sexta-feira, agosto 26, 2011

Mitos dos Morangos


Os Morangos com açúcar tornaram-se (infelizmente) um bibelot da cultura Pop de Portugal. Vendo ou não, toda a gente já ouviu pelo menos falar, ou já apanhou de relance um qualquer episódio de uma das 5322468 temporadas. É um programa que está sempre lá, pronto a assombrar o panorama português com diálogos ridiculamente vazios e interpretações totalmente desfasadas da realidade de uma qualquer escola (pelo menos uma escola portuguesa, não sei como é la fora)
E parecendo que não é uma – até me custa aceitar isto – série de culto entre os jovens portugueses. Com tudo o que isso implica. Molda mentes mais fraquinhas de crianças a entrar na aborrecência adolescência sem muita noção, e à procura de figuras modelo, que encontram nas dezenas de talentos descartáveis que todos os anos enchem a fantástica e colorida novela da TVI.
E o que eu acho piada neste formato, é como vem perdendo cada vez mais o pouco realismo que tinha nas temporadas iniciais (sim, eu cheguei a ver os morangos em 2001).

Nos morangos...

As pessoas falam como se tivessem tido uma embolia cerebral
Podem-me dizer o que quiserem, mas escolhem os “actores” dos morangos pelo palminho de cara- conheço um rapaz que entrou numa das temporadas, e os "castings" foram por fotos, via agência - e pelos palminhos de decote. O que deixa pouco espaço para pessoas que consigam dizer as falas todas sem parecer que tiveram algum problema na fala, ou que estão com uma grande pedra de cogumelos alucinogénicos.
...Não há adolescentes com acne
Num universo de 70 personagens adolescentes, não vemos uma que tenha uma única borbulha, desde os mais novos aos mais velhos. Deve tudo tomar banho em clearasil.
Não há pessoas pobres
Até os que têm – na novela – uma situação social mais pobrezinha, têm uma casa maior que a minha, toda mobilada, máquina de lavar loiça, e com sorte uma empregada doméstica.
...Não se estuda
Okay, eu sei que logicamente os putos acabam de sair da escola e não querem vir para casa ver pessoas a estudar, mas também não custa nada aos argumentistas darem a ideia de que se tem que estudar pelo menos (e só se forem muito espertos) uma hora por semana sei lá.
...As pessoas gordas (quando as há) estão sempre inseridas no núcleo cómico
Ou então integram uma história muito infeliz sobre a obesidade. Nunca há gordos e gordas que... sejam só gordos e gordas sem ter que ser o palhaço da temporada ou o objecto de pena dos amiguinhos magrinhos.
Os delinquentes nunca vão presos
Ele há drogas, dopping, roubos de carros, assaltos a lojas, e tudo o que se possam lembrar, mas os delinquentes acabam sempre por se arrepender e ficar bonzinhos no fim, sem precisar de ir para um reformatório ou ir à esquadra.
...Não se diz palavrões
Nem porra se diz. Ora bem, expliquem-me, já vi putos a fugir de casa, a drogarem-se, a tomarem comprimidos, a serem anorécticos, e afazerem 30 por uma linha... mas nunca dizem um palavrão? How the hell is that?
tudo canta e dança.
Nestas últimas temporadas então é sempre. Antigamente todas as temporadas dos Morangos davam uma banda... agora todo o elenco é uma gigantesca banda de pessoas que cantam mal, mas com toneladas de autotune em cima, para ficar mais bonito, parece que estamos a entrar num highschool musical á Portuguesa.
São todos ridiculamente tolerantes
A mensagem é bonita, mas toda a gente sabe que na vida real isto não é bem assim.
...Vão todos passar férias juntos.
Tipo, não é um grupo de amigos, é um colégio inteiro de férias junto. todos. até os professores.

E há muitas mais coisas que tornam esta série um futuro tesourinho deprimente, que se recusa a entrar no baú e a deixar de envenenar os cérebros facilmente influenciáveis da juventude.

Digam-me vocês:
Que outras coisas não suportam (ou suportavam) nos morangos?
Porque é que acham que a série tem tanta popularidade?
Toca a comentar, ler subscrever, e gostar no facebook, vou agora por mãos à obra e responder aos vossos comentários ;)

[A ouvir: 1 thing - Amerie]
[Humor: Paciente (por enquanto)]

7 comentários:

  1. a maneira como eles falam.. por exemplo nunca fala ninguem ao mesmo tempo. ate ja sabemos o esquema quando é alguem a falar. agora fala a rita, depois a joana, depois a rita, depois a maria. depois a joana. dão muito espaço entre as falas.. nao sabem fazer daquilo... uma conversa. lol é isso e as chamadas de telefone. nota se que estao a falar sozinhos porque nao dao 'espaço de manobra' para o outro responder xD

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi morangos com açucar, mas das cenas que já vi o que mais me enervou foi o não saberem fazer as expressões necessarias.
    Vou dar um exemplo, para ver se me faço entender: quando acontece uma coisa muito triste, em que eles deviam estar mais em baixo, tristes, chateados, frustrados, eles fazem o sorriso pepsodent do costume.

    ResponderExcluir
  3. já disseste praticamente tudo. é tudo muito artificial. ah, e não tem sempre uma pessoa de outra nacionalidade? acho que sim.

    eu acho que é popular, porque não há mais nada na tv para a camada adolescente. e então os putos vêm Morangos e devem ficar com a cabeça toda baralhada, porque aquilo não tem nada a ver com a realidade.

    **

    ResponderExcluir
  4. eu não suporto tudo, absolutamente tudo. nunca vi, nunca verei.

    ResponderExcluir
  5. Já reparaste que ninguém fuma, e quando o faz o faz é tipo o delinquente ou assim.

    ResponderExcluir
  6. Marta
    Mas isso dos diálogos por ordem é um bocadinho mal das novelas portuguesas quase todas infelizmente. é das coisas mais simples e ao mesmo tempo mais negligenciadas. não podemos pedir muito, porque os moços e moças vão para lá quase todos com pouca formação de representação, estão um bocadinho presos por isso.
    O Rapaz!
    Idem
    Caracóis
    Ah sim, eles fazem todos cara de catálogo. não nos podemos esquecer que metade são modelos, estão habituados a esses tiques.
    Alix
    Acho que nem sempre, mas de vez em quando aparece sim.
    Eh pah, não sei, mas já quando eu era adolescente achava aquilo uma merdunfa. não percebo o fascínio agora que começam a "apodrecer" os morangos.
    Filipa
    Vi há uns anos. agora nunca mais vi senão excertos. não perdes nada.
    Miss Murder
    Oh, mas toda a gente sabe que só as pessoas de má índole é que fumam.... Not. xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...