã mais velha decidiu pentear-me. fez-me uma risca ao meio e duas tranças, que me ficavam extremamente bem. além disso sai com cara de chateada, o que também ficou bonito. Mas poucas pessoas, excluindo todos os professores, viram a foto.

    ResponderExcluir
  6. Ana Luísa
    LOL os cartões de biblioteca são maléficos já vi.
    Afal
    Ai credo que horror, eu fico sempre com a pele amarelada nas fotos de passe, mas é porque o meu bronze nunca fica muito tempo, merda pra mim.
    Miss Murder
    Sorte a tua xD
    Nocas
    Eu estou a contar os dias para quando for fazer o proximo BI, que este mete medo ao susto.
    Caracóis
    nas fotos de escola ficava sempre mal. SEMPRE.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...